Weekly Shonen Jump ToC: Edição #18! (2011)

Se você não sabe o que é a ToC da Shonen Jump clique aqui. Continue lendo para ver o ToC desta semana.

As regras básicas são:

Edição #18

 

CP – Páginas coloridas (o número varia de mangá para mangá)

Essa semana o destaque foi para as duas melhores séries de comédia da revista. Sket Dance e Gintama, o assistente e o mangaká. Como muitos devem saber os autores de Sket e Gintama mantêm uma relação de proximidade por terem sidos já assistente e autor, o que deve ter facilitado o caminho para a montagem do crossover das séries. E a mim parece tão mais bacana quando se prepara algo entre amigos do que o contrário. Não que o crossover de OP e DBZ (Cross Epoch) tenha sido ruim, mas deu pra perceber que as coisas não fluiram com tanta naturalidade quanto o de Toriko. Um ponto que denota isso é a brincadeira entre os monstros, um de OP e outro com estilo de Shimabukuro. Bem, infelizmente até o momento não vi em lugar nenhum scanlatado e nem vi interesse nos dois sites americanos que fazem a tradução das séries algum interesse… Uma pena.

One PIece em primeiro pra varia um pouco, e Bakuman em segundo. É muito bom ver Bakuman numa posição tão alta, e que faz jus ao novo arco, um dos mais bacanas desde que a parte “sonhadora” da série acabou, e ela perdeu um pouco do seu brilho. Falando em Bakuman preciso comentar um pouco do 127, que praticamente encerrou o arco, então spoilers à frente. Gostei dos socos. Uma coisa que começa a ficar icônica em Bakuman é esta ação de socar alguém. Ohba e Obata só a utilizam em momentos críticos na série, como quando Mashiro e Takagi brigaram, e agora quando Nanamine depois de ter perdido idubtávelmente quer desistir de tudo e o seu editor fica a seu lado tentando recuperá-lo. E se não bastasse toda a resolução do caso, a frase icônica do fim do capítulo foi muito boa (sem contar o Hiramaru no fim com aquelas piadinhas XD). Mas uma pergunta fica no ar: Qual será o próximo passo?

Eu tenho em mente algumas coisas para se abordar no mangá, como a adaptação para a tv, guidebooks, artbooks, etc, mas não vejo nenhuma dessas coisas dando um gás para continuação do mangá (menos o anime, mas acho que seria muito forçado dá-lo a PCP depois da ladainha para não dar anteriormente). Os autores já torraram a volta do Nakai, um novo rival, o fã que quer ser igual ao mestre, tudo no mesmo arco. É pertinente lembrar> aonde foi parar a história toda de derrotar o Eiji? Cada vez mais os vejo se distanciando desse objetivo. Sem contar que o Eiji tinha uma série para cancelar quando fizesse sucesso, e nada até agora…

Uma questão interessante foi levantada nesse último capítulo: o Takagi citando filhos. Seria interessante a conciliação com o trabalho exaustivo e os filhos, mas me pergunto se isso não iria enveredar omangá para um caminho muito seinen. Enfim, expectativas altas para saber o que Ohba escreveu para semana que vem. Fim dos spoilers.

Naruto e logo após Toriko. Nada demais aí. MAgico eu vou comentar um pouco se me permitem, mesmo não sendo rankeado ainda. O mangá ainda não teve a primeira grande batalha que eu achei que teria com o detentor da tal pedra mágica, mas foi interessante ver que o Shion é procurado pelas coisas que fez sem pensar nas consequências. No último capítulo também tivemos a adição de mais um personagem, típico dos shonene: forte pra caramba, comilão e inocente. à primeira vista eu gostei da personagem, e também do modo um pouco sombrio no qual foi tratada a fonte.

A queda de Beelzebub foi somente momentânea, ao contrário da situação atual de Bleach. Apesar de que a pancadaria começou a rolar solta no mangá agora então talvez as coisas melhorem daqui pra frente nas ToCs. O fato é que Bakuman, Toriko e Beel ficam constantemente acima de Bleach, sendo o contrário mais raro.

KHR! consegue se manter mais uma semana bem, na sua posição habitual. O que chama atenção na fase ruim do mangá nos rankings, e denota essa fase, é que Reborn mal se aguenta fora do Bottom 5, e nem alcança mais periodicamente o Top 5. Uma pena.

Enigma se mantem aonde estava. Eu espero que a série não acabe prematuramente, pois é a única do genêro na revista. Eu particularmente estou gostando bastante, principalmente desse último capítulo com todos os problemas gerados pela procura incessante do quarto escondido, e o tempo já utilizado pelos protagonistas.

Dois Sol ganha uma primeira opção duvidosa, beirando o Bottom 5 em seu primeiro capítulo. O lado bom é que provavelmente teremos um scape goat para séries como Medaka, Ouma, e  principalmente para Mago. Este último se encontra numa situação bem dúbia. É um fracasso nas ToCs, mas vende bem demais os encadernados como já falei por aqui. Para você terem uma noção de comparação aqui uma lista que o usuário Negative Syndicate soltou lá no Manga Helpers:

Essas são as vendas totais de tankos das séries, por ela dá pra ver como Mago vende bem em comparação à outras séries de quase a mesma idade. E é por isso que este não deve correr risco de cancelamento tão cedo, a Shueisha não pode se dar ao luxo de perder dinheiro assim. Muitos até apostam numa possível passagem de Mago para a Jump SQ.

Próxima: Edição #19!

Até o momento só a capa da próxima edição foi divulgada. Beelzebub entra com mais uma capa esse ano que deve estar ligada principalmente ao fato do anime estar todo ferrado na televisão por causa dos episódios pulados, como se já não fosse o bastante as adaptações meio forçadas das piadas.

E nessa semana deixo o link de download do 1° capítulo novo mangá  de Hiromu Arakawa, Silver Spoon, lançado na Shonen Sunday, traduzido em inglês. É uma mudança drástica de rumos, sem nada fantasioso, e um tema até meio estranho de se abordar. Mas leiam a aparição do Armstrong valeu o capítulo todo!

Sair da versão mobile