DC Comics: aos 75 anos, editora reinicia seu universo – O que passou, passou! [HQ][Comics]

Fãs do Universo DC estão em estado de choque por todo o globo, após o anúncio de que a editora mais tradicional dos quadrinhos ainda ainda na ativa irá reiniciar TODO o seu universo.

Há alguns dias atrás, começou na imprensa uma boataria desenfreada sobre um anúncio que a DC Comics viria a realizar. Falou-se muito em um filme da Liga da Justiça, mas o foco do pronunciamento acabou sendo mesmo sobre os rumos que a área editorial da DC iria seguir no futuro.

Começa em Setembro próximo uma espécie de reboot no Universo DC. Todas as revistas de linha serão canceladas, e serão colocadas no mercado 52 títulos novos. Um detalhe importantíssimo é que todos os títulos estarã à venda simultaneamente nas comics shops e também online! O título que vai inaugurar a novo status quo do Universo DC será Liga da Justiça, e na imagem que abre  post podemos ver que a formação do time será composta pelos personagens mais icônicos da editora, mostrando uma abordagem contemporânea para a origem da superequipe.

Tudo isso está sendo arquitetado pelo roteirista Geoff Johns e pelo desenhista Jim Lee. Lee inclusive é o responsável por todo o novo design dos personagens. Todos os uniformes, por exemplos, foram redesenhados. Destaque para o Superman sem cueca por cima da calça e as heroínas vestindo calças em vez de shortinhos e tangas. Outro aspecto de impacto é que todos os heróis rejuvenesceram muito. Porém, há quem diga que alguns personagens não sofreram maiores alterações.

Pelo que Geoff Jonhs andou dizendo, me parece que a idéia da DC é aproximar mais seus heróis do público, tornando mais humanos, priorizando a pessoa por baixo do uniforme, de maneira similar ao que vemos no Universo Marvel. Acredito que isso é um passo certo na direção de um futuro mais promissor para o Universo DC, visivelmente desgastado e pouco atrativo para novos leitores. No ano passado, eu li a excelente Earth One: Superman, cuja proposta era apresentar um novo Superman, moderno e dinâmico, quase que como se ele fosse transposto para o Ultiverso Marvel. A revista, escrita por J. Michael Straczynski e desenhada por Shane Davis, vendeu muito bem, foi um sucesso de crítica e público. Eu mesmo adorei a revista. Seria muito legal que o novo Universo DC seguisse por esse caminho.

É a terceira vez que a editora faz um reboot em seu universo, mas nem mesmo no evento Crise nas Infinitas Terras as mudanças atingiram tal magnitude. A DC há vários anos é a segunda colocada no mercado de hqs, dominado com mão de ferro pela Marvel, e resolveu apostar alto dessa vez. Os fãs não parecem ter gostado muito, vide os protesto que estão sendo feito nas redes sociais. Muitos donos de comic shops estão dizendo que seus clientes estão cancelando as reservas das revistas DC.

Seja como for, vamos acompanhar o desenrolar disso tudo nos próximos meses, e veremos se se esse soco na realidade da DC surtirá o efeito desejado por ela. Para o alto, e avante!

Sair da versão mobile