Conversa de Mangá: One Piece 634 – 100.000 vs 10

One Piece: Capítulo 634 foi disponibilizado dia 3 de agosto: “100.000 vs 10”.

Se você não sabe o que é o projeto Conversa de Mangá, clique aqui. Depois do “continue”, a gente conversa mais:

Aviso: Continue apenas se você já leu o capítulo 634 de One Piece. Atualmente, acompanho o mangá pelo site Manga Stream, e a qualidade da scan é absurdamente fantástica! Basta não ter medo de inglês. Mas, em todo caso, a PieceProject tem a tradução em português. 😉

One Piece 634
100.000 vs 10

Quem leu o CdM passado e meu comentário nele sabe que concordei com o Thiago e que não ficamos muito felizes com o capítulo. Este, porém, me deu um alívio sem precedentes, trazendo de volta tantos elementos característicos do mangá que eu já não via há tempos. O que mais torci, semana passada, ao terminar de ler o #633, foi para que o Oda nos mostrasse qual era o plano do Jinbei, como as coisas tinham chegado ao ponto de estarem todos reunidos e prontos pro fight. Não chegou a explicar exatamente como Zoro, Usopp, Brook e Pappug escaparam do castelo, mas “Sanji cuidou disso” é mais que aceitável, considerando que, como já notei em outro CdM que fiz, esse personagem é sempre o que cuida de algo importante por trás dos panos. O plano do Jinbei em si foi bem aceitável, olhei com melhores olhos o Luffy saindo da boca do Megalo agora, mas o mais legal desse mini flashback foi a discussão sobre heróis e piratas, essa exposição da personalidade do Luffy. Faz todo sentido o Jinbei querer que ele se torne o herói da ilha em respeito aos ideais da Otohime, prevenindo mais um cenário de humano x tritão, mas a reação do piratinha foi excelente!! Admiro muito a capacidade do Oda de ser fiel à personalidade dos personagens que cria. A simplicidade de reduzir a comparação herói x pirata à forma de proceder frente a um pedaço de carne é o Luffy escrito e estampado, assim como ele facilmente mudar de ideia frente a um “suborno” do Jinbei.

Mais do que essa parte cômica, porém, a forma como o Luffy avisa que vai se irritar se começarem a torcer por ele, e a Nami explicando que é porque normalmente não lidam com esse tipo de coisa, mostra novamente o quanto ele gosta do que faz, dessa jornada para ser o Rei dos Piratas, sem buscar, com isso, fama e/ou dinheiro. Me lembrou a ocasião em que mandou o Usopp calar a boca quando começou a perguntar demais pro Rayleigh sobre o One Piece, e me fez comparar a outro protagonista conhecido nosso, Uzumaki Naruto. O quanto eles divergem no sentido de buscarem a aceitação de todos, o reconhecimento do poder. A felicidade que o Naruto sente por cada um que o reconheceu, depois da infância solitária, o êxtase ao ser chamado de herói depois de salvar Konoha de Pain… Luffy é bem diferente, não busca essas coisas. Tem uma personalidade, na minha interpretação e opinião, muito mais forte, e que só vimos se quebrar realmente duas vezes, com a perda dos nakamas em Sabaody e a morte do Ace na guerra. Fora isso, ele é sempre simples, totalmente objetivo e decidido. Tanto é que todos nós estranhamos aquele Luffy melancólico, choroso e “perdido” que vimos nem tanto tempo atrás. Quando o Sanji fala que lutaria até contra o Rei dos Demônios se as sereais torcessem por ele, claro que o motivo é pervertido, mas de novo lembro dessa coisa comum em shonens, do protagonista lutar porque “todos contam comigo”. Luffy não quer isso, ao menos não nesse sentido de ser o salvador de um povo. Lutar para proteger os nakamas, sim, ele já fez milhares de vezes, assim como para chutar a bunda de um cara que faz coisas que ele não aprova.

Heh, falei tanta coisa off-topic que perdi o fio da meada. Mas o que queria ressaltar dessa primeira parte do capítulo, além do Luffy, é a comicidade que tanto gosto em One Piece aparecendo de novo. Essa reflexão que fiz é um tanto profunda, mas na hora que li, pensei nessas coisas ao mesmo tempo em que ria muito das expressões dele e da reação dos outros. Fechou, ainda por cima, com o Jinbei, super sério, preocupado em bolar um nome pra o plano! Gosto muito do humor de One Piece, que me faz rir com três balõeszinhos de fala, no cantinho inferior esquerdo, de uma página que já falou tantas outras coisas.

Voltando para o presente, Oda ouviu as reclamações do pessoal mais atento quanto à população estar clamando por Luffy pelo nome dele, em oposição aos outros momentos do tipo, em outras sagas, em que o piratinha era sempre chamado de “chapéu de palha”/”straw hat”/”mugiwara”. Nesse capítulo, só se referiram a ele assim, e Oda deu ênfase ao fato do plano de Jinbei ter dado certo em relação às pessoas torcerem pelo Luffy após verem ele a princesa apoiando-o. Logo em seguida teve um quadro gigante com várias interações acontecendo, e não pude deixar de querer ver isso no animê, que pode focar melhor em cada coisa. A Nami socando o Brook por pedir pra ver a calcinha (?) da Shirahoshi, o Sanji pedindo aprovação dela por ter salvo os outros, o Zoro brigando dizendo que escaparam sozinhos, Usopp animado com as novas armas do Sunny, etc. Adoro essas situações, e foram no meio da ameaça do inimigo ainda por cima, ignorando-o totalmente. Também gostei do Luffy dizendo pra princesa que ela não é “tão fraca assim”, achei legal o momento. Aí teve a rage do Hody xingando o Jinbei, falando de seus próprios ideais e planos de escravizar os humanos, etc, mas essa parte eu meio que não achei impactante nem nada, já que depois do ataque do capítulo passado, realmente, mesmo bombado, ele parece fraco demais perto da tripulação.

O ataque seguinte, com a extrema desvantagem numérica, foi lindo. “10 mil pra cada… é, conseguem sim, tranquilo”, mas chega o Luffy e só com o Haki nocauteia metade do povo!! Super overpower, muito, muito foda, e ainda ver o Zoro dizendo que, se ele não conseguisse fazer no mínimo isso, teriam outro capitão, mostrando que ele também evoluiu muito nesses anos. Foi o clímax do capítulo, totalmente, e o Hody pareceu bem assustadinho, hahaha. No próximo, quero muito ver cada nakama matando sua cota, mostrando os novos poderes. Luffy, deixa um pouco pros outros!! A nova arma do Sunny também deve ser legal, na expectativa aqui. Pra mim, foi um capítulo de redenção, com absolutamente tudo que eu queria ver. Essa semana foi difícil definir a ordem de preferência, com, caramba, [spoiler de Naruto]Itachi sendo foda e Nagato voltando ao normal[/spoiler], [spoiler de Bleach]Rukia e Ichigo shinigami de volta[/spoiler], One Piece em sua melhor forma… então não vou me decidir. Sem contar, ainda, Hunter x Hunter, que voltou muito, muito bem, com a Palm em quadros maravilhosos e chocantes, a verdade da bomba e as cenas de contraste e crítica à sociedade. Togashi, outro mestre. Enfim, aproveitemos a ótima fase de todos!

Sair da versão mobile