Conversa de Mangá: Katekyo Hitman Reborn 349 – Dúvidas Inesperadas

Katekyo Hitman Reborn!: Capítulo 349 foi disponibilizado no dia 18 de agosto: “Dúvidas Inesperadas”.

Se você não sabe o que é o projeto Conversa de Mangá, clique aqui. Depois do “continue”, a gente conversa mais:

Aviso: Continue apenas se você já leu o capítulo 349 de KHR!. Atualmente acompanho o mangá pelo site Mangá Stream, e a qualidade da scan é absurdamente fantástica! Basta não ter medo de inglês. Mas, em todo caso, o site Anima Regia tem a tradução em Português. 😉

Katekyo Hitman Reborn! 349
Dúvidas Inesperadas

Vamos começar o CdM de Reborn esta semana por uma das conversas paralelas que estava lendo lá no CdM de One Piece desta semana: o fato do novo arco estar relacionado com o segredo dos arcobalenos significa que o mangá está chegando ao fim? Foi a leitora Andreane que levantou essa questão por lá e achei que seria pertinente conversarmos sobre isso por aqui. Tive um bom tempo para pensar nestes dias sobre isso e li e reli o capítulo algumas vezes e pra mim a autora não dá qualquer indício de que o mangá possa estar chegando ao fim.

Claro que é uma saga muito aguardada, como a própria autora registra na última página do capítulo semanal, mas isso não significa que só porque ela irá começar a trabalhar nas revelações de tal enigma da história, o mangá esteja para terminar. Sempre consideramos os arcobalenos como um dos maiores mistérios do mangá, mas também não acho que dava mais para a autora ficar segurando o mistério até o último arco da história. A trama cresceu a tal ponto que os fãs precisam saber mais do que significa este grupo de bebês da série, o que eles escondem, porque a chama de maldição e o que estas chupetas representam e porque a conexão com o mundo da máfia, assim como a identidade e passado de cada arcobaleno. Acredito eu que o Reborn deve ter uma passado muito show, antes de se tornar um arcobaleno.

Outro ponto importante é que o fato do segredo ser revelado não significa que a história dos arcobalenos vai chegar ao fim. Existe uma maldição que com certeza será quebrada em determinado ponto da história. Eu não acredito que a série vá terminar com os bebês ainda na forma atual. Eu gostaria de ver o Reborn crescido, ao lado do Tsuna. Portanto, ainda acho que é prematuro afirmar que a autora está correndo com a finalização da série. Acho que KHR tem gás para mais alguns arcos, envolvendo os arcobalenos, a própria Vongola, com o Tsuna assumindo o comando da organização e até mesmo um destino certo para o Mukuro. Ainda dá para o mangá brincar com vários elementos. E depois disso, eu gostaria muito se a autora não considerasse uma segunda fase para a série, com  Tsuna e amigos grandes, como os fãs puderam vislumbrar um pouquinho na saga do futuro. Imagine se o mangá faz algo assim, como Dragon Ball Z fez, mostrando todo mundo mais adulto? Acredito que potencial tem. Para terminar este ponto, fico com a minha opinião de que a atual saga não quer significar o término mais próximo de Katekyo Hitman Reborn, prefiro acreditar que ela vai amadurecer mais um pouco, se potencializando para poder durar mais alguns bons anos.

Agora, quanto ao capítulo da semana, gostei da narrativa ter retornado ao Tsuna. Achei meio imbecil as cenas com o Tsuna pensando sozinho. Só agora é que ele pensou no que é um arcobaleno? Pow, não deveria ter parado para pensar antes sobre isso? Ele mesmo acaba que indiretamente assumindo o papel de pastel por nunca ter parado para pensar sobre tal assunto. Não que essa pequena reflexão que ele faz consigo mesmo não seja algo característico do personagem. Ao menos eu gostei do amadurecimento, dele parando para pensar que precisa saber mais sobre os arcobalenos e sobre Reborn. A cena em que ele pergunta ao Reborn sobre isso também ficou épica pra mim. Um dos melhores diálogos que ele e o Reborn tiveram desde que o mangá estreou. Gostei ainda mais do Reborn falando “é, estava mesmo pensando em lhe contar tudo”, o que mostra que o Reborn realmente criou um afeto pelo Tsuna. São parceiros e amigos oficialmente com isso. No começo do mangá sempre achava o Reborn meio que distante, mais como um professor, como uma obrigação de ajudar o Tsuna. Mas com o tempo ele passou a gostar do garoto.

Enquanto isso, ainda sobra um tempinho para recapitular alguns dados dos arcobalenos, relembrar que o Yamamoto já sabe o segredo, ver o que aconteceu com a Chrome, que deve integrar mais frequentemente o elenco fixo, sem aquelas desaparecidas que ela sempre dava em sagas anteriores. Boa decisão da Amano em tirá-la do Mukuro e deixá-la mais próximo do núcleo das garotas do Tsuna, ainda que acho que a história dela com o Mukuro está longe de terminar.

Para fechar o capítulo, sobrou a parte cômica do campeonato de fantasias. Ryohei deu um show esta semana. Putz, morri de rir com ele. Reborn comentando sobre cada fantasia também deixou toda a situação ainda mais engraçada. Lambo foi outro que apareceu e eu não tinha entendido até o Tsuna grita o que era. Acabei rindo da cena toda. Estes momentos da série são muito bons quando não são exagerados (toda semana). Foi bom para dar uma descontraída, sendo que já tinha rolado no passado um campeonato parecida (só que foi com truques, não?). Capítulo divertido, mesclando seriedade com mistério e com palhaçadas, tudo na medida certa e sem exageros. Vamos aguardar e ver o que rola nesta saga, mas estou tremendamente empolgado!

Sair da versão mobile