Weekly Shonen Jump ToC: Edição #37! [2011]

As regras básicas são:

Edição #37

Bleach 460  (1° CP, Capa)
One Piece 635
Naruto 551
Toriko 153
Bakuman 144
ST&RS 7 (CP)
Sket Dance 197
Kagami no Kuni no Harisugawa 6
Hungry Joker (CP, Oneshot, Golden Future Cup)
Kochi Kame 1714
Gintama 365 (CP)
Medaka Box 110
Hunter x Hunter 312
Inumaru Dashi 146
Nurarihyon no Mago 166
Beelzebub 120
Kuroko no Basket 129
Magico 23
Enigma 45
Reborn 346
Hanasaka Ikkyuu 14

Muito tempo sem fazer uma ToC. Estou até meio enferrujado, tanto que a da outra semana ficou meio ruim e nem postei, já tinha batido quarta e a nova ToC já tinha dado o ar da graça. Bem, sem blablabla e vamos para essa edição.

A primeira coisa a se comentar é a arrancada de NuraMago aparecendo fora do bottom com certa folga, depois de muito tempo quase sendo limada, e sendo constantemente salva por suas vendas de volumes, e dando sorte de usar outras séries como escudo. Bem, talvez seja o anime surtindo um pouco de efeito, mas também acho necessário considerar mérito do próprio mangá, esse novo arco parece estar sendo bem arquitetado, e esperado. Lembrando que o anime estreiou há… 8 semanas atrás! Estando com 8 episódios atualmente creio eu. Parece que Nura ainda deve trilhar um caminho longo na revista, já que ainda vende mais que muito mangá da Jump atualmente.

 Medaka continua mostrando nas votações porque esse arco atual pode ser considerado o melhor arco da série até agora. Ele simplesmente agrega as duas fases do mangá, o início, comédia com toques ecchi (que meio ia de encontro com Sket Dance, e por isso provavelmente mudou para outro estilo) e batalha com poderes bem esquisitos, ainda interessantes, mantendo-se raros os toques de comédia e ecchi que não se limitavam a um quadro. Nishio Ishin vem apresentando bem novos personagens, e os testes são sempre inventivos, o que impede do mangá cair na mesmice. Ainda existem uma lutas no meio da coisa toda, pra aqueles que gostasm. E com isso parece que os autores estão conseguindo agradar a gregos e troianos.

ST&RS ganha mais uma CP esta edição, o que leva a crer que a série está sendo bem recebida. É intrigante uma série tão não-mainstream estar se dando bem na Jump. Mas se é isto mesmo que está acontecendo, seria até quando? Se as coisas apertarem de vez pro mangá, ainda tem a deixa dos protagonistas encontrarem uns aliens para lutar e tal. Particularmente o mangá vem me surpreendendo da forma criativa com que vem sendo conduzido, em termos das tarefas e provas que os protagonistas tem de fazer. Temo, porém que quando tais testes acabem, uma vida normal na escola do espaço não tenha a mesma força que esse início.

Harisugawa deve se dar bem também na minha opinião. Não é muito difícil presumir que os votates fãs de comédia romântica deve correr todos para os braços da série. Isso também pode explicar a queda de votos de Magico, que mais no início intercalava mais frequentemente cenas de amor com suas batalhas, e provavelmente levava os votos deste público. Aliado ao fato que Magico está caindo meio que na mesmice, e que o arco dos irmãos não foi bem recebido aparentemente, já o mangá só cai, pode ser a fórmula que deu à série está terrível posição. Eu continuo gostando do mangá, pelo mesmo motivo do início: é um shonen puro. Temos passados trites, piadas bobas, golpes gigantescos e apelões, vilões malvados, e bonzinhos, e um anti-heroi que é heroi. Magico é simples de acompanhar, e prazeroso de se ler como um passatempo, nunca esperei nada de mirabolante dele. Apesar disto tudo me surpreendeu a história do 4° irmão, o mangá consegue certas vezes ser bem dark, contrastando com toda fofura que é a coisa toda.

Sobre Bakuman fico nos comentários sobre o capítulo 144 que foi muito bacana. Saber o sistema do Nanamine foi muito instigante, e o passado dele lendo Money and Intelligence, e utilizando aquilo na vida real, muito bom. A fala do quadro final também foi genial, afinal quem falou aquilo foram os próprios protagonistas né. E agora um pensamento meu: com aquela estrutura toda, o Nanamine podia montar uma revista pra competir com SJ, não? Seria interessante ver uma disputa em vendas, audiências com outras revistas. Como o objetivo dele é bem claro quanto a Ashirogi Muto, então essa possibilidade é bem distante.

O Moranguinho retornou em Bleach, mas acima de tudo Rukia e (forçadamente) o pessoal da Soul Society. Arco jogado no lixo, muitos dizem, mas eu creio que Kubo, apesar do desespero quanto às más posições, ainda deve estender esta batalha, e até a sobrevida desse pessoal Fullbringer. O Ichigo ainda deve ser revelado a chave de algo grande para o mangá, haja em vista esse povo todo lutando para ele recuperar os poderes e tudo mais, e o objetivo final de Ginjou, Tsuki e cia deve ser atingir a Soul Society anteriormente deixando Ichigo indefeso. Muita especulação, eu sei, mas por mais que Kubo seja claramente desplanejado, não acho que ele dá ponta sem nó, e talvez esse mini-filler deva ser o início de algo maior. Ou não né, talvez seja só uma marração desesperada do arco devido a queda meteorica.

Toriko tá um pouco enrolação, mas isto vem no intuito de mostrar o treinamento de Sunny (ou Sani, traduções variam), e para mostrar porque Toriko não treina quase nada nada e aprende técnicas sozinho. Bem pelo menos o autor inventou uma desculpa para isso, me lembro na saga de Water 7 de OP, o bando do chapéu de palha tirando habilidades do nada (eu pelo menos não lembro de nada que não os levassem a usá-las antes, ou terem aprendido previamente de forma plausível). Mas semana que vem dentro da bendita cachoeira as coisas devem melhorar.

Antes que perguntem HxH foi desconsiderado pois ele nunca vai ser cancelado né? Não pela Shueisha, só se for pelo Togashi.

Beelzebub foi praticamente uma prepação de terreno para o pau comer no próximo capítulo. O dragão do general foi demais, me lembrou um dragão de um Final Fantasy de DS. Oga como sempre afobado, já parte pra cima do fortão para provavelmente apanhar semana que vem, porque esse parece ser o vilão desta saga inicial que tem a Bahamut como um dos temas principais. Os alunos zumbificados também me causou certa surpresa, mas como eles já apanhavam antes de graça, nada mudou.

Ikkyu parece estar com os dias contados, pois já ocupa a última posição faz um tempo considerável. Mas lembrando de Sket que se encontrava na mesma situação e subtamente começou a subir e se firmou, nada é certo ainda. Particularmente perdi a vontade de ler a história, simplesmente não me dá animo, de ler e pode acabar entrando a mesma formulinha de resgatar os tais selos. A personagem nova deu uma mexida no ritmo da história, mas mesmo assim não senti vontade de voltar a acompanhar.

Reborn continua na montanha russa habitual, para efeito de comparação estava na meica na edição passada. Enigma para mim é o mais injustiçado, mas pode ser que, como li em uma hipótese, os japas só estavam cansados do e-test, já que os capítulos rankeados estavam na batalha final do protagonista contra o Kijima. Espero que com a parição do Enigma as coisas melhorem, e continuem numa crescente no segundo grande arco da história, que muitos falaram que não iria acontecer, que poderiam achar que era só o e-test e acabou, entretanto a lenda da caveira de mandíbula virada tem muito mais a oferecer. LEndo os spoilers do capítulo da semana, vi que mais uns personagens devem aparecer, e bem bizarros por sinal. Estou muito animado para o que vem por aí para série, que cada vez mais intriga, e se mostra bem arquitetada.

Próxima: Edição #38

Toriko ganhando a 1° CP, confirmando que a entrada na caverna deve ser na próxima edição mesmo. KHR! ganha uma também, como acontece sazionalmente. Beelzebub teve ter pancadaria forte nesse capítulo da CP, com o líder da Bahamut. Wolf x Red pra mim é o que mais cha,ou atenção dos oneshots da Golden Future Cup, e também é o último. O resultado deve sair daqui a umas semanas semanas com o campeão. Lembrando que o campeão normalmente é serializado com algumas midificações um tempo depois, Ikkyuu é um exemplo disto.

Deixo com vocês o link do primeiro oneshot da GFC, -SINS-, traduzido em inglês pela CWL em parceria com o Muda. ANão li ainda, mas ouvi dizer que é o mais fraco dentre os seis competidores. Enfim, até a próxima semana!

 

Sair da versão mobile