Sailor Moon Crystal | Punindo monstros em nome da Lua!

Conforme avisado aqui no blog alguns dias atrás, ontem foi a estreia de Sailor Moon Crystal lá no Japão e em boa parte do mundo, para aqueles que possuem a assinatura da Crunchyroll – ou que saibam procurar pela alternativas pela internet  – e que nostalgia forte foi rever o primeiro episódio dessa série na tarde de ontem! Para quem ainda não viu – ou não vai ver – ao menos dê uma olhada na bela abertura dessa nova versão do animê!

Fiquei admirado de ver que me lembrava de boa parte das situação em que a Seren… Usagi vivencia nesse primeiro episódio. Antes da exibição fiquei refletindo se a série em si não teria envelhecido mal nestas últimas décadas, afinal o mangá que deu origem a tudo isso é de 1991! Mas até que não. Pelo contrário, achei o design das personagens meio fora do padrão dos animês escolares da atualidade e isso dá uma certa tonalidade diferente ao animê. Ainda que seja um pouco estranho uma personagem como a Usagi ter apenas 14 anos (não parece é claro).

Bem o primeiro episódio é aquele basicão, ainda criando o clima e a dinâmica do universo da série. Na verdade ele não é tão engraçado quando achei que seria. Me lembro de achar engraçado Sailor Moon quando assistia o antigo animê na extinta TV Manchete. Porém é injusto afirmar que o humor não funcionou apenas julgando o primeiro episódio. É preciso ter um pouco mais de paciência e aguardar os próximos, com a entrada das outras Sailors. Também é sempre bom lembrar que Sailor Moon em sua essência é uma franquia feita para meninas, ainda que agrade os meninos em certos aspectos (como humor e batalhas), porém é preciso ter essa percepção ao rever Sailor Moon nesta nova versão.

Ah, não posso deixar de mencionar, mas achei legal a cena em que a Usagi se transforma em Sailor Moon. Ela sofreu leves adaptações nessa nova versão, deixando a transformação menos intrusiva. No antigo animê sempre tive a impressão mais explícita da nudez na hora da transformação e alguns closes afirmavam isso na antiga versão. Talvez seja a minha memória me enganando, mas a atual versão teve uns bons truques e jogos de câmera para tornar a cena com algo que casasse com os tempos de hoje. Claramente também o animê está mais bonito a um nível impressionante, tal qual também tive a sensação quando Hunter X Hunter ganhou sua nova versão ou até mesmo quando Fullmetal Alchemist Brotherhood estreou alguns anos atrás.

E se tem algo que não me lembrava direito e que achei muito piegas são os monstros. Tenho quase nenhuma lembrança dos vilões de Sailor Moon. Me recordo que gostava muito mais das trapalhadas da Usagi e dos momentos de humor do que os conflitos sérios, meio Power Ranger. E esse primeiro capítulo trouxe isso a tona. Como são chatos esses vilões de Sailor Moon. Me lembro que no animê antigo, o final do primeiro arco, as coisas ficam sérias e bacanas – e nem vou revelar porque não faço ideia se é filler ou se é algo que vai rolar também nessa nova versão já que ainda não li o mangá da série – e depois disso a história dava uma guinada. Porém, se é para comparar, sempre achei Guerreiras Mágicas de Rayearth era muito mais legal do que Sailor Moon. O Universo de Rayearth era cheio de elementos de RPG e monstros e vilões bacanas. Não me lembro de Sailor Moon tendo isso quando acompanhava. Espero que a minha memória esteja mesmo pregando uma peça ou que talvez fosse algo da época já que  sei que o animê antigo era muito pouco fiel ao mangá.

Em todo caso, fiquei animado! Parece que Sailor Moon Crystal não ficou tão velho a ponto de não fazer sentido nos dias de hoje. E digo mais, espero que o Japão continue nesse clima de reviver antigos clássicos dos animês. Quem aí não gostaria de uma nova versão de Yu Yu Hakusho? Ou até mesmo Guerreiras Mágicas? Tem muitos animês velhos que merecem serem resgatados para a era da alta definição! E que mão na roda o fato de que hoje em dia já podemos assistir um animê em tempo real com o Japão, sem nem mesmo precisar fazer downloads. Certamente já foi muito mais complicado acompanhar animês…!

Sair da versão mobile