Conversa de Mangá: Naruto 691

Congratulations

| Texto recomendado para quem está acompanhando os capítulos semanais de Naruto e que já tenha lido até o de número 691, ou para aqueles que não se importam com spoilers |

Imagino o quão complicado deve ser escrever uma história em quadrinhos, e também como deve ser ainda mais complicado a pressão de escrever um mangá no Japão, onde faz parte da cultura e é forte entre crianças, jovens e adultos.

Um mangá de batalhas para garotos, o chamado gênero shonen, deve ser ainda mais complicado dentro de uma Weekly Shonen Jump, a maior publicação do gênero lá. Isso porque mesmo um mangá tendo como publico alvo crianças e jovens, se ele conseguir um público ainda, ele ganha ainda mais destaque e vira o ganso dos ovos de ouro dos mangás. Naruto é um destes ovos de uma geração que está no final de seu ciclo e já dá sinais se que pode. Usar nos próximos anos. De sua geração talvez apenas One Piece sobreviva dentro da próxima, por motivos que é até difíceis de serem explicados, mas a história sobreviveu e se adaptou a novos tempos, méritos que ainda são complicados de se analisar e que nunca se sabe quando os ventos podem mudar.

Mas voltemos ao Naruto. Abordei esse assunto porque essa semana foi um daqueles capítulos onde me sinto bem lendo, onde talvez para um público mais jovem (falando do Japão) esse tipo de capítulo não seja tão interessante quando os momentos de batalhas e pancadarias, prova disso é que os momentos como o dessa semana são bem menos frequentes do que o tempo que se utiliza para as ações e lutas em Naruto e até mesmo em outros mangas do gênero.

E o capítulo da semana é um destes momentos que costuram uma história, e trazem peso e credibilidade ao universo da série, mesmo que haja furos ou coisas que não lhe agradem. Por exemplo, então Kakashi perdeu totalmente o sharingan, não só o do olho esquerdo, mas também o do direito, ou pelo menos é isso que da a entender. Fico na percepção então que o que Kakashi teria eram traços de chacka do Obito dentro de si, além da alma do próprio, que lhe permitia usar o sharingan desde o começo do mangá e com a morte definitivo do Obito essa mamata acabou. Estranho, mas ok, suspensão de descrença.

Há também a resolução do Madara com o primeiro Hokage. Nesse ponto tenho um pouco menos de simpatia pelos dois, no fim achei até meio que vazio a conversa, mas entendo que ao ponto em que chegou, talvez realmente não houvesse mais nada o que se dizer. Madara meio que não se arrependeu, e nem deu o braço a torcer, teimosão como sempre foi. O primeiro Hokage, lembrando um pouco aquele espírito do Naruto, de fé e esperança. No fim, apenas dois amigos que concordavam em discordar das coisas, mas ainda amigos. O que mais me chamou a atenção foi Sasuke ao fundo, observando, deixando os leitores atentos ao que ele decidirá em seguida.

Aí tem Naruto. Antes do momento de emoção, gostei da forma dele falando com a Kurama, e a raposa toda enfurecida com o garoto, mas no fim, parece que as bestas não serão mais um problema no mundo ninja. E o capítulo culmina na emocionante e tocante cena de despedida de Naruto com seu pai. O diálogo ali está nas entrelinhas, onde Naruto está narrando um pouco de sua vida, ao mesmo tempo que está dizendo que não tem rancor por seu passado, pelos perrengues que passou sem seus pais e que está feliz, mesmo com tudo que aconteceu, que aprendeu e cresceu bem, que seus pais podem ter orgulho do filho que nunca puderam criar. Foi muito mais importante ver Naruto se despedindo assim do que seria se seu pai tivesse dado um discurso de o quanto o amo e que pena que não pode ver de perto o filho crescer. Excelente decisão de roteiro a meu ver.

São aspectos assim que gosto em alguns mangas, porque meio que envelheci, e antes de batalhas que demoram demais e são exageradas, é realmente mais prazeroso ver esse lado dos mangás, com diálogos e pontas sendo amarradas. Próxima semana espero ver o que Sasuke tem a dizer, assim como também o fim do jutsu da lua, e da libertação de todas as pessoas do mundo. E o Orochimaru, quero saber se o Orochimaru não vai mais ser um problema. Ele parece seguir o Sasuke agora, mas eu nunca confio no Orochimaru, que pra mim sempre foi e sempre será o melhor vilão de Naruto. E mesmo que o Sasuke o tenha derrotado uma vez, ainda gostaria de ver o Naruto lutando com ele, mesmo que entenda que o Naruto esteja num nível diferente do Orochimaru.

Sair da versão mobile