Indie BR | Ladra, um game da Is Future Bright (PC/Steam)

Sempre que posso dou uma força ao pessoal que produz games aqui no Brasil, sejam eles indies ou mobiles games. E esse é o caso de Ladra, que foi recém lançado no PC, via Steam e seu desenvolvedor, o Silvio Carréra, entrou em contato comigo no começo do mês e pediu por aquela força na divulgação do game e bem… cá estamos!

Eu gostei bastante do visual do game, que tem a total pegada de games retro, dos tempos dos RPGs do Super Nintendo (ou seria do NES? – a memória pode estar falhando). Ladra é um stealth action adventure e se ficou um pouco difícil de entender o trailer que abre a postagem serve para mostrar um pouco mais do que se trata. O game favorece as mecânicas de furtividade para passar por obstáculos e continuar avançando.

Assistindo um pouco do gameplay no You Tube o game consiste em ficar nas sombras, evitando inimigos e descobrindo o momento certo para avançar entre luz e sombras, enquanto executa pequenos objetivos. É um jogo que exige um pouco de paciência e puzzle também, para descobrir o tempo certo para avançar e aprender as rotas dos inimigos. É meio que engenhoso o estilo do game, que evita o combate e cria um efeito furtivo ao clarear e escurecer o jogo dependendo do personagem estar ou não estar escondido.

No momento o jogo está totalmente em inglês, mas o Silvio me contou que já está trabalhando na localização do game tanto para o nosso português, quanto para o espanhol e que até o final de janeiro de 2016 estas novas opções de idioma devem ser disponibilizadas para quem pegar o game na Steam. Alias o preço é bem amigável, 8 reais e alguns poucos centavos! Justo para a turma do PC que está acostumada a pagar preços melhores do que a galera que sofre com os games tarifados dos consoles.

Falando em consoles, o Silvio me contou que no momento não há planos para levar Ladra para outras plataformas. Eu acho uma pena. Jogaria e teria com a maior felicidade o título no meu Xbox One! Mas os planos no momento parece refinar e acertar o título no PC, que continua ganhando updates e melhorando conforme relatos de experiências dos usuários. Tudo a seu tempo, certo?

E acho que é isso. Novamente digo o quão maneiro é ver títulos assim sendo desenvolvidos aqui no Brasil. A galera tem mais é que ajudar mesmo na divulgação e no apoio. Por sinal, vale dar os links, né? Segue então! Ladra no Steam, Site Oficial, Facebook, Twitter e canal no You Tube.

Isso também pode lhe interessar

3 Comentários

    1. Eu não entendi a referência aos estrangeiros (talvez seja o sono ou cansaço, desculpa). O fato do game estar em inglês é algo que muito desenvolvedor indie vivem explicando por aí. Para lançar seus títulos em plataformas como a Steam, se não estiver no maior idioma do mundo inteiro, não passa. Inglês é requisito obrigatório.

      E até na programação, que é o DNA do game, isso acaba acontecendo.Eu nunca traduzi um game, mas dizem que não é tão simples assim. Em todo caso o game saiu agora em novembro na Steam e em janeiro já está ganhando suporte ao nosso idioma, então não acho que isso seja um descaso do desenvolvedor com o Brasil.

      Até porque como público alvo nós deixamos a desejar muitas vezes. Se você for procurar o ladra no You Tube, ou nos comentários do Steam, você vai encontrar uma galera falando e escrevendo em inglês, mostrando que o mercado que dá suporte ao título, seja ele de que parte do mundo for, é a turma do inglês. por isso que eles são prioridade, e não nós.

      Triste, mas é uma realidade que enfrentamos.

      Mesmo assim, é legal que haja a preocupação em estar sendo providenciado o suporte ao nosso idioma.

      1. O q eu quis dizer é q muitas vezes reclamamos de jogos estrangeiros sem legendas em pt-br. mas quando vemos um jogo brasileiro, descobrimos que ele também não tem legendas em português. Mas se vc já está dizendo que este terá as legendas em português, então as coisas mudam. O inglês é obrigatório, mas já q são brasileiros não custa nada oferecer legendas em pt-br também, pois é língua nativa, não tem o trabalho da tradução.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.