BIG Festival 2019: conheça os vencedores da premiação

Gris ganha como Melhor Jogo e Melhor Arte // Adore leva Melhor Jogo Brasileiro

Acabam de ser divulgados os ganhadores do BIG Festival 2019, maior evento de games independentes da América Latina. Gris (Nomada Studio, da Espanha) é o grande vencedor, levando dois prêmios: Melhor Jogo e Melhor Arte. O júri selecionou Adore (da Cadabra Games) como o Melhor Jogo Brasileiro e Moss (da Polyarc Games, dos Estados Unidos) como Melhor Jogo VR. O público também votou e escolheu o Spaceline Crew (Coffeenauts, Brasil) na categoria Melhor Jogo pelo Voto Popular.

Participaram da competição 54 jogos de 22 países: África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, China, Colômbia, Costa Rica, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Japão, Malásia, Noruega, Reino Unido, República Checa e Suíça. Eles disputaram em 18 categorias, além de duas competições paralelas. O game Space Routine (Menic Games, Argentina) levou o Humble BIG New Talent Award. E o Grashers (Pink Array, Brasil) ganhou o Nordic Game Discovery Contest e está automaticamente selecionado para participar da rodada classificatória do NG20, em maio de 2020, na Suécia.

Quem vier ao BIG neste sábado e domingo vai poder testar de graça todos os jogos finalistas das 18 categorias, das 10h às 22h. Além deles, estão disponíveis mais 21 games da Mostra Panorama Brasil, não competitiva, dos quais 8 são da mostra dedicada a estudantes. Também acontecem no fim de semana a primeira edição do Concurso Cultural de Cosplay Live Arena e o Facebook Game Jam.

O anúncio da premiação foi realizado em cerimônia no BIG Festival, com a presença do Presidente da Ancine, Christian de Castro; do Secretário Estadual de Cultura e Economia Criativa, Sérgio Sá Leitão; da Presidente da Spcine, Laís Bodanzky; da Gerente de Exportação de Indústria e Serviços da Apex Brasil, Maria Paula Velloso; e do presidente da Abragames, Sandro Manfredini.

O júri internacional que participou da escolha dos vencedores foi Alisher Yakubov, Astrid Huntjens, Chris Buffa, Chris Lefebvre, Martina Santoro e Naheda Noori. Na categoria de BIG Impact: Melhor Jogo de Diversidade, os games foram analisados pelos jurados André Fischer, Carolina Caravana, Mata Haggis-Burridge. Por sua vez, Fernanda Sarmento, Gislaine Batista Munhoz e Ana Paula Gaspar selecionaram o ganhador do BIG Impact: Melhor Jogo Educacional. O júri de Melhor Jogo de Estudante ficou por conta do SBGames, enquanto as crianças da Brinquedoteca Terapêutica Senninha do GRAACC escolheram o Melhor Jogo Infantil.

Os jurados Fabio Hofnik, Pedro Kayatt e Leandro Sarubbi selecionaram o Melhor Jogo de XR/VR. Já o Melhor Jogo BIG Brands foi selecionado por Luis Pacete, Paulo Centenaro e Alexandre Braga. O Nordic Game Discovery Contest teve Shirley Lyn, Justin Berenbaum, Flávia Gasi e Jason Della Rocca para selecionar o vencedor.

Veja a lista completa de ganhadores:

Serviço:
BIG Festival 2019
Quando: Até o dia 30. Sempre das 10h às 22h
Onde: Club Homs, Avenida Paulista 735, São Paulo, SP
Entrada Gratuita

Sobre o BIG Festival – O BIG Festival (Brazil’s Independent Games Festival) acontece desde 2012 e é considerado o mais importante festival de jogos independentes da América Latina. Com a missão de fortalecer o ecossistema de games no Brasil, o evento abrange competição entre jogos nacionais e internacionais com prêmios em dinheiro, exposição ao público dos jogos selecionados, cerimônia de premiação, palestras e rodadas de negócios.

Em 2018, o evento teve mais de 36 mil visitantes, mais de 180 palestras gratuitas, e mais de 3000 reuniões de negócios. Além disso, a sexta edição do festival contou com a estreia de diversas categorias, como o BIG Brands, que busca fomentar a competição entre os jogos on-demand, o Panorama Brasil, que cativou o público com 30 vagas exclusivas para a exposição de jogos brasileiros (incluindo estudantes), além da nova categoria Melhor Multiplayer que premiou as melhores experiências multijogador.

Sobre o Brazil Games – O Projeto Setorial de Exportação Brazil Games é um programa sem fins lucrativos, criado pela Abragames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos) em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), com o objetivo de fortalecer a indústria brasileira de jogos digitais, capacitando e criando novas oportunidades de negócios para as empresas brasileiras no mercado internacional.

Sobre a Apex-Brasil – A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência apoia 15.000 empresas em 80 setores da economia brasileira, que por sua vez exportam para mais de 230 mercados. A Apex-Brasil também desempenha um papel fundamental na atração de investimento estrangeiro direto (IED) para o Brasil, trabalhando para identificar oportunidades de negócios, promovendo eventos estratégicos e prestando apoio a investidores estrangeiros interessados em alocar recursos no Brasil.

Confira as nossas redes sociais:
Facebook | Instagram | Twitter | Youtube

// Comunicado enviado via assessoria de imprensa do BIG Festival //

Sair da versão mobile