Amizade e tesouros perdidos de Knights and Bikes chegam ao Nintendo Switch

Já disponível, inclusive na eshop brasileira do Switch

Lançado em agosto do ano passado para PlayStation 4 e PC, Knights and Bikes chegou a uma nova plataforma, no último dia 6 de fevereiro: o Nintendo Switch. Por sinal, dado o aspecto familiar do console da Nintendo e com a alta proposta de ser uma aventura cooperativa, este é um lançamento que tem tudo a ver com o Switch.

Knights and Bikes foi desenvolvido pela Foam Sword, um estúdio independente criado por um grupo de ex-funcionários da Media Molecule, na qual estes trabalharam no time que desenvolveu LittleBigPlanet, um título que deteve muito charme e sucesso no PlayStation há uma geração atrás. Em março de 2016 o estúdio conseguiu ajuda para o financiamento do jogo via Kickstarter e posteriormente formalizou parceria com a Double Fine Presents, que aqui atua como publisher do título. E convenhamos, esse é um jogo que tem uma identidade visual que lembra muito dos jogos desenvolvidos ou apoiados pela Double Fine.

A aventura acontece em uma ilha britânica, em meados da década de 80, um período histórico que está em alta em filmes, série e em jogos ultimamente, assim com a temática da aventura envolvendo crianças. Aqui encontramos Nessa & Demelza, melhores amigos, e seu ganso de estimação em meio a uma jornada pela ilha, em busca de um suposto tesouro amaldiçoado.

O jogo foi desenvolvido para ser uma experiência cooperativa para dois jogadores, cada um controlando um da dupla de protagonistas, entretanto o título também funciona em single player, com a possibilidade de trocar em tempo real o personagem em si, enquanto uma I.A. controla o personagem não utilizado.

Em termos de gameplay, Knights and Bikes é um jogo de aventura que mistura foco em história e exploração, em meio a uma grande variedade de ambientes, enquanto os jogadores resolve pequenos puzzles e conversam com outros personagens da trama. Há também combate, realizado em tempo real, inclusive contra chefes, enquanto as crianças usam armas como balões de água, frisbees e desentupidores como armas. Parte desse arsenal juvenil também é utilizado para auxiliar na resolução dos puzzles. E ataques combinados e coordenados também ocorrem durante a aventura.

Outra parte importante da jogabilidade está entrelaçada nas bicicletas de Nessa & Demelza, que passa a sofrer atualizações ao longo da história, permitindo melhorias que auxiliarão os jogadores a irem cada vez mais longe pela ilha. E estas modificações ocorrem também visualmente, tornando-as ainda mais incríveis, ao menos sob a perspectiva de uma criança.

O título tem uma forte inspiração em clássicos como Os Goonies, sendo um agradável jogo para se jogar com um amigo, um companheiro ou até mesmo entre pai e filho, sendo que sua classificação indicativa é bem baixinha, podendo ser apreciado por jogadores de qualquer idade. Daí vem o que disse no começo: parece ser um jogo bacana de se compartilhar joy-cons no Switch.

Para saber um pouco mais de Knights and Bikes, assim como detalhes de seu desenvolvimento, acho válido ir de bicicleta até o site oficial, que manda bem ao detalhar tais aspectos do jogo. Outra boa dica é visitar página do jogo na eshop nacional do Switch, pois o preço do jogo está bem em conta comparando-o com seu valor lá fora (19 dólares). Deveria estar bem mais levando em conta a atual (e triste) alta do dólar em relação a nossa moeda. O que talvez isso indique que possa ser um erro, então seria uma boa não perder tempo caso você tenha se interessado pelo jogo. Fica a dica.

Sair da versão mobile