Portallos no YouTube | Rodada de Animê & Indie Games

Gameplays apresentados recentemente lá no canal

Dentre as reformas que tenho promovido dentro do site, a qual expliquei neste editorial, a reativação do Canal do Portallos no YouTube está incluso nestes novos movimentos dentro de nossas redes sociais. E como tenho tentado centralizar tudo no site, pensei neste tipo de artigo, onde posso reunir alguns vídeos lá do canal, trazendo o que foi comentado na descrição do vídeo, e reforçando a indicação dos jogos apresentados por lá.

Para a rodada desta semana, selecionei mais alguns jogos independentes, mas também trago dois vídeos de jogos baseados em animê, pois essa última janela de lançamentos teve títulos bem interessantes nesse segmento, todos estão com suas análises em produção para publicação aqui no site.

Sem delongas, eis os vídeos (desta rodada) e que são recentes do canal:

Lançado em 15 de julho, esse é o início do RPG baseado na obra Edens Zero, do criador de Fairy Tail (Hiro Mashima). O gameplay desse vídeo é bem inicial, mostrando rapidamente o arco de Granbell! Disponível para PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC!

Bacana mencionar que o jogo está todo localizado em português, e tem a pretensão de recontar os arcos da obra. Ainda não sei dizer se até o seu fim. O combate é baseado em tempo real, e é muito legal que pode trocar o personagem ativo de forma instantânea durante o confronto, cada um habilidades e poderes próprios. Muito em breve trarei a análise aqui no site!

Curse Rounds é um jogo desenvolvido no Brasil (pela Tentacles Interactive), curtinho, porém bem divertido e com um bom desafio. É um roguelike shooter top down com gráficos em 1-Bit (preto e branco), em que a cada rodada, é preciso escolher uma carta que adiciona uma maldição ao seu personagem, que se torna permanente até o final do jogo. Cada rodada, mais maldições são adquiridas. É preciso lidar com isso e tentar chegar ao final do jogo, sobrevivendo aos 5 chefes do jogo e uma variedade de mais de 30 inimigos.

Jogo disponível para PlayStation, Xbox, Nintendo Switch e PC. Com análise já publicada no site.

Spiritfall é um jogo independente no estilo roguelike de arena, ou seja, não é sobre explorar fases e sobreviver por longos períodos até encontrar a saída ou o chefe da área. Nada disso. O jogo segue um estilo de batalha atrás de batalha, e se morrer… tem que recomeçar tudo de novo!

É muito divertido porque oferece uma jogabilidade ágil, partidas rápidas, e a cada vitória, há recompensas interessantes tanto para continuar avançando, quando para itens que são permanentes entre as tentativas, e que irão tornar cada recomeço mais fácil, diferente e divertido.

No vídeo, tem as minhas primeiras tentativas e assimilação das regras desse divertido indie game.

Lançado originalmente em fevereiro do ano passado no PC, o jogo chegou em maio desse ano nos principais consoles da geração. Atualmente está disponível para PlayStation 5, Xbox Series, Nintendo Switch & PC.

The Alters é uma experiência inusitada, para dizer o mínimo. O vídeo é longo porque o prólogo do jogo é enorme e tem muito a apresentar ao jogador. O jogador irá explorar o planeta atrás de recursos para gerenciar uma enorme nave/estação especial.

A jogabilidade se divide dentro e fora da nave, com um ciclo de dia e noite, cansado e criação e fabricação de itens. Enquanto a trama puro sci-fi se intensifica até você descobrir que pra escapar dessa enrascada que se meteu será preciso clonar… a si mesmo!

Partes do gameplay foram editadas para tentar der um melhor ritmo ao vídeo, sua jogabilidade inicial tem propositalmente um ritmo mais lento. Mas é um baita jogo divertido, intenso e intrigante!

Seu lançamento foi em junho desse ano, disponível para PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC!

Neste vídeo trago apenas batalhas do Modo Endurance de Demon Slayer: The Hinokami Chronicles 2, utilizando o Tanjiro, Nezuco, Zenitsu e Inosuke. Neste modo, o jogador deve vencer sucessivas batalhas mantendo a mesma barra de saúde, que é restaurada parcialmente ao final de cada rodada. Sobreviver sem tomar muito dano é o segredo aqui.

Para ver um pouco mais sobre o modo história, a campanha principal do jogo, também lancei outro vídeo, com o prólogo, que demonstra mais sobre esse outro modo de jogo, e como ele é bem inspirado na consagrada fórmula de Naruto Ultimate Ninja Storm (já que este jogo é desenvolvido pelo mesmo estúdio, a CyberConnect). O vídeo pode ser encontrado neste link!

Neste meio tempo também lancei outro vídeo, com mais um trecho do modo story, com o primeiro capítulo, apresentando mais da trama, porém sem qualquer batalha ocorrendo nesse ponto. Este terceiro vídeo está neste link.

O jogo foi agora em 5 de agosto e está disponível para PlayStation 4 & 5, Xbox One & Xbox Series X|S, Nintendo Switch & Switch 2 e PC! E pásmen: O jogo NÃO POSSUI localização em Português!

Por fim, Shantae Advance: Risky Revolution. E eis um jogo com uma história curiosa, pois originalmente ele começou a ser desenvolvido em 2002 para GBA, mas foi cancelado em 2004! Ele seria o segundo jogo cronológico da franquia.

Mas a série continuou com novos jogos, com ideias de Risky Revolution sendo utilizado em sequências posteriores. Contudo, depois de tanto tempo, a WayForward conseguiu uma publisher, finalizou o jogo nunca lançado e o lançou em 2025 (!!) para GBA, em abril desse ano.

E agora, em agosto, na semana do dia 19, um port do mesmo jogo também foi lançado nos consoles e PC. Incrível, não? No vídeo, o início desta aventura renascida e resgatada! Shantae certamente merece! Só é uma pena que o jogo não tenha recebido localização em português

O objetivo do canal lá no YouTube é trazer Gameplays sem Comentários da maior variedade possível de jogos. Apresentando um pouco a localização dos jogos em nosso idioma (quando disponível), diferentes gêneros, início de campanhas, com gameplay capturada em diferentes consoles, seja de lançamentos do mercado, jogos antigos, remakes, remasters, e jogos independentes, claro!

Apesar da reativação do canal, não houve mudanças nessa linha editorial. A única mudança, e que tenho achado deveras divertido, é montar a thumbnail do vídeo com o personagem Editor (Edd), com um visual que incorpora o jogo apresentado no vídeo. É um jeito indireto de falar sobre a imersão que o mundo dos jogos causa nos jogadores, e é parte da nova diretriz de conteúdo visual (vide o editorial linkado mais acima).

— Com uma vitrine bonita e divertida, espero chamar a atenção e curiosidade dos visitantes a conferir o jogo do vídeo. Se vai funcionar, o futuro dirá. O objetivo não é que as pessoas assistam o vídeo por completo, mas que veja o suficiente para ficar curioso pelo título em questão.

O canal está tentando chegar a 1.000 inscritos, então se você chegou a esse post e gostou da iniciativa, ou até mesmo se só ficou curioso para acompanhar as próximas thumbnails divertidas, considere se inscrever no canal e dar essa força pra gente.

No Twitter/X, Threads ou Bluskye sempre faço a indicação do vídeo no dia em que ele é publicado, e dentro do possível, menciono a página de perfil do jogo, do desenvolvedor e da publisher lá, para quem estiver interessado em acompanhar mais sobre o trabalhado de cada estúdio.

Sair da versão mobile