[Wii] Dead Rising: Chop Til You Drop – Números, Compensações e Expectativas…

http://img224.imageshack.us/img224/9835/03mmq0.jpg

Eu demorei para falar deste game por aqui. Como tenho um X360 é praticamente impossível olhar para esse port e achar bonito. Entretanto, do ponto de vista comercial será ótimo para a Capcom que vai encher mais um pouquinho a sua carteira e para os gamers da Nintendo que estão apenas com pouco mais de meia dúzia de bons jogos – não casuais – desde que o console foi lançado. Nessa escassez, é claro que qualquer game mais Hardcore é bem vindo.

Mesmo assim, gostaria de fazer algumas ponderações em torno do primeiro port da nova geração para o Wii. Se lhe interessar, clique em more e continue:

Continuando, a tela que abre este post já é da versão portada para o Wii. Dá para ficar feliz com essa imagem, pois demonstra que a Capcom vem se esforçando ao máximo para conseguir colocar o maior número possível de zumbis no game.

Em nota relacionada a esse assunto, a Capcom disse esta semana que está fazendo de tudo para que tal versão suporte até 100 zumbis na tela! Alguns sites internacionais reportaram que a versão do X360 suporta centenas de zumbis, sem específicar números exatos. Mesmo assim “centenas” significa de 200 para cima.

Claro que o jogador de Wii não notará esta diferença a menos que tenha jogado o game em sua versão original. 100 zumbis está ótimo! A quem apostaria que seria bem menos que isso – e eu estava incluso neste grupo. Porém, a Capcom não comentou qual a constancia de que veremos 100 zumbis em tela. Por isso cenas assim, que foram divulgadas hoje, preocupam:

Me pergunto olhando estas imagens: “Ué, cadê os zumbis?”

Claro que na versão original, existem trechos e momentos onde o número de zumbis diminui consideravelmente. Mas nada assim. O maior medo dos jogadores nesse port é que cenas assim sejam mais frequentes do que aquela que abre esta matéria.

A imagem onde o personagem está olhando para a parte de baixo do shopping é mais angustiante, pois dá aquela impressão de vazio. Torça para que o jogo não tenha muitas partes assim, pois um dos fatores que dão crédito a versão original do game e se destaca como uma das pilastras que o fazem ser extraordinário é a dificuldade que o jogador tem de se arrastar pelas imensas áreas do shooping. Da sensação de estar preso e de não conseguir ir a alguns lugares devido a quantidade assustadora de zumbis. A versão do Wii precisa ter essa sensação agonizante, senão, qual será a graça?

Apesar destas ponderações, tudo dá a entender que a Capcom está ciente destas limitações que o Wii possui e dos problemas que isso pode causar se não for compensado de alguma maneira. E ela mudou algumas coisas com o objetivo de contornar isso.

O primeiro é que se você notar nas telas acima é que o personagem está bem mais próximo a tela do que a versão original. Isso porque a Capcom está usando a engine de Resident Evil 4, que se utiliza desse formado mais próximo ao protagonista dando a impressão de “pequeno espaço de visão”. No original o game passa em terceira pessoa e com a câmera o mais longe possível para que seja visto os zumbis chegando por todos os lados e ver as lojas dos shoopings e vias de fuga. Essa é uma maneira interessante e inteligente de tornar o ambiente deste Dead Rising mais fechado e não perceber a falta de inimigos. Um recurso visual que certamente tem tudo para dar certo.

As outras melhoras no game serão o sistema de save, que era uma dor de cabeça no X360, a história será mais linear, sem tanto enfase no resgate aos sobreviventes, obejtivo este que definia o game como extremamente difícil, novas fases e vilões completam o pacote. A impressão é que isso tornará o game mais fácil, afinal uma das reclamações na versão original era a dificuldade insana, que particularmente acho que é o charme do game.

Uma curiosidade é que o modo Overtime, na qual o jogador corre contra o tempo para não virar zumbi estará destravavél desde o inicio na versão Wii. Nada foi dito, ainda, sobre o modo Infinity Mode, que deixa o game sem tempo, provável que ele será habilitado só após o término do game.

E, por fim, infelizmente a Capcom retirou uma das coisas mais divertidas do game, que era o sistema de Fotografia. Eu gostava muito deste modo. Fotografar os zumbis geralmente levavam a situações engraçadas, fora que o sistema gerava um contator de pessoas na imagem e qualificações de como “Nice”, “Good”, “Erotic”. Alias, esse sistema também gerava PP, que era utilizado para subir o Level do personagem.

Ainda não oficializado a data de lançamento da versão Wii, apenas a previsão de lançamento para o fim do ano. O jeito é aguardar e ver.

Sair da versão mobile