[Wii] Dead Rising: Chop Til You Drop – Números, Compensações e Expectativas…

http://img224.imageshack.us/img224/9835/03mmq0.jpg

Eu demorei para falar deste game por aqui. Como tenho um X360 é praticamente impossível olhar para esse port e achar bonito. Entretanto, do ponto de vista comercial será ótimo para a Capcom que vai encher mais um pouquinho a sua carteira e para os gamers da Nintendo que estão apenas com pouco mais de meia dúzia de bons jogos – não casuais – desde que o console foi lançado. Nessa escassez, é claro que qualquer game mais Hardcore é bem vindo.

Mesmo assim, gostaria de fazer algumas ponderações em torno do primeiro port da nova geração para o Wii. Se lhe interessar, clique em more e continue:

Continuando, a tela que abre este post já é da versão portada para o Wii. Dá para ficar feliz com essa imagem, pois demonstra que a Capcom vem se esforçando ao máximo para conseguir colocar o maior número possível de zumbis no game.

Em nota relacionada a esse assunto, a Capcom disse esta semana que está fazendo de tudo para que tal versão suporte até 100 zumbis na tela! Alguns sites internacionais reportaram que a versão do X360 suporta centenas de zumbis, sem específicar números exatos. Mesmo assim “centenas” significa de 200 para cima.

Claro que o jogador de Wii não notará esta diferença a menos que tenha jogado o game em sua versão original. 100 zumbis está ótimo! A quem apostaria que seria bem menos que isso – e eu estava incluso neste grupo. Porém, a Capcom não comentou qual a constancia de que veremos 100 zumbis em tela. Por isso cenas assim, que foram divulgadas hoje, preocupam:

http://img144.imageshack.us/img144/528/01eo7.jpg

http://img395.imageshack.us/img395/2829/05ya1.jpg

Me pergunto olhando estas imagens: “Ué, cadê os zumbis?”

Claro que na versão original, existem trechos e momentos onde o número de zumbis diminui consideravelmente. Mas nada assim. O maior medo dos jogadores nesse port é que cenas assim sejam mais frequentes do que aquela que abre esta matéria.

A imagem onde o personagem está olhando para a parte de baixo do shopping é mais angustiante, pois dá aquela impressão de vazio. Torça para que o jogo não tenha muitas partes assim, pois um dos fatores que dão crédito a versão original do game e se destaca como uma das pilastras que o fazem ser extraordinário é a dificuldade que o jogador tem de se arrastar pelas imensas áreas do shooping. Da sensação de estar preso e de não conseguir ir a alguns lugares devido a quantidade assustadora de zumbis. A versão do Wii precisa ter essa sensação agonizante, senão, qual será a graça?

http://img233.imageshack.us/img233/2528/04sv9.jpg

http://img380.imageshack.us/img380/7171/07og5.jpg

Apesar destas ponderações, tudo dá a entender que a Capcom está ciente destas limitações que o Wii possui e dos problemas que isso pode causar se não for compensado de alguma maneira. E ela mudou algumas coisas com o objetivo de contornar isso.

O primeiro é que se você notar nas telas acima é que o personagem está bem mais próximo a tela do que a versão original. Isso porque a Capcom está usando a engine de Resident Evil 4, que se utiliza desse formado mais próximo ao protagonista dando a impressão de “pequeno espaço de visão”. No original o game passa em terceira pessoa e com a câmera o mais longe possível para que seja visto os zumbis chegando por todos os lados e ver as lojas dos shoopings e vias de fuga. Essa é uma maneira interessante e inteligente de tornar o ambiente deste Dead Rising mais fechado e não perceber a falta de inimigos. Um recurso visual que certamente tem tudo para dar certo.

As outras melhoras no game serão o sistema de save, que era uma dor de cabeça no X360, a história será mais linear, sem tanto enfase no resgate aos sobreviventes, obejtivo este que definia o game como extremamente difícil, novas fases e vilões completam o pacote. A impressão é que isso tornará o game mais fácil, afinal uma das reclamações na versão original era a dificuldade insana, que particularmente acho que é o charme do game.

Uma curiosidade é que o modo Overtime, na qual o jogador corre contra o tempo para não virar zumbi estará destravavél desde o inicio na versão Wii. Nada foi dito, ainda, sobre o modo Infinity Mode, que deixa o game sem tempo, provável que ele será habilitado só após o término do game.

E, por fim, infelizmente a Capcom retirou uma das coisas mais divertidas do game, que era o sistema de Fotografia. Eu gostava muito deste modo. Fotografar os zumbis geralmente levavam a situações engraçadas, fora que o sistema gerava um contator de pessoas na imagem e qualificações de como “Nice”, “Good”, “Erotic”. Alias, esse sistema também gerava PP, que era utilizado para subir o Level do personagem.

Ainda não oficializado a data de lançamento da versão Wii, apenas a previsão de lançamento para o fim do ano. O jeito é aguardar e ver.

Isso também pode lhe interessar

10 Comentários

  1. Parece bem legal, mas a câmera do Resident Evil 4 no Wii me deixa nervoso. Fico preocupado se tem alguém atrás de mim – mesmo sabendo que eles avisam quando estão atrás de ti.
    É, o Wii tem poucos jogos bons e isso é inegável, mas entre o final desse ano e a metade do próximo estão vindo uma enxurrada de jogos que prometem. Só esperando pra ver.

  2. Tecnicamente, o primeiro de “nova geração” (sic) portado para o Wii é Wall-E.
    Pelas informações, percebe-se mais uma vez a preguiça da Capcom, era só fazer uma engine decente que o Wii dava conta de centenas de zumbis, a engine de RE4 não foi feita com isso em mente.
    E dá-lhe games de zumbis pro Wii heih??? Huahauahua

  3. Mauri, Wall-E não conta… ele é um multiplataforma por natureza… Dead Rising é o primeiro exclusivo da Next-Gen a estrear no Wii. 🙂

    Obs: Notei alguns problemas de grafia e digitação erradíssimos no texto. Peço desculpas, pois o fiz durante o trabalho, a noite em casa eu dou uma recaulchutada no texto 🙂

  4. Só porque o robozinho tem menos polígonos? É uma posição delicada, uma linha tênue, pois segundo esse pensamento posso afirmar que Ninja Gaiden Sigma é de “nova geração” e Ninja Gaiden da “velha”?

  5. pra mim o charme nao é dificuldade insana coisa nenhuma….. sempre odiei dificuldade insana….. pra mim o charme de DR era a horda de zumbis….. ate vendi o game pq aquele negocio ridiculo de correr contra o tempo e, morreu, se fudeu, começa de novo tdinho,….. ja tinha enchido começar o game desde o começo pela 5a vez….aí larguei…. pra mim um game tem q ser acima de tdo divertido e prazeroso de jogar….. isso era broxante e desanimador…… passei da fase de querer ultra jogos mega fodas…. nao descarto uma dificuldade alta, como em oblivion…… mas nesse caso NADA no jogo age contra vc, só pra te ferrar….. qm são fodas sao as dungeons, os inimigos……etc……ja em DR parece q o sistema conspira contra vc……qndo vc nao morre vc passa do tempo, aí perdeu preiboi…..

    sobre o texto foi bom le-lo, q pela 1a vez nao vi o thiago metendo buxa em jogo do wii…… eu nao gostava da fotografia……talvez ate jogue esse visto a falta de games assim no wii ha tempos….. e q a versao 360 nao engulo mais, a menos q seja um DR 2 com novidades q nao conspirem contra vc…..

  6. @Maverick, discordo de vc quanto a dificuldade de DR original. Um dos pontos altos do game era a dificuldade, se fosse facil não haveria graça alguma. Admito sim que ela é exagerada e frustou muitos gamers de jogar o game. Mesmo assim sou fã do game do jeito que ele é. Remetendo aos antigos clássicos onde viamos Game Over de tempos e tempos. A cada Game Over em DR vc começa mais forte, e isso para mim é o máximo. Um dia eu chego no level 99 e fecho ele com os olhos vendados XD

    Outra coisa, escrever para o Portallos requer mais foco né? Não posso chegar aqui escrevendo da maneira que escrevo no forum NGM. Lá é a minha opinião pura, aqui preciso me conter mais, e transparecer todos os lados possíveis. a concentração e razoabilidade aqui é bem maior. XD

  7. aff esse lance de tempo estraga o ganhe totalmente, espero que não tenha na versão do wii como obrigatória.

    foi bom terem anunciado isso pra wii, pois eu tava querendo jogar esse jogo mas eu não suporto jogar jogo de tiro pelo joystick, simplemente não dá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.