Reflexão: Bleach 2009 – Fora de Controle

Atenção: Existe neste texto comentários a respeito da saga atual de Bleach do mangá no Japão. Se você não acompanha pela net, é melhor parar por aqui e não continuar, pois vou certamente estragar a surpresa.

Quando o Portallos estreou na internet, eu me arrisquei a comentar os 3 animes do momentos no mundo: Bleach, Naruto e One Piece [link]. Puxei sardinha para One Piece, critiquei Naruto e Bleach, com razão ,e o texto rodou muito pela internet. Seja de forma positiva ou negativa. Mas muita coisa que disse lá tem um fundo de verdade e o texto apesar de seus sinais de velhice e problemas, ainda tem pontos interessantes. Este é um deles, a respeito de Bleach na época:

Ichigo agora controla sua parte hollow, o que a meu ver é um grande erro do autor. O legal era ver a força do hollow tomar conta de Ichigo e tornar a luta imprevísivel (…) Ichigo descontrolado é insano e mortal. Mas agora que ele controla, que graça tem vê-lo com a máscara de Hollow? O cara fica mais rapido e mais forte? e daí… sem graça.

E o mundo girou e Tite Kubo mudou isso. Quem acompanhou o atual mini-arco do mangá chamado “The Lust” viu Ichigo morrer e resurgir como um Hollow em sua forma completa. Aquele Hollow insano, mortal e incontrolável do começo do mangá que eu achava o máximo está de volta! E cem vezes pior que o anterior!

Realmente gostei da decisão de descontrolar Ichigo novamente. Afinal a história já mostrou que estes experimentos de Shinigamis com Hollows ainda não estão 100% completos. Assim como a origem de Ichigo, já que seu pai fez uma rápida aparição como Shinigami e sumiu do enredo. As coisas ficam muito mais caóticas quando elementos assim são inseridos na trama.

Uma pena que o Hollow Ichigo não é muito de falar, porque eu adorava aquela risada que ele tinha no começo do mangá. Mas ele é incrivelmente forte em contrapartida. E pelo visto sem consciêcia alguma, já que o cara praticamente estripou Ulquiorra e não teve dó nenhum de enfiar sua espada no Ishida.

Alias, estou escrevendo “Hollow Ichigo”, mas certamente a definição da criatura deve ser outra. Enfim, agora é esperar e ver como o autor vai trabalhar com essa ponta da história.

Mas aproveitando que estou escrevendo sobre Bleach e o tema é “fora de controle”, ainda dá para comentar um pouco sobre o arco atual que simplesmente parece que não vai para a frente. Tite Kube já está nessa saga de Hueco Mundo e Batalha na Cidade de Karakura já nem sei mais desde quando.

Os capítulos de Bleach são atualmente ridiculamente curtos. Estão a passo de lesma. Não é a toa que o anime está quase que pau-a-pau com o mangá. A batalha pelos pilares em Karakura levou um tempão para se concluir e ainda assim a batalha dá ares de nem ter entrado nas suas preliminares. Personagens importantes como a turma dos Vaizards, que ganharam uma saga do passado no meio das Sagas atuais, deixando o enredo mais longo, assim como Urahara e Yoruichi ainda nem deram os ares da graça. Eu realmente espero que tais personagens apareçam para derrubar Aizen.

Também acredito que a Saga de Karakura só vai terminar depois que Ichigo conseguir dar um jeito de chegar por lá e ainda pegar o fim da batalha contra Aizen. Não faz sentido o protagonista principal da série não estar lá, quando o principal vilão for derrotado. Pena que isso parece longe de acontecer.

Um problema freguente quando se trabalha com dezenas de personagens e ainda os coloca para lutarem individualmente. Nesse quesito Tite Kubo parece não saber trabalhar direito com tantas linhas de história. Faz o leitor ficar perdido constantemente com tantos personagens atuando ao mesmo tempo. Se contar que alguns traços do autor são “sujos” demais. Tem páginas que eu fico olhando e olhando e olhando e simplesmente não consigo imaginar a lógica dos desenhos.

Para terminar, acredito que a batalha em Karakura não seja o fim de Bleach. Tenho até mesmo as minhas dúvidas se Aizen será mesmo derrotado nesta saga. Se for, ainda assim o mangá dá sinais de que tem ainda pontas soltas para se amarrarem, como o passado de Ichigo e a sua nova forma Hollow, a estrutura de comanda da Soul Society que desde que começou o mangá mostra que é totalmente equivocada, como fica os vaizards no mundo dos humanos etc.

Bleach melhorou de um ano para cá. Só precisa agora eliminar certos clichês, como a da donzela em perigo, e estas eternas batalhas isoladas e sagas existindo paralelamente para dar certa agilidade ao enredo.

Nota: Eu ia ilustrar esse post com a forma final do Hollow Ichigo, mas achei que poderia ser um spoiler óbvio demais para quem não acompanha o mangá. Por isso deixo tal imagem após o “continuar”:

Sair da versão mobile