Reflexão: Bleach 2009 – Fora de Controle

Atenção: Existe neste texto comentários a respeito da saga atual de Bleach do mangá no Japão. Se você não acompanha pela net, é melhor parar por aqui e não continuar, pois vou certamente estragar a surpresa.

Quando o Portallos estreou na internet, eu me arrisquei a comentar os 3 animes do momentos no mundo: Bleach, Naruto e One Piece [link]. Puxei sardinha para One Piece, critiquei Naruto e Bleach, com razão ,e o texto rodou muito pela internet. Seja de forma positiva ou negativa. Mas muita coisa que disse lá tem um fundo de verdade e o texto apesar de seus sinais de velhice e problemas, ainda tem pontos interessantes. Este é um deles, a respeito de Bleach na época:

Ichigo agora controla sua parte hollow, o que a meu ver é um grande erro do autor. O legal era ver a força do hollow tomar conta de Ichigo e tornar a luta imprevísivel (…) Ichigo descontrolado é insano e mortal. Mas agora que ele controla, que graça tem vê-lo com a máscara de Hollow? O cara fica mais rapido e mais forte? e daí… sem graça.

E o mundo girou e Tite Kubo mudou isso. Quem acompanhou o atual mini-arco do mangá chamado “The Lust” viu Ichigo morrer e resurgir como um Hollow em sua forma completa. Aquele Hollow insano, mortal e incontrolável do começo do mangá que eu achava o máximo está de volta! E cem vezes pior que o anterior!

Realmente gostei da decisão de descontrolar Ichigo novamente. Afinal a história já mostrou que estes experimentos de Shinigamis com Hollows ainda não estão 100% completos. Assim como a origem de Ichigo, já que seu pai fez uma rápida aparição como Shinigami e sumiu do enredo. As coisas ficam muito mais caóticas quando elementos assim são inseridos na trama.

Uma pena que o Hollow Ichigo não é muito de falar, porque eu adorava aquela risada que ele tinha no começo do mangá. Mas ele é incrivelmente forte em contrapartida. E pelo visto sem consciêcia alguma, já que o cara praticamente estripou Ulquiorra e não teve dó nenhum de enfiar sua espada no Ishida.

Alias, estou escrevendo “Hollow Ichigo”, mas certamente a definição da criatura deve ser outra. Enfim, agora é esperar e ver como o autor vai trabalhar com essa ponta da história.

Mas aproveitando que estou escrevendo sobre Bleach e o tema é “fora de controle”, ainda dá para comentar um pouco sobre o arco atual que simplesmente parece que não vai para a frente. Tite Kube já está nessa saga de Hueco Mundo e Batalha na Cidade de Karakura já nem sei mais desde quando.

Os capítulos de Bleach são atualmente ridiculamente curtos. Estão a passo de lesma. Não é a toa que o anime está quase que pau-a-pau com o mangá. A batalha pelos pilares em Karakura levou um tempão para se concluir e ainda assim a batalha dá ares de nem ter entrado nas suas preliminares. Personagens importantes como a turma dos Vaizards, que ganharam uma saga do passado no meio das Sagas atuais, deixando o enredo mais longo, assim como Urahara e Yoruichi ainda nem deram os ares da graça. Eu realmente espero que tais personagens apareçam para derrubar Aizen.

Também acredito que a Saga de Karakura só vai terminar depois que Ichigo conseguir dar um jeito de chegar por lá e ainda pegar o fim da batalha contra Aizen. Não faz sentido o protagonista principal da série não estar lá, quando o principal vilão for derrotado. Pena que isso parece longe de acontecer.

Um problema freguente quando se trabalha com dezenas de personagens e ainda os coloca para lutarem individualmente. Nesse quesito Tite Kubo parece não saber trabalhar direito com tantas linhas de história. Faz o leitor ficar perdido constantemente com tantos personagens atuando ao mesmo tempo. Se contar que alguns traços do autor são “sujos” demais. Tem páginas que eu fico olhando e olhando e olhando e simplesmente não consigo imaginar a lógica dos desenhos.

Para terminar, acredito que a batalha em Karakura não seja o fim de Bleach. Tenho até mesmo as minhas dúvidas se Aizen será mesmo derrotado nesta saga. Se for, ainda assim o mangá dá sinais de que tem ainda pontas soltas para se amarrarem, como o passado de Ichigo e a sua nova forma Hollow, a estrutura de comanda da Soul Society que desde que começou o mangá mostra que é totalmente equivocada, como fica os vaizards no mundo dos humanos etc.

Bleach melhorou de um ano para cá. Só precisa agora eliminar certos clichês, como a da donzela em perigo, e estas eternas batalhas isoladas e sagas existindo paralelamente para dar certa agilidade ao enredo.

Nota: Eu ia ilustrar esse post com a forma final do Hollow Ichigo, mas achei que poderia ser um spoiler óbvio demais para quem não acompanha o mangá. Por isso deixo tal imagem após o “continuar”:

Isso também pode lhe interessar

22 Comentários

  1. Bem, isso ja era esperado; O Grande Problema Mesmo, é como que vai funcionar se o Anime alcançar o Mangá, não da para criar uma História no Meio de Outra;
    Quanto ao Hollow Ichigo, é possivel ver nessa foto, ele segurando com a Mão Alguma Coisa. Spoiler >> É o Braço do Ulquiorra << Spoiler.
    Bleach está Ótimo, Muito Lento, mas Ótimo.

  2. Eu não achei tão esperado assim a forma como Ichigo acabou virando Hollow, tendo o peito perfurado de fora a fora, e entrado numa forma 100% hollow pelo que parece. Eu achei mesmo que uma hora ou outra, ele teria que perder o controle, mas não achei que seria nessa totalidade.

    Quanto ao anime e o mangá… tb estou curioso para ver como vai ficar, mas eu acho que Bleach agora vai entrar naquele mesmo vórtice que Naruto entrou antes de virar Shippuuden. História enrolada, fillers e os fãs se suicidando… não tem outro jeito. Alias eu comentei sobre isso num post semana passada:

    http://portallos.wordpress.com/2009/04/16/bleach-nova-abertura-shojo-s/

    Valeu pelo comentário Petry 😉

  3. a morte mais gay que eu já vi de um vilão foi em bleach, ulquiorra virar purpurina foi totalmente bizonho, sem comparações com a luta do ichigo hollow…

    e era óbvio que ia acontecer essa transformação, bleach é bem previsível nesse quesito…Ichigo fica foda por um tempo, ai toma uns espancos de um fodão e miraculosamente fica mais foda…é ciclico o negócio

    o fim de bleach deve ser depois que o aizen for derrotado, Bleach não é que nem OP que tem espaço para vários vilões, só se o aizen acordar alguma coisa mais foda que ele usando aquela tal chave-sei-lá-das-quantas

  4. ah, uma coisa que já ia esquecendo…

    até hoje não entendo o porque que naruto (anime) ainda tem fillers, o mangá está milênios a frente do anime e ainda insistem em botar fillers…Juro que um dia eu conto quantos episódios de história e quantos de fillers que tem em naruto

  5. Eu não achei a morte de Ulquiorra tão horrível assim. Desde o início quando ele apareceu, o personagem já se mostrava ambígou, isso só ficou mais claro nos capítulos que antecederam a sua morte.

    O que eu achei mais foda foram as intervenções do Ishida na luta do Ichigo e o Ulquiorra. O cara não tem força nenhuma, mas lá estava para ajudar no que podia. Gostei disso.

    Também gostava mais da Orihime quando ela era mais palhaça do que essa menina dramalhona e chorona que ela se tornou. Ficou insuportável.

  6. eu axo que o aizen fez alguma coisa com a orihime, ele liberou ela fácil demais…

    e eu também gostava dela mais palhaça, ainda dou risada daquele desenho que ela fez sobre a profissão que ela escolheu

  7. aew thiago, quando você vai fazer uma review de onepiece e naruto, adorei uma de naruto que você fez uma vez, e é a hor perfeita pra fazer outra de one piece , o pessoal disse que o mangá parou numa parte incrível! ( no japão)

  8. Kra pra te ser bem sincero começei a assistir bleach em junho de 2008.Quando ja tava no episodio 180 por ai, e venho acompanhando, eu particularmente acho a trama do tite kubo muito foda, e num tenho nada contra kurosaki-ichigo controlar sua forma hollow n, por que axo ate massa ele obter o alto controle, e agora com a ultima forma hollow liberada vai ficar mais atrativo do que ja tava o desenho.

  9. não sei se naruto acabaria depois da saga pain…o sasuke ta muito quieto e ainda tem algumas pontas soltas na historia

    meu palpite pro fim de naruto é: ele vira hokage, mas morre ou depois de morrer..

  10. Eu até gostei da morte do Ulquiorra, sei lá, achei que ficou meio subliminar um possível “interesse” pela Inoue. E aliás, desde o início eu achava isso. xD

    Coisa horrível foi esse tal de “Espada 0”, fala sério… e aquele cara não tem A MENOR cara de ser o mais forte… ficou péssimo. xD

    E concordo, a Orihime tá insuportável nessa saga, é só “Kurosaki-kun” pra cá, “Kurosaki-kun” pra lá… Virge. Fora que se for pra ter casal (o que não vai acontecer antes dos últimos capítulos de um mangá shonen), sou muito mais Rukia x Ichigo. =3

    Falando em Rukia, pode ser impressão minha, mas tem aquela tal de Hissana, não? A mulher do retrato no altar do Byakuya que tem a cara dela… Não lembro se isso foi explicado. E não acho que Bleach vá acabar agora, não, pra mim o final dessa saga vai ser como um “reinício”. Hum, sei lá, intuição, mesmo. =P

    E Naruto também não acaba agora, apesar de que todas essas mortes dos ninjas mais velhos me deram um frio na barriga, foi tudo meio rápido demais. One Piece nem se fala, vão-se mais 10 anos por aí. xD

    Ah é, e concordo com o kblosnack, pra mim o Aizen fez alguma coisa com a Orihime. Até pouco tempo eu achava que ela ia virar Vaizard também, e que seria ela a derrotar o Ulquiorra na última hora, quando o Ichigo tivesse derrotado, mas quando que o Kubo deixa os inimigos fodas pra alguém se não o Ichigo derrotar? Meio brochante até. =X E essa desconfiança é meio confirmada pelo que o Ulquiorra ficava falando, de que ela tava bem por fora, mas que o Ichigo não tinha ideia de como tava por dentro… Hum…

    E valeu, Thiago, adoro esses posts sobre o “trio-do-barulho”. =D

  11. Bom primeiro .. One Piece não deve acabar tão cedo .. e ainda bem … eh o meu mangá / anime favorito há uns 5 anos uhauhahahuhauu … demais … sem palavras.

    Bleach ta dando um ar de final no mangá .. eu acho q não passa do ano que vem .. essa batalha possivelmente será a última … Acho q agora todo mundo no hueco mundo se junta e derrota o arrancar 0 (supresa da semana huauhauha), depois vão todos para o mundo real lutar … e possivelmente vai ter um Aizen Vs Vaizards ? ou Aizen Vs Ichigo no final ? .. sei lá … vamos esperar.

    Naruto no mangá finalmente nos finalmentes da batalha contra o pein … vamos ver no que dá … agora estão falando sobre algumas hipóteses sobre o futuro ..
    *SPOILER*
    – A história pular no tempo de novo e mostrar todos numa fase adulta para sim então uma luta Naruto Vs Sasuke ?
    – Sasuke sair correndo … chegar em konoha totalmente destruida .. e lutar com naruto .. os 2 morrerem e final do mangá , aleluia ?
    – Naruto não mata o pein e vivem felizes para sempre ?
    *SPOILER*

    ( Brincadeiras a parte … eu realmente nem faço idéia auhuhauha)

    E Naruto anime com sua saga filler inventada da noite pro dia .. uma saga super estranha sobre o biju sanbi que não apareceu no mangá .. porém no mangá fala que a akatsuki o capturou …. ENTÃO

    *SPOILER*
    Não sei o que acontecerá a naruto e cia .. e muito menos a Kabuto e cia … só sei que Tobi e Deidara .. vão levar o sanbi pra casa … não sei como essa história termina mais … a akatsuki leva. E que venha a luta Sasuke VS Deidara .. MUITO FODA UHAHUAHUAUHUHA.
    *SPOILER*

    Bom é isso … vlw ai a todos …

    PS: Não gostou do meu comentário ? Problema seu xP

  12. realmente esses três animes são incríveis(aliás são os unicos que acompanho), mas as vezes da vontade de assistir outros animes,fuço na net mas só acho anime “baka”, seria bom se vcs indicassem alguns animes pra nós

    vlw

    obs: o site tah um máximu

  13. Realmente essa batalha do Ichigo VS Ulquiorra surpreendeu bastante se comparado à história antes disso.
    Acredito também que Aizen não vá ser derrotado assim tão fácil, justo na saga atual, que se arrasta de forma bem “tosca”, na minha opinião.
    Embora algumas outras revelações também estejam surpreendendo, como a quantidade de Espadas.
    Enfim, espero que as lutas se tornem mais claras e objetivas, e o que falta, de fato atualmente, é o foco no ponto principal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.