Top 10: Videogame é Arte? [Post do Recruta]

Post enviado por Lucas Araujo

Desde os tempos de 8-bits, discutia-se se os videogames podem ser considerados arte. A literatura, o cinema, a música, a pintura, a fotografia, tudo isso é arte. Porém muitos não consideram os games uma forma de arte. Eu sou gamer desde pequeno e não compartilho dessa opinião. Utilizarei 10 games como exemplos de obras de arte. Após o continue:

10º Bioshock

Motivo: Se eu jamais tivesse ouvido falar de bioshock e visse essa imagem, já o classificaria como obra de arte. Porém eu já joguei Bioshock e posso dizer que andar por Rapture ( uma utopia submarina) tocando aquela musiquinha é uma experiência única.

9º Crysis

Como não classificar um jogo em que os gráficos parecem fotos em arte. Realmente Crysis  exige um pc monstro, mas você será recompensado com os melhores gráficos existentes.

8º Mega Man II

Motivo: A música. Uma das melhores trilhas sonoras de todos os tempos. Simplesmente fantástica. Na minha opinião é a segunda melhor de todos os tempos.Porém o jogo brilha sob outro aspecto, a dificuldade. Não era tão difícil quanto um contra mas você passava dias em uma fase. A direção de arte também é ótima. Para ouvir a trilha sonora, clique aqui.

7º The Legend of Zelda: Twilight Princess

O jogo que é a verdaderia continuação do supr emo ocarina of time me surpreendeu. Gráficos cinemaográficos, na minha humilde opinião o melhor de wii, chefões gigantes e fortes emoções. Esse jogo é uma obra de arte.

6º Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots

Motivo: A última aventura de Solid Snake é uma obra de arte por causa dos gráficos mas principalmente pela sua história. O jogo que reinventou os jogos de espionagem ganha uma versão de PS3 e pra mim isso é suficiente.

5º Metal Gear Solid

Motivo: Quebrar a “quarta barreira” ou seja, a barreira que separa a realidade da ficção. A luta contra Psycho Mantis te pega de surpresa quando ele lê sua mente (AKA memory card), diz seus gostos, faz o controle andar (AKA rumble) e preve seus movimentos. Além disso, Psycho Mantis diz uma das frases mais memoráveis do mundo dos jogos: “You like Castlevania, don’t you?

4º The Legend of Zelda: Ocarina of Time

Motivo: Primeiramente, a melhor trilha sonora da história dos games. Uma história incrível complementa o jogo. Gráficos revolucionários para a época e chefões épicos. O que mais? Ouça aqui a trilha sonora.

3º Crisis Core: Final Fantasy VII

Motivo: Gráficos lindos. Cloud ainda aprendiz. Sephiroth bonzinho. A saga da Buster Sword. Só por isso ele é uma obra de arte. Porém não se contentando com isso a Square ainda me fez chorar com o final do jogo. Must-have a todos os donos de PSP.

2º Okami

Motivo: Lindo. Okami é pintura jogável. Some isso a uma jogabilidade a lá zelda, boa trilha sonora e uma grande história que você terá um dos melhores jogos de ps2 e wii.

1º Valkyria Chronicles

Motivo: Valkyria é o jogo perfeito. Um rpg-estratégia-tps com gráficos aquarela-1080p que se passa num alter ego da segunda guerra mundial. Perdão pela descrição, mas esse jogo é impossível descrever. Pesquise na Gametrailers e veja a jogabilidade. Valkyria Chronicles é A obra de arte.

No meu próximo post um review do primeiro colocado.

Sair da versão mobile