Clássicos da Literatura Disney Vol. 24 combina perfeitamente com a semana de Halloween!

Fico até triste quando penso que depois do lançamento de Clássicos da Literatura Disney desta semana restam apenas mais seis edições para o fim da coleção. Justo agora que a seleção de histórias e qualidade dos temas começam a ter uma qualidade muito superior a primeira fase da coleção. Até agora, Sherlock Holmes, James Bond e Senhor dos Anéis, todos foram excelentes volumes com excelentes histórias e cuidado editoral. Esta semana, a qualidade se mantém, e é ainda mais bacana, pois como todos sabem neste final de semana se comemora o Dia das Bruxas, culturalmente no Brasil não é uma tada muito festejava, mas ainda assim, alguns canais de TV por aqui celebram a data, o que não a faz passar em branco. Por tanto, Clássicos da Literatura Disney desta semana tem a temática baseada em grandes clássicos da literatura do horror: O Médico e o Monstro, Frankstein e Drácula! Sacada genial da Abril. Este volume apresenta três histórias inéditas e uma republicação, de uma história que saiu no Brasil uma única vez, em 1996.

* Mickey e Pateta em O Estranho Caso de Mickey Jéquil e Mister Mike (57 Páginas): Publicado por aqui uma única vez, na Almanaque Disney 302, está é a história de capa da edição. Baseada é claro, no clássico conto de O Médico e o Monstro. Mais uma história baseada na série italiana Máquina do Tempo. Roteiro de três grandes talentos italianos: Alessandro Bottero, Francesco Artibani e Silvano Caroti, com desenhos de Andrea Ferraris, que apresenta um lindo traço, com muitos detalhes, já que é uma história de época. No enredo, historiadores encontram uma carta de Robert Louis Stevenson, autor da clássica obra que dá base a história, e nela dá indícios de que o famoso romance foi escrito com base em fatos reais. Com isso os professores Zapotec e Marlin convidam Mickey e Pateta para viajar para Londres de 1886, e descobrir a verdade sobre o autor da obra. Mas algo dá errado e o resto só lendo a história para não estragar a surpresa. Tenho essa história na minha coleção e é realmente muito bem estruturada no roteiro, e faz uma bela homenagem ao conto original.

* Donald em O Estranho Caso do Doutor Jekyll e Mister Hyde (22 páginas): Baseado na mesma obra literária da história acima, porém desta vez a versão com os patos da Disney. O traço da HQ é mais sombrio do que o colorido da versão do Mickey, e desta vez é o Donald quem vai sofrer os efeitos do conto. História produzida em 1984 e que permanecia inédita aqui no Brasil até então. Vale por isso, mas para os fãs da linha Carl Barks, a história possivelmente deve acabar sendo a favorita do volume.

* Superpato e Mocergo Vermelho em Duelo Titânico (15 páginas): Caraca! Dois grandes super-heróis do mundo Disney juntos novamente numa aventura. Isso é tão raro de acontecer, ainda mais na Itália, onde o Peninha não aparece muito como Morcego Vermelho, alias por lá, o alter-ego heróico do Peninha sechama Paper Bat. É tão estranho. Na história temos referência ao clássico Frankstein, mas como ela é curtinha não vou dizer mais nada. O que é muito estranho e aposto que vai ter gente reclamando é sobre o traço. O desenhista Giuseppe Ferrario fez uma arte muito estranha para esta história, fugindo muito do padrão italiano. Não que tenha ficado feio, mas leva-se algum tempo até se acostumar com os desenhos.

* Donald em Aventura na Transilvânia (33 páginas): Provavelmente a história mais charmosa do volume, tem um ar de clássico e com os excelentes desenhos de Massimo de Vita, que depois de Giorgio Cavazzano, é o meu mestre Disney favorito. Ele é da velha guarda da Disney Itália que continua na ativa até os dias de hoje. E não faz o menor sentido para este clássico ter permanecido inédito no Brasil até hoje, pois é uma ótima história de vampiros, aqui homenageando a literatura com Drácula. A história ainda conta com a participação da Maga Patalógica, Tio Patinhas e dos Metralhas. História de 1986.

Ótimo volume, chega numa data totalmente oportuna para o tema, já que as edições de outubro não comemoraram muito o Halloween e a seleção de histórias continuar muito melhor do que na primeira fase, com histórias mais recentes, que possuem um tratamente melhor com roteiros e desenhos. Fico satisfeito também por a Abril não estar insistindo muito em republicar material, mas em trazer coisas novas, aproveitando o espaço que a coleção permite. E putz… só mais seis volumes? Sem esperanças de mais uma 3ª fase para a coleção? Será?

Próxima Semana: Os Contos de Edgar Allan Poe!

[nggallery id=346]

Sair da versão mobile