Clássicos da Literatura Disney Vol. 24 combina perfeitamente com a semana de Halloween!

Fico até triste quando penso que depois do lançamento de Clássicos da Literatura Disney desta semana restam apenas mais seis edições para o fim da coleção. Justo agora que a seleção de histórias e qualidade dos temas começam a ter uma qualidade muito superior a primeira fase da coleção. Até agora, Sherlock Holmes, James Bond e Senhor dos Anéis, todos foram excelentes volumes com excelentes histórias e cuidado editoral. Esta semana, a qualidade se mantém, e é ainda mais bacana, pois como todos sabem neste final de semana se comemora o Dia das Bruxas, culturalmente no Brasil não é uma tada muito festejava, mas ainda assim, alguns canais de TV por aqui celebram a data, o que não a faz passar em branco. Por tanto, Clássicos da Literatura Disney desta semana tem a temática baseada em grandes clássicos da literatura do horror: O Médico e o Monstro, Frankstein e Drácula! Sacada genial da Abril. Este volume apresenta três histórias inéditas e uma republicação, de uma história que saiu no Brasil uma única vez, em 1996.

* Mickey e Pateta em O Estranho Caso de Mickey Jéquil e Mister Mike (57 Páginas): Publicado por aqui uma única vez, na Almanaque Disney 302, está é a história de capa da edição. Baseada é claro, no clássico conto de O Médico e o Monstro. Mais uma história baseada na série italiana Máquina do Tempo. Roteiro de três grandes talentos italianos: Alessandro Bottero, Francesco Artibani e Silvano Caroti, com desenhos de Andrea Ferraris, que apresenta um lindo traço, com muitos detalhes, já que é uma história de época. No enredo, historiadores encontram uma carta de Robert Louis Stevenson, autor da clássica obra que dá base a história, e nela dá indícios de que o famoso romance foi escrito com base em fatos reais. Com isso os professores Zapotec e Marlin convidam Mickey e Pateta para viajar para Londres de 1886, e descobrir a verdade sobre o autor da obra. Mas algo dá errado e o resto só lendo a história para não estragar a surpresa. Tenho essa história na minha coleção e é realmente muito bem estruturada no roteiro, e faz uma bela homenagem ao conto original.

* Donald em O Estranho Caso do Doutor Jekyll e Mister Hyde (22 páginas): Baseado na mesma obra literária da história acima, porém desta vez a versão com os patos da Disney. O traço da HQ é mais sombrio do que o colorido da versão do Mickey, e desta vez é o Donald quem vai sofrer os efeitos do conto. História produzida em 1984 e que permanecia inédita aqui no Brasil até então. Vale por isso, mas para os fãs da linha Carl Barks, a história possivelmente deve acabar sendo a favorita do volume.

* Superpato e Mocergo Vermelho em Duelo Titânico (15 páginas): Caraca! Dois grandes super-heróis do mundo Disney juntos novamente numa aventura. Isso é tão raro de acontecer, ainda mais na Itália, onde o Peninha não aparece muito como Morcego Vermelho, alias por lá, o alter-ego heróico do Peninha sechama Paper Bat. É tão estranho. Na história temos referência ao clássico Frankstein, mas como ela é curtinha não vou dizer mais nada. O que é muito estranho e aposto que vai ter gente reclamando é sobre o traço. O desenhista Giuseppe Ferrario fez uma arte muito estranha para esta história, fugindo muito do padrão italiano. Não que tenha ficado feio, mas leva-se algum tempo até se acostumar com os desenhos.

* Donald em Aventura na Transilvânia (33 páginas): Provavelmente a história mais charmosa do volume, tem um ar de clássico e com os excelentes desenhos de Massimo de Vita, que depois de Giorgio Cavazzano, é o meu mestre Disney favorito. Ele é da velha guarda da Disney Itália que continua na ativa até os dias de hoje. E não faz o menor sentido para este clássico ter permanecido inédito no Brasil até hoje, pois é uma ótima história de vampiros, aqui homenageando a literatura com Drácula. A história ainda conta com a participação da Maga Patalógica, Tio Patinhas e dos Metralhas. História de 1986.

Ótimo volume, chega numa data totalmente oportuna para o tema, já que as edições de outubro não comemoraram muito o Halloween e a seleção de histórias continuar muito melhor do que na primeira fase, com histórias mais recentes, que possuem um tratamente melhor com roteiros e desenhos. Fico satisfeito também por a Abril não estar insistindo muito em republicar material, mas em trazer coisas novas, aproveitando o espaço que a coleção permite. E putz… só mais seis volumes? Sem esperanças de mais uma 3ª fase para a coleção? Será?

Próxima Semana: Os Contos de Edgar Allan Poe!

[nggallery id=346]

Isso também pode lhe interessar

7 Comentários

  1. Cara, fico vendo os posts aqui sobre a coleção.. e lamento não ter conhecido o blog antes. Não consegui pegar do começo, e quando descobri sobre a Clássicos da Literatura Disney, já tava bem avançada, por isso, não comprei. Uma pena, acho que ficaria ótima na minha estante =( E como sou estudante e não ganho mesada, o preço semanal tava suave pra mim ._.

    Enfim, parabéns pelo post. Sempre leio aqui e fico empolgada… e com um pouquinho de inveja também =P

    1. N mas quando isso acontece, eu sempre recomendo, compre de onde está a coleção… depois disso vc se preocupa em correr atrás dos números anteriores, quer uma dica? A própria Abril vende os volumes anteriores para quem perdeu, basta fazer um contato com eles aqui:
      http://twitter.com/#!/abril_jovem
      Dias atrás estavam até sorteando no twitter um pacote com todos os volumes lançados… vale a pena ficar de olho e ir comprando o que vc achar em bancas… se vc for de banca em banca, é capaz até de achar uns 5 volumes pra trás… abraços!

      1. Obrigada pela dica, vou dar uma olhada nas bancas que conheço e ver se acho alguma coisa. Achei essa coleção fantástica, quero mesmo ter na minha estante e vou fazer o máximo possível pra isso. ^^

        Novamente, parabéns pelo post.

    2. Thiago é nosso especialista Disney! hehe
      Eu tento seguir ele, mas é impos´viel!

      Tenho o privilégio de receber dicas de autores nos bastidores pelo menos! hehe
      Eu su fã mesmo é dos Patos. Curto os outros, mas, Patos em geral, Donald, Patinhas etc para mim são a essência da coisa toda…

      Essa coleção é boa porque reúne de tudo um pouco e é uma introdução para quem não é tõ fiel, digamos assim, e um prato cheio para colecionadores!

      Me orgulho de estar aqui e de ter sido nacional – senão, n teria a mesma oportunidade..!

      1. Sou colecionador de quadrinhos Disney há mais de uma década, não sou tão antigo assim, mas realmente eu tenho uma boa formação de histórias, personagens e grandes momentos dos últimos anos. 🙂

        Sei que por causa de onde vc mora Pedro, nem sempre as revistas chegam, isso deve ser uma porcaria mesmo, mas tudo indica que este cenário está mudando. Agora em novembro por exemplo, deve entrar em vigor o sistema de assinatura para quadrinhos disney, que já está desativado a mais de 10 anos, isso vai permitir ao menos que leitores como vc possam assinar e receber no mesmo tmepo em que elas chegam em banca, as revistas mensais e regulares. Já é uma começo para poder sobreviver a distribuição setorial.

  2. é impressionante mesmo o conhecimento do T_Thiago sobre quadrinhos disney!
    eu tenho um amigo que é super fã das animações,mas dos quadrinhos não muito.

    sobre a coleção,essa nova fase esta incrivel! mas estou curioso é com os cinco ultimos volumes que sofreram alterações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.