Clássicos da Literatura Disney #25 desta semana tem Mickey em série inédita e completa! [Edgar Allan Poe]

Adoro quando são publicado no Brasil séries nos quadrinhos Disney. Elas fogem um pouco da proposta original das histórias convencionais e sempre trazem um universo diferente para suas tramas. Uma das que mais me recordo na adolescencia é Era uma Vez na América, publicado nos anos 90, que narrava um pouco da história dos Estados Unidos. Pena que nem todas foram publicadas por aqui e até hoje algumas permaneçam inéditas. Uma que anda fazendo muito sucesso hoje em dia é Donald Duplo, que deve voltar num especial no Brasil em 2011. Claro que existem outras séries que são quase eternas, e por isso, não precisam ser publicadas cronologicamente, como é o caso de Máquina do Tempo, que aparece com frequencia nesta coleção, ou Donald Menino, que mostra a infância do Donald no sítio da Vovó Donald, que não é muito apreciada aqui no Brasil pelos adoradores do traço de Barks, mas faz muito sucesso na Itália. Mas tem muita coisa que permanece inédito no Brasil até hoje. Quer um exemplo? Mickey e Os Senhores da Galáxia, que é composta por 4 grandes histórias. Outro exemplo bacana é Elementar Peninha, que trás o adorável personagem atuando com Ranfrei Bogar, um personagem que poucos conhecem por aqui (mas existe desde 1983), onde ambos abrem uma agência de Detetives. Essa série teve algumas publicadas por aqui nos anos 90 e eram sempre muito engraçadas na minha opinião.

Enfim, esta semana temos um volume inteirinho da coleção Clássicos da Literatura Disney dedicado a outra série dos anos 90 que permanecia inédita no Brasil até agora, no original, a série se chama “I racconti di Edgar Allan Top“, e agora, oficialmente traduzida, ficou como Os Contos de Edgar Allan Mouse. São 4 histórias baseadas nos livros de Edgar Allan Poe, cada uma com sua própria trama. Nenhuma delas chegaram a ser publicadas no Brasil. Felizmente, por ser apenas 4 histórias, a Editora Abril conseguiu encaixar perfeitamente todas num único volume de CLD.

As histórias são: A Casa do Fantasma Distraído, O Mistério da Rua Ratorgue, O Escaravelho de Ouro e A Carta Oculta. Interessante que as 4 histórias foram roteirizadas por uma mesma pessoa, Mario Volta. Um roteirista da Disney que o Inducks lista não muita coisa, mas que tem trabalhos desde 1992 até 2003 por lá. Pouquíssimos trabalhos do mesmo sairam no Brasil. Esta série mesmo de Edgar Allan Mouse, foi publicada originalmente na Itália entre 1993 a 1995, 3 anos para que fossem feita estas 4 histórinhas, para se ter uma idéia como elas não costuma sair juntas lá fora. Curiosamente, anteontem, estava “brincando” no Inducks e achei uma história chamada “Topolino e i dolci segreti di Twin Pipps” que é deste mesmo roteirista e trata-se de uma paródia da famosa obra, do cineasta David K. Lynch, Twin Peaks feita em 1992 e que também permanece inédita no Brasil até hoje. Mandei e-mail ao editor Paulo Maffia sugerindo a publicação dessa história futuramente por aqui, mas sinceramente, eu mando tanta sugestão pra ele quase toda semana, que sei que 90% delas nunca vão chegar a ser publicado nas revistas por falta de espaço nas mesmas. Uma pena.

E termino o post por aqui. Abaixo a galeria de fotos do volume e na próxima semana: O Grande Motim. Está rolando um rumor na internet que devido as mudanças de última hora nos últimos volumes da coleção (lembra que comentamos sobre isso?), é possível que o volume 26 atrase algumas semanas. Como não vi qualquer confirmação da Abril sobre o assunto e como no volume desta semana consta os dizeres “Próxima Semana” ao mencionar o volume 26, fico na esperança que não haja qualquer atraso. Mas se houver, na semana que vem saberemos e confirmarei aqui no blog.

[nggallery id=359]

Sair da versão mobile