Clássicos da Literatura Disney #25 desta semana tem Mickey em série inédita e completa! [Edgar Allan Poe]

Adoro quando são publicado no Brasil séries nos quadrinhos Disney. Elas fogem um pouco da proposta original das histórias convencionais e sempre trazem um universo diferente para suas tramas. Uma das que mais me recordo na adolescencia é Era uma Vez na América, publicado nos anos 90, que narrava um pouco da história dos Estados Unidos. Pena que nem todas foram publicadas por aqui e até hoje algumas permaneçam inéditas. Uma que anda fazendo muito sucesso hoje em dia é Donald Duplo, que deve voltar num especial no Brasil em 2011. Claro que existem outras séries que são quase eternas, e por isso, não precisam ser publicadas cronologicamente, como é o caso de Máquina do Tempo, que aparece com frequencia nesta coleção, ou Donald Menino, que mostra a infância do Donald no sítio da Vovó Donald, que não é muito apreciada aqui no Brasil pelos adoradores do traço de Barks, mas faz muito sucesso na Itália. Mas tem muita coisa que permanece inédito no Brasil até hoje. Quer um exemplo? Mickey e Os Senhores da Galáxia, que é composta por 4 grandes histórias. Outro exemplo bacana é Elementar Peninha, que trás o adorável personagem atuando com Ranfrei Bogar, um personagem que poucos conhecem por aqui (mas existe desde 1983), onde ambos abrem uma agência de Detetives. Essa série teve algumas publicadas por aqui nos anos 90 e eram sempre muito engraçadas na minha opinião.

Enfim, esta semana temos um volume inteirinho da coleção Clássicos da Literatura Disney dedicado a outra série dos anos 90 que permanecia inédita no Brasil até agora, no original, a série se chama “I racconti di Edgar Allan Top“, e agora, oficialmente traduzida, ficou como Os Contos de Edgar Allan Mouse. São 4 histórias baseadas nos livros de Edgar Allan Poe, cada uma com sua própria trama. Nenhuma delas chegaram a ser publicadas no Brasil. Felizmente, por ser apenas 4 histórias, a Editora Abril conseguiu encaixar perfeitamente todas num único volume de CLD.

As histórias são: A Casa do Fantasma Distraído, O Mistério da Rua Ratorgue, O Escaravelho de Ouro e A Carta Oculta. Interessante que as 4 histórias foram roteirizadas por uma mesma pessoa, Mario Volta. Um roteirista da Disney que o Inducks lista não muita coisa, mas que tem trabalhos desde 1992 até 2003 por lá. Pouquíssimos trabalhos do mesmo sairam no Brasil. Esta série mesmo de Edgar Allan Mouse, foi publicada originalmente na Itália entre 1993 a 1995, 3 anos para que fossem feita estas 4 histórinhas, para se ter uma idéia como elas não costuma sair juntas lá fora. Curiosamente, anteontem, estava “brincando” no Inducks e achei uma história chamada “Topolino e i dolci segreti di Twin Pipps” que é deste mesmo roteirista e trata-se de uma paródia da famosa obra, do cineasta David K. Lynch, Twin Peaks feita em 1992 e que também permanece inédita no Brasil até hoje. Mandei e-mail ao editor Paulo Maffia sugerindo a publicação dessa história futuramente por aqui, mas sinceramente, eu mando tanta sugestão pra ele quase toda semana, que sei que 90% delas nunca vão chegar a ser publicado nas revistas por falta de espaço nas mesmas. Uma pena.

E termino o post por aqui. Abaixo a galeria de fotos do volume e na próxima semana: O Grande Motim. Está rolando um rumor na internet que devido as mudanças de última hora nos últimos volumes da coleção (lembra que comentamos sobre isso?), é possível que o volume 26 atrase algumas semanas. Como não vi qualquer confirmação da Abril sobre o assunto e como no volume desta semana consta os dizeres “Próxima Semana” ao mencionar o volume 26, fico na esperança que não haja qualquer atraso. Mas se houver, na semana que vem saberemos e confirmarei aqui no blog.

[nggallery id=359]

Isso também pode lhe interessar

19 Comentários

  1. Olá Thiago ^^
    Eu estou interessado na coleção porém infelizmente as primeiras edições já estão mais difíceis de se encontrar então gostaria de saber se você, sabe algum site confiável em que eu possa comprar pelo menos as seis primeiras.

    Att, Pazzur

    1. Eu já recomendo adquirir os volumes faltantes direto na Editora Abril, que vem se empenhando para prestar esse tipo de serviço ao leitor brasileiro. Basta fazer contato através do abriljovem@atleitor.com.br

      Outra possibilidade é a compra de alguns números na loja da Abril: http://www.lojaabril.com.br/busca/resultado_busca.asp?acao=busca&busca=cl%E1ssicos+da+literatura+Disney&sel_busca=Todo&imageField.x=0&imageField.y=0

      Mas o que não tiver lá, o melhor é fazer o contato por e-mail.

      1. Obrigado aos dois pelas dicas. Realmente estou interessado na coleção e quero conseguir todas as edições que ainda não tenho o mais rápido possível pois gosto muito das produções Disney (menos essas coisas teen produzidas atualmente que eu mesmo que como adolescente não curto, mas deixa isso pra lá se não vou sair mais ainda do assunto do post).

        Mais um vez vlw aos dois =D

  2. Paulo Maffia da Abril acabou de me confirmar o que já vinha rolando. Os próximos volumes são mesmo atrasar por problemas tecnicos (certamente foi o veto da Disney nos ultimos 5 volumes que obrigaram a Abril a mudar os temas). os proximos volumes saem:

    Edição 26 – 23/11
    Edição 27 – 30/11
    Edição 28 – 21/12
    Edição 29 – 23/12
    Edição 30 – 28/12

    * Volume 28 e 29 saindo na mesma semana.
    ** Volume 30 com tema natalino saindo depois do natal. 🙁

  3. Mais tarde farei um post no Portallos sobre isso… mas para quem fica chorando que as revistinhas não chegam na data certa… cof, pedro, cof,… finalmente foi disponibilizado a opção de assinatura!!

    http://www.assineabril.com.br/assinar/revista-quadrinhos-disney/?campanha=2Q21&id=menucombo

    Galera do Norte e Nordeste não precisa mais ficar meses e meses atrasados esperando a revista chegar! Mickey, Pato Donald, Tio Patinhas e Zé Carioca!

    Assinarei por 2 anos! Show!

  4. Eu achava que a n° 25 seria a última edição oO Porque primeiramente seriam mais 10, depois diminuiu pra 5… e agora voltou pra 10 de novo(edições extras)?

    1. Sempre foram 10 edições extras Gabriel… nunca se reduziu para 5…o que houve foi uma troca dos temas das ultimas 5 edições por um veto da Disney… só isso… o que por consequencia, acabou atrasando as ultimas edições.

        1. Não é sobre isso que estamos falando Cesar, estou me referindo a fase de volumes extras e não em relação a quantidade da coleção espanhola… a nossa coleção tinha previsão de 20 desde o começo, e depois ganhou mais 10 volumes extras… é disso que o Gabriel está se referindo e não aos 40 volumes espanhois. Alias o Maffia já havia comentado que os espanhois fugiram um pouco da proposta de alguns volumes e que nem eram literarios, então por isso, alguns acabaram sendo suprimidos por aqui. valeu 🙂

          1. Thiago, houve sim isso que o amigo falou. Iriam ser só 20, depois a tendência é que fosse mais 10 extras o PG chegou a falar em mais 20 volumes), ai se anunciou (OFICIALMENTE acho) que seriam apenas 5 extras, e ai ampliou pra 10 extras… ufa…

          2. Thiago, houve sim isso que o amigo falou. Iriam ser só 20, depois a tendência é que fosse mais 10 extras o PG chegou a falar em mais 20 volumes), ai se anunciou (OFICIALMENTE acho) que seriam apenas 5 extras, e ai ampliou pra 10 extras… ufa…

      1. Eu descobri porque eu havia me confundido. Na contra-capa das últimas edições tem retângulo extra como se fosse um anexo mostrando quais seriam as próximas edições. E dentro desse retângulo não tem todas as 10 edições, tem apenas 5 (não caberiam todas) e por isso achei que seriam apenas mais cinco mesmo.

          1. Eu acho que vai “resetar” aquele retângulo e no lugar das 5 primeiras edições extras que nele estavam, viriam as últimas 5 também extras.

          2. Eu acho que vai “resetar” aquele retângulo e no lugar das 5 primeiras edições extras que nele estavam, viriam as últimas 5 também extras.

      2. Eu descobri porque eu havia me confundido. Na contra-capa das últimas edições tem retângulo extra como se fosse um anexo mostrando quais seriam as próximas edições. E dentro desse retângulo não tem todas as 10 edições, tem apenas 5 (não caberiam todas) e por isso achei que seriam apenas mais cinco mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.