Scott Pilgrim: mais romance, mas sem perder a ação e as maluquices de sempre! [Vol.02] [MdQ]

O coitado do Scott continua sua luta contra os ex-namorados do mal da sua atual namorada Ramona Flowers no Volume 02 da coleção Scott Pilgrim Contra o Mundo, do canadense Bryan Lee O’Malley.

Lembrando que o nome “Contra O Mundo”, que consta nas edições brasileiras e uma adaptação, acredito eu, para pegar o possível público que o filme deveria ter tido (entenderam? XD).  E aí, meio que descaracterizou a ideia original da edição gringa – original, que é dividida assim: Scott Pilgrim’s Precious Little Life, Scott Pilgrim vs. the World, Scott Pilgrim & the Infinite Sadness, Scott Pilgrim Gets It Together, Scott Pilgrim vs. the Universe e Scott Pilgrim’s Finest Hour.

E agora, relembrando (para quem conferiu o MdQ do Volume 01) que no Brasil, as seis edições gringas foram compiladas em três edições, com mais páginas e todos chamados de “Contra o Mundo” (só para deixar claro mesmo o que eu quis dizer).

Com isso, perdemos uma coleção bem bonita, com capas diferentes, artes dferentes e até mesmo diagramação diferente. A edição brasileira não é de todo mal, mas, perde nesses detalhes – embora tenhamos que considerar que o mercado de quadrinho nacional é beeem diferente do amerciano, tem potencial de vnda, em público alvo, etc. Portanto, é totalmente justificável que a coleção foi adaptada em três edições, com preço maior em cada edição, do que edições menores.

Mas, vamos falar mesmo do Volume 02 e todas as suas maluquices, referências sensacionais e uma página que aparece diálogo cortado na edição brasileira! Ainda postei uma galeria de imagens, um link com um Pdf de alguma spáginas.

E não se preocupem com spoilers diretos, não conto nada do que acontece. Mas, se você quer ficar em total supresa, se tem alergia a qualquer coisinha do tipo: “tem um momento que é super legal”, então, fique fora dessa – leia e volte para comentar! Se não é assim, acho que vai curtir o post!


Vale começar dizendo que essa edição é muito mais romântica que a outra! Alguns dramas básicos de relacionamentos, relacionamentos antigos que reaparecem, e, por fim esse é o volume que você descobre porque diabos Scott é tão cismado com a Envy Adams, a ex-namorada do Scott!

É uma história legal, bem contada, divertida para caramba e, ao mesmo, ouso dizer, até tocante, sabe? Cheia de corações partidos e despedaçados e depois juntados novamente!

Eu disse no começo que Scott é um coitado que ainda enfrenta os ex-namorados superpoderosos da atual Ramona. Bom, ele não é bem um coitado: poucas pessoas com a idade dele (23 anos) conseguem viver de forma tão desligada, tão abusrdamente traquila, à frente de um vídeo game, com uma namorada legal e outras opções de namoro tão legais quanto… Às vezes eu queria ser um coitado assim. XD

Porém, no Volume 02, Scott Pilgrim não fica tão despreocuapdo, embora sua sorte e os contatos dos amigos (as possíveis indicações) salvem sua pela.

A verdade é que, é quase impossível eu falar com vocês dessa edição somente de forma conceitual, somente falando do que pode acotnecer, sem dizer como acontece, para não estragar surpresas. Então, vai um resumão, dos motivos que você tem que ler essa revista:

01 – As referências nerds continuam fortíssimas: dos games super clássicos aos RPGs;

02- A música da banda do Scott, Sex Bob-OMB, fica mais “alta” e mais louca, digamos assim!;

03- O roteiro continua totalmente sem noção: vai, volta, vai de novo, volta de novo – cheio de flash backs e opções diferentes de contar uma história simples, mas que, ao mesmo tempo prende o leitor;

04- Knives Chau, a garotinha que Scott namora no começo de tudo fica encantadora! A história paralela com ela é muito legal e complementa a revista – que, dessa forma, nunca fica massante. É como um roteiro de série americana, sabe? Sempre conta duas histórias ao mesmo tempo, com cenas rápidas… É por aí;

05- Scott Pilgrim fica menos “coitado” – se é que me entendem;

06- Batalhas de bandas, poderes da mente e polícia muito louca vão deixar você entusiasmado!;

07- Personagens novos são incluídos. A revista fica ainda mais “sexy”;

08- Poucas vezes vi uma HQ tão light e ao mesmo tão bem definida – todo  mundo tem uma personalidade forte, marcante e você sabe como é cada um, parecem pessoas de seu convívio, sabe?;

09- Juntando tudo isso listado acima, não tem como não gostar. Aliás, assim, você pode até não gostar, mas é impossível de dizer que é ruim.

Agora, algumas ressalvas: Bryam Lee O’Malley tem uma arte legal, mas às vezes, confusa. Você tem que prestar bem atenção para não se confundir sobre qual personagem é aquele – o desenho é parecido, as pessoas se parecem bastante e fica tudo muito parecido. Se estiver com sono e tal, não leia! (acho que foi o meu caso!).

Sobre a edição brasileira; tem papel legal, capa legal. Pena que as folhas são presas naquele sistema que à medida que você vai lendo, se não tomar muito cuidado, fica aquela “estria” atrás, sabe?

Mas, tem também uma grande bomba: tem uma página mal cortada, prejudicando até mesmo um diálogo e a noção da cena! Aí é impredoável, rídiculo mesmo.

A editora Companhia das Letras ainda não anunciou quando será lançado o volume 03 – e final, dessa coleção e devo confessar que esotu esperando ansiosamente!
Espero que também curta!

Sair da versão mobile