Scott Pilgrim: mais romance, mas sem perder a ação e as maluquices de sempre! [Vol.02] [MdQ]

O coitado do Scott continua sua luta contra os ex-namorados do mal da sua atual namorada Ramona Flowers no Volume 02 da coleção Scott Pilgrim Contra o Mundo, do canadense Bryan Lee O’Malley.

Lembrando que o nome “Contra O Mundo”, que consta nas edições brasileiras e uma adaptação, acredito eu, para pegar o possível público que o filme deveria ter tido (entenderam? XD).  E aí, meio que descaracterizou a ideia original da edição gringa – original, que é dividida assim: Scott Pilgrim’s Precious Little Life, Scott Pilgrim vs. the World, Scott Pilgrim & the Infinite Sadness, Scott Pilgrim Gets It Together, Scott Pilgrim vs. the Universe e Scott Pilgrim’s Finest Hour.

E agora, relembrando (para quem conferiu o MdQ do Volume 01) que no Brasil, as seis edições gringas foram compiladas em três edições, com mais páginas e todos chamados de “Contra o Mundo” (só para deixar claro mesmo o que eu quis dizer).

Com isso, perdemos uma coleção bem bonita, com capas diferentes, artes dferentes e até mesmo diagramação diferente. A edição brasileira não é de todo mal, mas, perde nesses detalhes – embora tenhamos que considerar que o mercado de quadrinho nacional é beeem diferente do amerciano, tem potencial de vnda, em público alvo, etc. Portanto, é totalmente justificável que a coleção foi adaptada em três edições, com preço maior em cada edição, do que edições menores.

Mas, vamos falar mesmo do Volume 02 e todas as suas maluquices, referências sensacionais e uma página que aparece diálogo cortado na edição brasileira! Ainda postei uma galeria de imagens, um link com um Pdf de alguma spáginas.

E não se preocupem com spoilers diretos, não conto nada do que acontece. Mas, se você quer ficar em total supresa, se tem alergia a qualquer coisinha do tipo: “tem um momento que é super legal”, então, fique fora dessa – leia e volte para comentar! Se não é assim, acho que vai curtir o post!


Vale começar dizendo que essa edição é muito mais romântica que a outra! Alguns dramas básicos de relacionamentos, relacionamentos antigos que reaparecem, e, por fim esse é o volume que você descobre porque diabos Scott é tão cismado com a Envy Adams, a ex-namorada do Scott!

É uma história legal, bem contada, divertida para caramba e, ao mesmo, ouso dizer, até tocante, sabe? Cheia de corações partidos e despedaçados e depois juntados novamente!

Eu disse no começo que Scott é um coitado que ainda enfrenta os ex-namorados superpoderosos da atual Ramona. Bom, ele não é bem um coitado: poucas pessoas com a idade dele (23 anos) conseguem viver de forma tão desligada, tão abusrdamente traquila, à frente de um vídeo game, com uma namorada legal e outras opções de namoro tão legais quanto… Às vezes eu queria ser um coitado assim. XD

Porém, no Volume 02, Scott Pilgrim não fica tão despreocuapdo, embora sua sorte e os contatos dos amigos (as possíveis indicações) salvem sua pela.

A verdade é que, é quase impossível eu falar com vocês dessa edição somente de forma conceitual, somente falando do que pode acotnecer, sem dizer como acontece, para não estragar surpresas. Então, vai um resumão, dos motivos que você tem que ler essa revista:

01 – As referências nerds continuam fortíssimas: dos games super clássicos aos RPGs;

02- A música da banda do Scott, Sex Bob-OMB, fica mais “alta” e mais louca, digamos assim!;

03- O roteiro continua totalmente sem noção: vai, volta, vai de novo, volta de novo – cheio de flash backs e opções diferentes de contar uma história simples, mas que, ao mesmo tempo prende o leitor;

04- Knives Chau, a garotinha que Scott namora no começo de tudo fica encantadora! A história paralela com ela é muito legal e complementa a revista – que, dessa forma, nunca fica massante. É como um roteiro de série americana, sabe? Sempre conta duas histórias ao mesmo tempo, com cenas rápidas… É por aí;

05- Scott Pilgrim fica menos “coitado” – se é que me entendem;

06- Batalhas de bandas, poderes da mente e polícia muito louca vão deixar você entusiasmado!;

07- Personagens novos são incluídos. A revista fica ainda mais “sexy”;

08- Poucas vezes vi uma HQ tão light e ao mesmo tão bem definida – todo  mundo tem uma personalidade forte, marcante e você sabe como é cada um, parecem pessoas de seu convívio, sabe?;

09- Juntando tudo isso listado acima, não tem como não gostar. Aliás, assim, você pode até não gostar, mas é impossível de dizer que é ruim.

Agora, algumas ressalvas: Bryam Lee O’Malley tem uma arte legal, mas às vezes, confusa. Você tem que prestar bem atenção para não se confundir sobre qual personagem é aquele – o desenho é parecido, as pessoas se parecem bastante e fica tudo muito parecido. Se estiver com sono e tal, não leia! (acho que foi o meu caso!).

Sobre a edição brasileira; tem papel legal, capa legal. Pena que as folhas são presas naquele sistema que à medida que você vai lendo, se não tomar muito cuidado, fica aquela “estria” atrás, sabe?

Mas, tem também uma grande bomba: tem uma página mal cortada, prejudicando até mesmo um diálogo e a noção da cena! Aí é impredoável, rídiculo mesmo.

A editora Companhia das Letras ainda não anunciou quando será lançado o volume 03 – e final, dessa coleção e devo confessar que esotu esperando ansiosamente!
Espero que também curta!

Isso também pode lhe interessar

14 Comentários

  1. Nada contra quem gosta, mas comecei a ler a HQ e achei um saco… fui ainda assim dar uma chance para o filme e achei PIOR ainda. Não gosto de universos e histórias sem uma lógica, uma coerência… infelizmente Scott Pilgrim e assim, e consequentemente odiei.

    1. O filme ouvi falar muito mal até agora…

      Sobre a revista, bom, ela é bem non sense mesmo.
      Eu gosto de histórias reais, personagens do cotidiado e tal…

      Mas, Scott Pilgrim foi uma excessão à minha regra.
      Não acho que é maravilhosa ou mesmo um clássico, sabe?

      É lgith, entretenimento levinho, levinho… Para passar o tempo!
      Mas, entendo perfeitamente o seu ponto de vista!
      Vai ver, estava de bom humor quano li! XD

      1. Boa resenha, Pedro. Mas acho que faltou mencionar o que eu achei o principal defeito da edição brasileira (e que atinge vários mangás daqui): as páginas coloridas na versão original ficaram em preto e branco na versão brasileira! Essa bela imagem colorida que você postou no post, do vol. 4 original e presente no vol. 2 brasileiro, do Scott e Ramona dentro do logo de Sonic 2, é preta e branca nessa edição brasileira, e isso tirou parte da beleza da imagem… Sobre o filme, Pedro, não sei de onde você viu críticas ruins… eu vi 95% de críticas boas ao filme e eu, que assisti, digo que foi uma ótima adaptação. Não excelente, mas ótima. É um filme praticamente tão “leve” quanto à HQ que o originou, fazendo dele, pra mim, um dos filmes mais divertidos do ano, sem dúvida. Talvez a “ressalva” fique para o fato de que quem leu a HQ vai curtir mais de que alguém que não leu. Mas enfim, eu recomendaria assistir. ^^Leonardo “Ikari Léo” Mendes,que percebeu que a loja virtual da Saraiva vende algumas edições americanas de Scott Pilgrim, e nem estão tão caras quanto poderiam… 😉

          1. Opa, de nada! =DAliás, creio que foi mais ou menos isso o que causou o “fracasso” do filme nos cinemas americanos, o fato de que ele é atrativo de verdade para quem leu a HQ. E, obviamente, SP não é tão mainstream quanto Marvel e DC, ou seja, nem todo mundo por lá leu, o que fez com que o interesse do público americano, quantitativamente falando, fosse mesmo pequeno. Some-se isso ao fato de que o filme funciona, de fato, para quem leu a HQ (quem não leu fica realmente perdido em algumas coisas e o filme perde pontos para esse público devido a isso – foi o que ocorreu com a minha esposa). Não é, como por exemplo, como um Homem de Ferro da vida, onde uma pessoa que nunca leu uma página da HQ original não terá dificuldades para entender.É aquela coisa, para mim, o filme tem nota 8 de 10. E os 2pontos perdidos foram apenas pelos pontos acima. Agora, se você leu a HQ, manda brasa que você vai curtir pacas. XDLeonardo “Ikari Léo” Mendes,que queria muito ter visto o filme nos cinemas, mas, como a Paramount BR não quis que fosse assim… recorreu a Paul Torrent mesmo. =P Mas a compra do Blu-Ray quando sair aqui é garantida! =D

      2. Eu não me incomodo com o fato de ter ex-namorados do mal e talz, o que me incomoda mesmo é que isso não tem QUALQUER explicação 😛 E tipo, do nada o Scott luta PACAS??? 😛

        1. Entendo perfeitamente. Você procura uma lógica dentro da própria incoerência da série.

          Eu realmente não procurei, deixei a liberdade do sujeito me cativar. Ela entrar naquelas dimensões atemporais e sem espaço, os vogans e tal, pessoas com poderes do nada no mundo comum – nada é explicado…

          Mas, a proposta é deixar tudo non sense, como se as coisas “simplesmetne fossem assim”, etnende o que eu quero dizer?

          Mas, coom falei mesmo, respeito de verdade sua opinião porque sou assim no dia a dia… Agora, não sei porque eu abri essa exceção para Scott Pilgrim…

          1. Scott Pilgrim é aquela coisa, “ame ou odeie”, por conta disso mesmo. Nada é explicado à beira da lógica. O autor foca mesmo em fazer uma história com diversas referências (games, animes, Toronto, música, etc.) que seja simplesmente… divertida. E quem vê por essa ótica, de não se preocupar com a lógica, se deixar pelo non-sense… acaba curtindo. E o contrário também acontece. ^^

            Mas isso é, como o Pedro disse, absolutamente normal.

            Leonardo “Ikari Léo” Mendes,
            que parou de assistir Duro de Matar 4.0 só pra entrar aqui na discussão mesmo. Acho que fiz bem. XD

        2. para você gostar dessa hq não pode ficar se prendendo a logica, nao tem que ser radical (desculpe o termo,mas eu acho que é isso), se você é mais radical em relação a esse tipo de coisa, acho que não deva realmente ler..

  2. Oras, não acho que precise de uma explicação. As coisas simplesmente são assim XD

    Ramona abre portais, Scott luta bagarái, Alucard é fodão (tá, Hellsing não tem nada a ver, eu sei)

    Mas é o tipo de coisa feito pra mostrar que lá esse tipo de coisa acontece, e é normal.

    O filme foi um dos melhores do ano (foi um custo achar uma maldita sala aqui em SP), e cada segundo foi precioso, emocionante e maravilhoso. Cada ruído, cada referência, cada diálogo ressoava como um gongo na minha cabeça. Até Seonfeld que eu detesto ficou legal na série XD

    O gibi é fabuloso, mas tirando o fato de as vezes a gente confundir um e outro, o fato do gibi ficar meio estragado atrás dependendo de quem a gente deixa manusear, as páginas preto e branco que deveriam ser coloridas, e o fato do gibi ser tão grosso que não dá pra apreciar certas cenas em sua plenitude (como a da imagem que abre o post).

    Filme 5 estrelas
    Gibi 5 estrelas e meia

  3. Eu adoro scott pilgrim, comprei o numero 1 e achei massa. Comprei o jogo e vi o filme, aí quanodo vi a volume 2 nem pensei 2x e tou achando um grande…..PÉ NO SACO!

    cara, a revista tá se resumindo só a namorico! coisa bem adolescente! fiquei decepcinado! achei o filme bem melhor nesse desenvolvimento. Um cara falou uma vez que scott era crepúsculo de nerd, eu só tinha lido o 1 discordei veementemente, mas agora que li o 1 eu estou começando a concordar com ele : (

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.