"Já cansei desse mangá…" [Buso Renkin Vol. 6] [MdQ]

Achei que não voltaria a fazer um MdQ de Buso Renkin desse tipo, mas infelizmente não tenho nada além de críticas pro sexto volume. Pode ser que eu esteja num “mau dia” e que isso tenha influenciado, o que não muda, porém, o fato de eu não ter gostado, então sendo os Mesa dos Quadrinhos basicamente opiniões pessoais… não vou considerar ruim escrevê-lo mesmo estando, talvez, influenciado por fatores externos. Haha, com essa introdução, alguém se anima a continuar?

Hum… é meio depressivo criticar Buso… porque eu vi potencial nele desde o início, mas vai sempre tudo do pior jeito possível. Me pergunto como o Watsuki conseguiu escrever Rurouni Kenshin, sinceramente. Não passei um MdQ desse mangá sem criticar alguma coisa, sempre batendo nas teclas de “falta de emoção” por eu não me sentir ligada aos personagens mesmo quando estão em momentos críticos, lendo quase que indiferente ao que vai acontecer, e das dificuldades do autor de desenhar as lutas (à exceção das de kendo).

Lendo o volume 6, parece que esse foi o pior até agora. Não posso nem dizer que “a parte da praia foi legal”, porque a história do umbigo da Tokiko foi mais pra estranha do que pra engraçada, e aliás, sumiram os momentos cômicos, que normalmente existem em abundância na série. Não gostei da luta do Kazuki com o Bravo e também não me interessei pela verdade sobre a victorização. Watsuki, apesar de mostrar que Kazuki e Tokiko se gostam, faz tudo de forma tão vazia, me incomoda realmente. Ela desesperada pra achá-lo no mar foi a parte mais convincente, acho que ficou boa até, mas no fim quando diz que morreria junto com ele pareceu tão banal, como se ele nem tivesse ouvido ou como se se dissesse essas coisas com a maior facilidade, ou sei lá… vazio mesmo, como eu disse. Não é como normalmente acontece comigo nesses momentos mais românticos que eu fico “ahhhh x3” e lendo de novo, tipo uma parte boa da história, pelo contrário, fico “nossa, que pena o jeito como foi feito =/”.

Vejo a intenção que o autor tem com as cenas que faz, mas fico triste por não sentir nadinha disso. Falando a verdade, um dos meus problemas em escrever os MdQs de Buso, digo, de avaliá-lo como mangá, é que eu não gosto dele. Só o que mantém minha vontade de lê-lo é a relação Kazuki x Tokiko, o Papillon e os (geralmente) inúmeros momentos engraçados em que racho de rir, porque nada mais me chama atenção. A amizade não transparece, os inimigos não colocam medo, a trama “por trás” não é interessante e não vou com a cara da maioria dos personagens, já que também os acho vazios, como que descartáveis. E sei que é uma visão bem extremista minha, porque nos comentários de alguns MdQs vem o pessoal defender ou simplesmente dizer que “não concordo, eu tô gostando bastante de Buso Renkin!”, e eu entendo que gosto é gosto.

O que mais tenho vontade de fazer é ver o animê agora. Só não faço isso porque decidi primeiro ler todo o mangá, o que só deve acontecer em junho, seguindo os lançamentos da JBC. Isso porque não me convenço de que essa história seja tão ruim quanto me parece ao lê-la, e tenho esperanças de que no animê as coisas fiquem melhores. Com as animações das lutas consertando os desenhos e com as dublagens talvez passando mais sentimento nas falas. Fora que acho a tradução de Buso excepcionalmente ruim, mesmo pra JBC. Totalmente artificial, quase como quando eu traduzia meus primeiros Iwata Asks pro Wii Brasil e as falas ficavam robóticas, porque é mesmo difícil adaptar linguagem falada. E até em Fairy Tail, que tem essa tradução forçadamente popular, achei que a editora fez um bom trabalho no fim das contas, mas com Buso… fico na dúvida se a apatia vem do roteiro original ou da forma como foi traduzido. Enfim, é uma coisa que vou fazer com certeza, e se o resultado da “experiência” for realmente o que espero que seja, haverá um post aqui pra comparar as duas mídias e – espero – recomendar o animê a quem leu o mangá. Até lá, vamos ver se prolongo meu sofrimento com o sétimo volume ou se ele vai ser bom como foram alguns até agora.

Opa, fiquei concentrada nas críticas e me esqueci de comentar os novos personagens. O Gouta é… bom, imagino que tenha sido inserido como rival do Kazuki quanto à Tokiko, mas só no próximo volume vai dar pra saber se formará um trio com eles ou se vai seguir sob as ordens do Bravo. Já os antigos companheiros deste, gostei (!) do visual do cara das chamas, pelo menos isso, hehe. Mas apareceram pouco também, só vou formar opinião mais pra frente. Assim sendo, fim.

Sair da versão mobile