Por que as publicações da imprensa jovem do Brasil não engrenam? Aliás, existe isso? [Reflexões]

Existe conteúdo de interesse jovem, de verdade, nos grandes meios de comunicação do Brasil?

Estava olhando nos principais meios de comunicação do país, as seções que eles chamam de teen, e que eu renomearia como “conteúdo jovem”, entretenimento, etc. Porque teen remete a algo mais Jonas Brothers do que o que conhecemos por juventude, atualmente.

Então, lendo as matérias especiais e notícias curtas desses portais e jornais impressos, constatei o que achava há muito tempo: a imprensa brasileira é capenga, defasada, com uma linguagem que tenta passar modernidade e, “por tentar”, acaba parecendo aquele tiozão que quer ser descolado…

Sem querer puxar a sardinha para o Portallos, mas, vejo, inclusive, grandes notícias que damos em primeira mão, em todas as áreas que cobrimos – quando falamos de séries, dos quadrinhos que lemos, dos livros, CDs, fimes, games, enfim, do que gostamos de falar aqui, trazemos o diferencial da opinião, como principal chamariz, mas, também, devo ressaltar a contemporaneidade de quem está escrevendo.

De forma mais clara: não tentamos dialogar com o nosso público, nós somos parte desse público e as coisas saem com naturalidade.

É impressionante, por exemplo, que o conteúdo de todos os meios que olhei se resumam a lançamentos pré-estabelecidos do mundo do entretenimento, ou seja: o que já seria divulgado em qualquer lugar, de qualquer forma. A grosso modo, o que seria “pago” para estar em qualquer lugar – sabe, quando tem aquele lançamento mundial e aí passa em todos os programs de TV, sai no jornal, etc? Então…

Lembro que dei a notícia do filme O Hobbit, que encontrei no comingsoon. Apenas 24h depois eu vi a mesma notícia no Omelete e só! Nenhum meio de comunicação de tradição do país sequer citou o assunto… O que me faz lamentar ainda mais em relação à minha constatação de que realmente só é veiculado o senso comum, parte de uma indústria maior. Eu noticiei o que já havia sido noticiado, por outro site. Aí, você vai dizer: “Pedro, você tá fazendo o mesmo que condena!”.

O fato é que as notícias vêm de fora, não tem jeito… Mas, você pode pegar uma notícia dessas e olhar em outras muitas fontes e fazer algo maior, com “seu toque pessoal” no meio. Assim, não fica só: “Saiu a data do filme O Hobbit”, mas dá para a gente conversar sobre o assunto, discutir o elenco, os motivos do atraso, enfim, colocar o conhecimento acumulado ali no meio.

Assim, é louvável o papel de nós blogueiros, que quase nunca ganhamos nada e ainda servimos de fonte para esses grandes meios que, sinceramente, são apenas adaptações do universo de informação, digamos assim, alternativo.

Como exemplo, o filme dos Cavaleiros do Zodíaco, que deve sair em 2012, em 3D! Sensacional (não falamos disso no Portallos, foi bem no dia do especial dos 3 anos, enfim). Mas, a versão online de um dos grandes jornais do país publicou… Sabem qual fonte confiável que eles usaram? Os blogues www.jbox.com.brwww.cavzodiaco.com.br. Aliás, quando fui me embrenhar pelo resto do conteúdo, percebi que tudo o que era de inovador para o interesse juvenil advinha de fontes, outrora consideradas não confiáveis, dentro do próprio jornalismo!

Afinal, qual a garantia de apuração de qualquer blog, que são comandados por “apenas” adolescentes ou pessoas que nem se formaram em jornalismo, oras! (espero que tenham entendido o sarcasmo).

É triste ver que é um conteúdo caquético, velinho, senil, comandado pelos pagamentos de jabás para divulgação do CD do momento, do filme do momento ou do artista do momento (claro que temos exceções e não acuso nenhum meio especificamente, porque seria algo muito grave a fazer, sem provas).

É chocante ver que eles sabem que estão perdendo espaço para um milhão de sites independentes que contam com pessoas muito mais ativas do que eles mesmo e nada façam para se reciclar! Apenas pegam as matérias alheias, citando-as e pronto!

Fico realmente encantado com Sofia (Dakini) e Antônio Carlos (Rackor) aqui do blog, que têm tão pouca idade, mas escrevem um português correto, claro, textos divertidos, informativos e, mais importante, de interesse do jovem que está do outro lado do computador – você!

Como exemplo a coluna TOC, do Rackor, que SEMPRE entra na nossa lista de mais acessada e comentada a cada semana.

E o que dizer de um guia do Oscar como esse que o Theo fez? Onde vocês encontraram um texto informativo e apaixonado como esse na internet? Eu vi apenas textos no modo lista, do jeito que diz: acompanhe se você já tem um conhecimetno prévio do assunto, caso não tenha, entenda somente esse basicão aí…

E o papel de construir algo melhor? De ter um texto mais didático do que feito às pressas para não se perder o tal prazo e sair em segundo lugar… De novo usando o exemplo do Theo – saiu o texto dele depois de muitos otruos sites terem falado no assunto, mas, qual foi o mais completo? Qual foi o mais twittado e retwitado? Qual repercutiu mais e ainda por cima informou?

Então pra quê a pressa em ser o primeiro, quando se pode fazer o melhor possível? Para o leitor!

Esse é o compromisso social da profissão, é o contrato tácito que assinamos quando nos formamos (falo isso de mim, não da galera que faz isso só pelo prazer de fazer mesmo).

Claro que estou falando aqui do tema entretenimento, um tema leve, digamos assim. Mas, isso se aplica a qualquer assunto, menos… menos o futebol! Esse conta com dezenas de programs em TODAS as emissoras, com horas e horas a fio debatendo, discutindo, reprisando, homenageando, enfim, auto promovendo uma das fontes de renda gigantescas das emissoras, jornais, rádios, do país.

A insistência de fazer o que se gosta, acima de tudo, é realmente a fonte de algo melhor. Quantos posts o Thiago fez sobre a Disney que não tiveram nem comentários no início? E veja como anda agora! Contatos legais com a Abril, acompanhando de perto essa revolução das publicações Disney do Brasil e sendo hoje um dos principais pontos de discussão sobre o assunto do país, porque não conheço texto com mais propriedade e carinho do que o do Thiago, quando o assunto é Disney.

Contudo, esse textão que fiz, é para dizer também que pretendo analisar aqui, junto a todos, meio por meio de comunicação jovem de grande circulação do país, revistas, cadernos em jornais impressos, nos sites, enfim, onde tiver algo pseudo teen, estarei lá, fazendo “mini monografias” sobre o assunto, para que você (e eu também) saiba onde estamos pisando!

Claro que tem coisa legal! Por isso, na semana que vem, começarei com uma coisa legal, para quebrar esse climão de tristeza que eu fiquei e passei para vocês agora, em primeira instância! rs, rs…

Espero que gostem e que opinem ajudem, indiquem façam parte disso!

Sair da versão mobile