HQs para celebrar a Páscoa em Pato Donald nº2393! [Prévia em Imagens] [Abril/2011]

Não gosta de edições temáticas? Não se preocupe, apesar da capa de Páscoa, e de 2 das 5 HQs contidas na edição de Abril do Pato Donald, a revista está sensacional! Grandes artistas de peso da atualidade e também da escola Barks marcam presença nesta edição.

Mas é páscoa, então entendo que a Editora Abril não queira deixar passar a data em branco. Então foi legal ter escolhido a revista do Donald desta vez para comemorar a data. A começar pela capa, que na verdade é um remake de uma capa usada em Almanaque Disney n° 178 de 1986! Foi feita aqui no Brasil mesmo, pelo desenhista Moacir Rodrigues Soares. Veja a original aí ao lado. Que diferença, não? A capa funciona como gag, mas na época da Almanaque Disney, provavelmente ela foi feita para a história que abre a edição chamada Margarida em Feliz Páscoa (no original italiano: Le uova pasquali), que pelo que dá para ver no Inducks, começa com a Margarida passando em frente a uma vitrine, com um enorme Ovo de Páscoa exposto.

Falando em capa, que tal dar uma olhada em 4 capas de páscoa, usadas quanto as duas histórias páscoalianas usadas nesta edição foram publicada lá fora? Capas com o Donald ao redor do mundo, publicadas no mês de páscoa, da esquerda para a direita: Alemanha (2010), Polônia (2010) e Noruega (2009 e 2010)! A capa com o Donald num carro feito de ovo de páscoa foi feita pelo Marco Rota, por isso o traço perculiar e de fácil reconhecimento. Bem que ela podia ter sido usada esse mês, não? Por sinal, as 4 capas são inéditas por aqui, segundo o Inducks. Então não se surpreenda se alguma for usada nos próximos anos.

Bem, quanto as duas histórias de Páscoa, O Salvador da Páscoa e A Melhor Páscoa de Todas, me parecem ótimas histórias, com o Donald armando confusão como sempre. Ambas as HQs foram desenhadas por Cèsar Ferioli Pelaez, que trabalha nos estúdios Disney desde a década de 80, tendo já produzido na Itália e França, além dos estúdios da Dinamarca. É dele os desenhos da história A Mente do Mancha, que saiu na Mickey de Salvador Dali e que foi muito elogiado pelos fãs do personagem. Acho bacana o artista desenhar tanto os patos quanto o rato, e o Mickey dele é muito bacana, ainda que seja com o visual clássico de shortinho e sem camisa. Um destas histórias, a última, também tem roteiro do casal Carol e Pat McGreal, que também produz tanto para o universo do Donald, quanto para o do Mickey, alias é deles o arco Millenium Orb (saiba mais aqui), que trará Donald e Mickey juntos numa mega história em Disney BIG #9!

Dando continuidade as atrações da edição, a revista ainda conta com uma história no traço de Daan Jippes, que conhecido como um dos herdeiros de Carl Barks. Jippes tem o hábito de redesenhar clássicos de Barks, o que não é este o caso, além de ter um traço muito parecido com o mestre. A história Você é Você?, tem como um foco maior na Margarida. Se ela tivesse uma revista solo, com certeza sairia nela, mas por sorte, a HQ cabe perfeitamente na revista do Donald também.

Mas para mim a maior atração desta edição é O Conde De Patocyzk do inigualável Marco Rota! Minha única tristeza é que a Editora Abril não utilizou a capa que o Rota fez para esta HQ, arte fenomenal, vejam ao lado! Talvez pudesse ter segurado essa história um pouquinho mais e ter publicado ela, e a capa, em outubro deste ano, no mês de dia das bruxas. Me pareceu uma oportunidade desperdiçada. Felizmente a HQ é nota 1000!! E fica aqui os meus votos para que as HQs do Rota ainda inéditas no Brasil, continuem marcando presença na revista do Pato.

E para a alegria de uns e tristeza de outros, este é o primeiro mês, depois de muito tempo, que a revista do Donald não tem uma história do William Van Horn. Eu, particularmente, estou agradecido, pois a superexposição do artista por aqui estava demais, nem eu estava aguentando mais o Van Horn roubando espaço na revista todos os meses, enquanto outros grandes mestres, como o Rota e o Jippes, estavam esquecidos. Só falta o Vicar retornar na revista do pato rabugento agora! Mas não tirem o Rota!! Deixem ele mais alguns meses, pois tem muito material de qualidade dele que precisa sair no Brasil!

Obs: Para quem perdeu, neste link a edição de abril do Mickey (n° 823) e neste link a edição de abril do Tio Patinhas (nº 549). Falta apenas divulgar por aqui a do Zé Carioca, o que devo fazer entre hoje e amanhã.

Após o continue, a prévia em imagens das histórias!!

Pato Donald nº 2393 (50 págs – R$ 2,95)

Sair da versão mobile