HQs para celebrar a Páscoa em Pato Donald nº2393! [Prévia em Imagens] [Abril/2011]

Não gosta de edições temáticas? Não se preocupe, apesar da capa de Páscoa, e de 2 das 5 HQs contidas na edição de Abril do Pato Donald, a revista está sensacional! Grandes artistas de peso da atualidade e também da escola Barks marcam presença nesta edição.

Mas é páscoa, então entendo que a Editora Abril não queira deixar passar a data em branco. Então foi legal ter escolhido a revista do Donald desta vez para comemorar a data. A começar pela capa, que na verdade é um remake de uma capa usada em Almanaque Disney n° 178 de 1986! Foi feita aqui no Brasil mesmo, pelo desenhista Moacir Rodrigues Soares. Veja a original aí ao lado. Que diferença, não? A capa funciona como gag, mas na época da Almanaque Disney, provavelmente ela foi feita para a história que abre a edição chamada Margarida em Feliz Páscoa (no original italiano: Le uova pasquali), que pelo que dá para ver no Inducks, começa com a Margarida passando em frente a uma vitrine, com um enorme Ovo de Páscoa exposto.

Falando em capa, que tal dar uma olhada em 4 capas de páscoa, usadas quanto as duas histórias páscoalianas usadas nesta edição foram publicada lá fora? Capas com o Donald ao redor do mundo, publicadas no mês de páscoa, da esquerda para a direita: Alemanha (2010), Polônia (2010) e Noruega (2009 e 2010)! A capa com o Donald num carro feito de ovo de páscoa foi feita pelo Marco Rota, por isso o traço perculiar e de fácil reconhecimento. Bem que ela podia ter sido usada esse mês, não? Por sinal, as 4 capas são inéditas por aqui, segundo o Inducks. Então não se surpreenda se alguma for usada nos próximos anos.

Bem, quanto as duas histórias de Páscoa, O Salvador da Páscoa e A Melhor Páscoa de Todas, me parecem ótimas histórias, com o Donald armando confusão como sempre. Ambas as HQs foram desenhadas por Cèsar Ferioli Pelaez, que trabalha nos estúdios Disney desde a década de 80, tendo já produzido na Itália e França, além dos estúdios da Dinamarca. É dele os desenhos da história A Mente do Mancha, que saiu na Mickey de Salvador Dali e que foi muito elogiado pelos fãs do personagem. Acho bacana o artista desenhar tanto os patos quanto o rato, e o Mickey dele é muito bacana, ainda que seja com o visual clássico de shortinho e sem camisa. Um destas histórias, a última, também tem roteiro do casal Carol e Pat McGreal, que também produz tanto para o universo do Donald, quanto para o do Mickey, alias é deles o arco Millenium Orb (saiba mais aqui), que trará Donald e Mickey juntos numa mega história em Disney BIG #9!

Dando continuidade as atrações da edição, a revista ainda conta com uma história no traço de Daan Jippes, que conhecido como um dos herdeiros de Carl Barks. Jippes tem o hábito de redesenhar clássicos de Barks, o que não é este o caso, além de ter um traço muito parecido com o mestre. A história Você é Você?, tem como um foco maior na Margarida. Se ela tivesse uma revista solo, com certeza sairia nela, mas por sorte, a HQ cabe perfeitamente na revista do Donald também.

Mas para mim a maior atração desta edição é O Conde De Patocyzk do inigualável Marco Rota! Minha única tristeza é que a Editora Abril não utilizou a capa que o Rota fez para esta HQ, arte fenomenal, vejam ao lado! Talvez pudesse ter segurado essa história um pouquinho mais e ter publicado ela, e a capa, em outubro deste ano, no mês de dia das bruxas. Me pareceu uma oportunidade desperdiçada. Felizmente a HQ é nota 1000!! E fica aqui os meus votos para que as HQs do Rota ainda inéditas no Brasil, continuem marcando presença na revista do Pato.

E para a alegria de uns e tristeza de outros, este é o primeiro mês, depois de muito tempo, que a revista do Donald não tem uma história do William Van Horn. Eu, particularmente, estou agradecido, pois a superexposição do artista por aqui estava demais, nem eu estava aguentando mais o Van Horn roubando espaço na revista todos os meses, enquanto outros grandes mestres, como o Rota e o Jippes, estavam esquecidos. Só falta o Vicar retornar na revista do pato rabugento agora! Mas não tirem o Rota!! Deixem ele mais alguns meses, pois tem muito material de qualidade dele que precisa sair no Brasil!

Obs: Para quem perdeu, neste link a edição de abril do Mickey (n° 823) e neste link a edição de abril do Tio Patinhas (nº 549). Falta apenas divulgar por aqui a do Zé Carioca, o que devo fazer entre hoje e amanhã.

Após o continue, a prévia em imagens das histórias!!

Pato Donald nº 2393 (50 págs – R$ 2,95)

  • O Salvador da Páscoa [12 págs] [2010] [Inducks] Roteiro: Sune Troelstrup / Desenho: Cèsar Ferioli Pelaez
  • Você é Você? [08 págs] [2008] [Inducks] Roteiro: John Lustig / Desenho: Daan Jippes
  • O Conde De Patocyzk [12 págs] [2010] [Inducks] Trama: Paul Halas / Roteiro: Marco Rota / Desenho: Marco Rota
  • O Cão Sortudo [02 págs] [2005] [Inducks] Roteiro: Janet Gilbert / Desenho: José Maria Manrique
  • A Melhor de Todas as Páscoas [12 págs] [2009] [Inducks] Roteiro: Carol McGreal e Pat McGreal / Desenho: Cèsar Ferioli Pelaez

Isso também pode lhe interessar

3 Comentários

  1. super legal a ediçao deste mes pena mesmo q a capa seja uma republicaçao.o hq q mas gostei foi mesmo o voce é voce? com trasos bem definidos pena q n aja a revista de grande pata q é a margarida fica um apelo de um fã na esperança de voutar a revista da margarida

  2. Realmente é uma pena não ter utilizada a capa que o Rota fez para a tal HQ e concordo com o Thiago em continuar com as HQs do Rota ainda inéditas no Brasil, seja na revista do Donald ou Tio patinhas!:D

  3. Vou reproduzir aqui a opinião que deixei lá no Projeto Inducks sobre a edição de Abril do Pato Donald:

    O Salvador da Páscoa: Gostei bastante da história, apesar de que pra gente aqui no Brasil não faz muito sentido essa coisa de ovo de galinho = qualquer coisa a ver com páscoa?? Não sei como é a data lá no exterior, mas aqui nunca vi essa coisa de ovo de galinha sendo usado, então o fato do Donald roubar todos os ovos de galinha da cidade, não faz muito sentido pra mim. Antes ele tivesse comprado todo o chocolate da cidade. Os ovos tambem eclodindo no armazem, virando uma montanha de pintinhos tb é meio viajado, porque acho que estes ovos de granja já nascem chocos não? a possibilidade de todos virarem pintinhos é muito baixa, não? Mas tirando estes detalhes galhinhescos, a HQ é boa, com o Donald mais uma vez brincando contra Patópolis e no final sacaneando todo mundo. XD

    Você é Você?: Gostei muito desta história. Achei ela incrivelmente hilária. Melhor até do que a do Marco Rota, e me dói dizer isso, já que sou fã do Rota. Ao contrário do Macgaren, eu não tive dificuldade para ler os quadros da Margarida. Não sei porque, mas pra mim as letras estavam bem claras e fáceis de entender. Adorei a cena do Donald vendo um outro pato com a mesma fantasia de fada madrinha e depois a confusão que tudo isso gerou. Pra mim, foi uma HQ perfeita. Curta, porém hilária.

    O Conde de Patocyzk: Mais uma jóia do Marco Rota, uma pena que não tenha sido um pouco mais bem humorada, mas os desenhos como sempre estavam impecáveis. Acho que essa HQ saiu no mês errado. Ela ficaria otima no mes de halloween. Saindo agora, no meio de uma revista de historias de páscoa, meio que desbotou a historia. Mas adorei o “patostein” gigante e de toda a adrenalina da HQ.

    O Cão Sortudo: Bolivar! Boa gag, nada inesquecivel, mas foi bom rever o cachorro do Donald.

    A Melhor de Todas as Páscoas: A mais fraquinha HQ da edição, ainda que tenha achado o coelho de páscoa bem Roger Rabbit. A melhor parte da historia acaba sendo o interrogatória com o Donald. “Eu disse que não tinha nada aí dentro” – Donald referindo ao seu próprio cérebro, após quebrar a máquina que extrai informações da cachola. huahauhauhauhauha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.