Resumão Conferência Microsoft: Kinect em excesso e poucas novidades… [E3 2011]

A Microsoft foi a primeira a realizar sua conferência nesta E3, sem novo hardware para apresentar, enquanto a concorrência possuia, a impressão que se teve foi uma conferência vazia, apresantando títulos que todos conheciam, salva uma ou duas exceções, reforçando o Xbox 360 como plataforma não só de games, mas também de entretenimento e, é claro, tentando convencer o público que o Kinect ainda está longe de atingir seu verdadeiro potencial e ainda há muito que crescer nessa parte. Em relação ao Kinect, este ano a Microsoft reforçou bastante a tecnologia por comando de voz, já que é um dos atrativos que o aparelho possui e a concorrência não.Mas o saldo final foi um gosto amargo por quem esperava bombásticas revelações e novas propriedades intelectuais, deixando até a impressão de que talvez o sistema do tio Bill já esteja chegando próximo de expirar sua validade…

Eu mesmo, só queria ter visto isto na conferência:

Na minha opinião estas montagens mostrando a line-up de determinado console deveria obrigatório se exibir nas conferências da E3. A Microsoft tinha o vídeo, pois o mesmo estava disponível na segunda-feira para ser baixado pelo seu console. Ela  se esqueceu que é bom reforçar para todos que o Xbox 360 tem excelente títulos, mesmo que multiplataformas, a serem lançados nos próximos meses. Durante a conferência a empresa veio com meia dúzia de games hardcore sendo demonstrado no palco, mas esqueceu de relembrar a todos, que ainda existem muitos outros bons títulos que não daria tempo de demonstrar no palco. Aí o resultado foi inevitável, ficou aquela sensação de console vazio, sem nada para se jogar de novidade. A montagem acima tem apenas 4 minutos, apenas isso era necessário para tornar a conferência um pouco menos… apática.

Nem mesmo a Summer of Arcade foi revelada na conferência. Isso acabou saindo antes, em sites de notícias e na Xbox Live. Títulos novos e bacanas, uma novidade refrescante que também se ignorou na conferência.

Mas antes de continuar opinando. Vamos dar uma revisada no que a Microsoft mostrou na conferência:

O que a Microsoft podia ter mostrado em sua conferência:

[Leitura recomendada] A escassez de novas propriedades intelectuais?

Isso é um fato para quase todas as três grandes empresas do Mercado (Sony, Nintendo e Microsoft): Hoje em dia é extremamente difícil criar novas propriedades intelectuais, ou seja, novas franquias originais e criativas. Esta E3 foi a prova real disso. Nem Sony, nem Nintendo e nem Microsoft apresentaram novas franquias. Sequências e retorno de franquias famosas e consagradas sim, mas algo genuinamente novo, isso nenhuma das três empresas conseguiu.

Iria escrever uma reflexão em torno deste assunto, mas li esta semana um texto muito bom lá no Portal Xbox que trata exatamente sobre este assunto. Como concordo 100% com a opinião do texto do membro de lá, vou recomendar a leitura:

Portal Xbox Forum: “O choque de duas perspectivas…” (Clique aqui)!

Claro que a Microsoft peca sim, pois esta geração do Xbox 360 ela criou ótimas novas franquias, mas não consegue dar conta de todas ou até mesmo criar sequências de qualidade. Se o Xbox antigo trouxe para a nova geração apenas Halo, Fable e Forza, o X360 deu início a vários ótimos games:  Gears of War, Alan Wake, Kameo, Viva Piñata, Ninety-Nine Nights, Crackdown, Ninja Blade etc. Isso sem mencionar franquias que a empresa adquiriu ao comprar a Rare anos atrás, como Banjo-Kazzoie, Conker e Perfect Dark (será que Battletoads também?). Falta um pouco de visão da Microsoft para investir em suas franquias como a Sony faz com as delas. Não adianta só apostar em Fable, Halo e Forza. Tem que investir nas franquias que o Xbox 360 criou, ainda que muitas delas precisem de uma reforma (N3 e Crackdown tiveram continuações de qualidade duvidosa). Pra mim, esta é a maior bronca que tenho com a Microsoft, a falta de visão dela em suas franquias. Enquanto a Nintendo aposta suas principais fichas em Mario e Zelda, ela nunca esquece de Metroid, Donkey Kong e Kirby. A Sony segue o mesmo caminho, tentando sempre resgatar uma franquia de sucesso da empresa, ano passado foi Twisted Metal, este ano será Sly Cooper. É isso que os fãs do xisboca querem, sequências de reformulações de franquias bacanas, ao lado de novos games e aí sim, até mesmo a mesmisse das ultra franquias como Halo e Forza. Enquanto a Microsoft não se tocar disso, fai continuar tomando ovada na cara. Kinect e Halo são importantes sim, mas o Xbox 360 não pode se resumir a apenas isso…

 

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