O Misterioso Sr. Spines – Asas | Não empolga nem envolve, mas quero ler o próximo! (Impressões)

Às vezes ando pelas livrarias e compro algum livro, de algum autor, de que nunca tinha ouvido falar! Gosto de fazer parte disso: ser uma cobaia das editoras que espertamente colocam seus livros em locais mais “fáceis” de visualizar. Então, aceito essa tarefa (e essa estratégia de marketing) e adquiro os tais lançamentos que me agradam.

Esse livre, especificamente, não me agradou pela capa, muito menos pelo título (com o subtítulo gigantesco de “asas”) e talvez até o tema esquisito (anjos caídos – ou coisa parecida) tenham me afastado. Então, por que comprei?

Comprei porque o texto inicial do autor foi despretensioso e ao mesmo uma aula de criatividade. Trata do “E se” e a maneira como ele gosta de escrever. Ele se pergunta: “e se determinada coisa existisse? Se determinada condição existisse, como seria?”.

Essas perguntinhas e essa forma de criar me interessaram muito. Então, eu pensei: “E se eu comprasse essa ideia?”. Então, eu o fiz (não me arrependo – totalmente, mas, talvez não o fizesse de novo).

Edward, o personagem principal, não tem nada de original: sua mãe morreu, seu pai nunca apareceu, sua tia o envia para um reformatório sombrio, ele é maltratado por um valentão, enfim, você já deve ter visto isso um milhão de vezes.

Mas, a história que começa simplória demais, de certa maneira, evolui bem. Os personagens que aparecem são bastante carismáticos, animais esquisitos que interferem na vida do personagem e interagem entre si de maneira engraçada.

Sapo com asa, porco espinho, monstros com dentes absurdos, trem sombrio, fugas idiotas (só para render história), máquinas loucas, resgate, vingança e claro, super poderes! Está aí um resumão do livro!

Não é o fato de ter elementos clichês que me incomodou. Foi a narrativa mesmo. Não me senti preso, não me senti envolvido e o pior de tudo, acredito, não me senti de todo curioso. Li, passei as páginas, apenas para saber o resultado. Não a maneira como o resultado iria chegar, entende?

Por fim, “O Misterioso Sr. Spines – Asas” é um livro curto demais. Poderia ser um pedaço de um livro melhor dividido. Aliás, parece até que algum editor realmente o cortou em “edições” com intenção de vender mais, por exemplo.

O livro todo se parece uma grande cena, um grande momento em que acontece uma pequena saga de uma história maior. Mas, não me entenda mal: não é horrível nem nada!

O acabamento, diagramação, tudo é muito bem feito naquele papel gostoso de folhear e que tem aquele “cheiro de livro” que vicia tanta gente! A letra enorme também facilita a leitura. Afinal, são 168 páginas, mas, que caberiam em 50, em outro formato (no de Harry Potter, por exemplo).

Fica então essa dica dúbia. Talvez, lendo a continuação da série, me envolva mais, me sinta mais parte dessa história e, claro, darei essa chance! Sou uma cobaia nata, afinal.

E bom, a questão toda que me fez comprar esse livro pode ser importante para você também: “e se Pedro estiver falando asneiras e esse livro for muito bom?”. Pode ser uma boa ideia, hein?

Info:
Autor: Jason Lethcoe
Editora: Farol
Acabamento: Brochura
Páginas: 168 páginas
Formato: 16X23cm
Preço (médio): R$29,90

Sair da versão mobile