Conversa de Mangá: One Piece 637 – A Arca Antiga

One Piece: Capítulo 637 foi disponibilizado dia 31 de agosto: “A Arca Antiga”.

Se você não sabe o que é o projeto Conversa de Mangá, clique aqui. Depois do “continue”, a gente conversa mais:

Aviso: Continue apenas se você já leu o capítulo 637 de One Piece. Atualmente, acompanho o mangá pelo site Manga Stream, e a qualidade da scan é absurdamente fantástica! Basta não ter medo de inglês. Mas, em todo caso, a PieceProject tem a tradução em português. 😉

One Piece 637
A Arca Antiga

Capítulo bacana de One Piece essa semana, apesar de não ter me empolgado tanto quanto os das semanas anteriores. Grande parte disso está relacionado ao papel da Arca de Noah dentro da trama. Apesar de ser do contra em meio as opiniões dos leitores em CdMs anteriores, ainda não acho nada demais um navio gigantesco como real ameaça a princesa ou a ilha ou aos Mugiwaras. Ok, o navio quase estourou a bolha que protege a ilha, tem a questão da pressão d’água que pode matar todo mundo (apesar de que toda a população da ilha é peixe, né? Deveriam suportar a pressão da água e respirar sem problemas embaixo dela, para os Mugiwaras é mais complicado, ainda assim são detalhes que dá pra contornar na minha opinião). Mas enfim, o que Oda fez para segurar que a bolha estoure? Levou a princesa para cima dela, impedido que a arca entrasse contudo dentro da bolha, estourando-a. Simples, não?

Outro detalhe que tive com a impressão vendo a narrativa dos quadros e só vou ter certeza quando ver isso animado no animê, é de que a arca está se movendo devagar. Não é a mesma velocidade que um machado que o Decker pode atirar. Ela é tão pesada, que mesmo que vá em cima da Shirahoshi, ainda dá para sair correndo dela sem problema nenhum. Ou será que a bolha que estava segurando a arca de ser mais veloz? O que acontece, por exemplo, se a Shirahoshi apenas colocar a mão no navio. É considerado que ele a acertou e com isso a habilidade do Decken é anulada? Ou o navio precisa prensar ela em alguma coisa, como o chão? De qualquer forma, parece que a solução é manter o barco fora da bolha com a Shirohashi direcionando ele para que faça isso, enquanto HordY e Ruffy vão pra cima do Decken, apesar de que senti que o Hordy bolou alguma coisa que favoreça seu plano. Enfim, a arca ameaçou, mas no fim, Oda encontrou uma solução. Se ela é temporária, saberemos no futuro. Enquanto isso, continua achando que Noah não passa de uma pilha de matéria. Preferiria que a Ilha Tritão, se for mesmo destruída, fosse de outra forma, sem usar o clichê – talvez não seja clichê, mas eu acho, é a primeira coisa que vem na mente quando penso na destruição da ilha – da bolha estourando.

Em paralelo a todo esse problema da arca e da bolha, o capítulo começa quente, com o Ruffy mostrando um excelente domínio de outro tipo de Haki, do endurecimento. Show de bola vê-lo controlando apenas partes de seu corpo com o Haki e usando a seu favor tanto para defesa quanto para o ataque. Ele estourando a sua cabeça nos escudos de metal foi ótimo, apesar de que mesmo antes de usar Haki, ele já andou dando umas cabeçadas duras por aí, mas com o Haki agora faz mais sentido. Amadorismo do Hody de não saber ou tentar entender melhor as habilidades do Ruffy, achando que o Karate Peixe iria parar o piratinha. De qualquer forma fiquei pensando em determinado momento da troca de socos que se Ruffy realmente não tivesse aceitado a proposta de treinar por dois anos, um oponente como o Hody seria realmente um problema real para ele. Como foi mencionado, o Hody pode estar apanhando, mas o corpo dele é muito resistente mesmo para aguentar todos estes chutes e socos reforçados com o Haki do endurecimento.

No mais, estava torcendo para o Sanji ir auxiliar o Ruffy lá em Noah. Mesmo que todo mundo dos Mugiwaras sejam fortes e independentes agora, o companherismo e o suporte da trupe pirata sempre foi importante nas batalhas de One Piece. E Sanji podendo correr na água ou no ar é algo interessante de se ver, e seria de grande ajuda ao Ruffy caso por noobisse (é o Ruffy ainda, certo?), ele caísse em algum lugar com água do mar. Oda pensou bem ao colocar Decken como um oponente, permitindo assim a batalha entre usuário de Akuma no mi embaixo d’água, em cenários sem água de certa forma. Enfim, o bando ficou na plaza. Significa que agora teremos mais lutas refinadas e individuais com cada um. Tipo aquele espadachim bêbado e venenoso do Hody nem deu as caras ainda e eu tenho certeza que ele é um oponente para o Zoro. Agora enquanto a batalha em Noah cresça, na Plaza teremos tempo para algumas batalhas solos? Espero que sim.

E não consigo deixar de pensar um pouco da semelhança que Noah tem com aquele navio-voador do Enel em Skypiea. Não estou dizendo que Oda está plagiando a si mesmo, mas que me lembrou um pouco aquele negócio de “Ruffy está lá em cima, vamos segurar as pontas aqui embaixo” pareceu. Veremos como Oda foi conduzir a trama daqui pra frente. Essa semelhança não é necessariamente algo ruim, afinal é um mangá de piratas. Batalhas em navios, ainda que voadores, é algo esperado dentro do contexto.

Sair da versão mobile