Trocando o PC e a TV pelos Podcasts… (+)

Quando a vida não lhe deixa descansar a bunda e os olhos na televisão ou no monitor

UPDATE 09/ago/12 – AGORA COM LINKS E MAIS PODCASTS!

Ultimamente a vida não anda sendo fácil pra mim. Pouco tempo pra ficar parado no PC e tempo nenhum pra ficar vegetando na TV. Então tive que recorrer a novos meios de entretenimento entre os afazeres e o escasso tempo da vida adulta. Resultado: passei a escutar podcasts.

Já faz um pouco mais de um mês que comecei com isso, mas já me viciei. Enquanto não posso voltar para o PC com paz de espírito para focar em meus hobbies ou ficar criando raízes no sofá vendo seriados americanos e animês ou  jogando no meu Xbox 360, o jeito é deixar o áudio rolar solto e se divertir ouvindo o que tem de melhor por aí na web nacional.

Alguém aqui escuta podcast? Quais? A minha lista de feeds no Downcast (app para gerenciar os programas nos aparelhos da Apple) está enorme já. Não dá pra escutar todos, e nem faço questão de escutar todos os episódios novos (se o tema não me agrada, eu pulo o da semana). Mas o que manda é a variedade de temas e tipos e meu humor na ocasião. Segue a minha lista:

UPDATE 09/ago/12: Agora toda a lista de podcasts estão com os devidos links para seus respectivos sites. Também acrescentei (GOLD) em alguns. Isso siginifica que são aqueles que eu, particularmente, curto mais e que acompanho praticamente todos os episódios lançados. Os outros da lista estão no meu feed, mas escuto-os de forma mais esporádica, dependendo do tema e se não tenho nada GOLD para escutar no dia.

UPDATE 09/ago/12: para complementar ainda mais a postagem, segue mais alguns podcasts que entraram no meu feed desde que publiquei a primeira lista. Alguns ainda não consegui escutar e entraram pela diversidade de temas e episódios, outros foram recomendações dos leitores, alguns estão parados há algum tempo e estou esperando sair novos episódios, de qualquer forma segue o que entrou de novo no meu feed.

Mais Podcasts!

Ufa… quase 70 50 programas! De tudo quanto é formato, dos mais amadores aos mais profissionais, de games, cinemas, humor, históricos e até mesmo notícias bizarras. Tem de tudo um pouco. Chega a impressionar a quantidade de ótimos pods sendo feitos aqui no Brasil.

Não vou linkar os podcast, porque como disse, o tempo não tá fácil, mas quem possui algum programa que gerencia os feeds de podcasts não deve ter problema nenhum para achar e verificar por conta própria algum programa que tenha chamado a sua atenção a partir da minha lista. Quem sabe no futuro não resenho com melhor dedicação os que mais curto? Como comecei recentemente, ainda não tenho muita base para dar uma opinião mais fundamentada. E muitos da lista eu ouvi apenas um programa ou pedaço do mesmo, então é cedo para dar pitacos.

Claro que de cara há alguns que já me conquistaram. Pods como o 99 Vidas, que da lista, considero o meu favorito. Claro que há outros que me chamaram muito a atenção, como o Papo de Gordo, Radiofobia, Matando Robôs Gigantes, Quadrimcast, ComicPod, RapaduraCast, Jurassicast, Cidade Gamer e por aí vai. Um que me surpreendeu muito pela qualidade cultural e intelectual foi o Café Brasil, ouçam que vocês vão entender.

E uma das coisas que de cara não gostei muito são os blocos de leitura de e-mails e comentários de episódios passados. Como estou começando a conhecer os participantes e os programas, não é algo que sinta muita afinidade, então quem for escutar algum pod novo, acho que é sempre bom não julgar os mesmos antes de ouvir o tema do episódio em si. Eu tive episódios de alguns podcasts que quase dormi ouvindo o bloco de e-mails, chegando ao ponto de parar de escutar na hora e voltando dias depois (dando uma nova chance), porém quando o programa volta para o tema em si ele passa por uma metamorfose incrível. Agora eu já fico mais esperto, pulando esses trechos de leitura de e-mails quando eles começam a ficar muito grande ou maçantes. Fica a dica para quem estiver começando por esse mundinho dos podcasts. Escolham um programa e ouçam o tema em si, ignorem blocos que fazem o feedback de programas passados, ao menos até ter uma afinidade maior com o podcast em si.

E falando em podcast, anos atrás o Portallos chegou a brincar disso e tivemos que interromper o projeto. Desde então sempre teve membros da equipe, como o Mauri, que são maluquinhos para que voltássemos com a ideia de um podcast próprio. Rolou nos bastidores do blog muito recentemente novamente esse projeto, faltou um mindinho pra ser lançado, mas parece que ainda não tomou uma forma de se concretizar 100%, em grande parte por problemas de edição de áudio, que requer tempo e disposição e até mesmo conhecimento técnico. Mas é algo que cada dia se torna mais e mais perto de que nosso podcast possa voltar a qualquer momento. Devo admitir que esse novo hobbie dá realmente um certo estímulo de correr atrás e também entrar na brincadeira. No momento, eu (particularmente) não poderia encaixar algo assim na minha rotina, mas já penso em mudar essa situação no futuro. Seria bacana o Portallos experimentar novamente outras fronteiras.

UPDATE 09/ago/12: e não é que o podcast do Portallos está tentando ressurgir! Kon, Rackor e Meltoh estão encabeçando o projeto PortallosON. Já conferiu? Ouça aqui!

Para terminar, lanço a pergunta: alguém escuta algum podcast que não consta na minha lista? Qual? Recomende aí para que eu possa dar uma olhada e expandir mais ainda essa minha lista monstro na qual nunca termino de colocar os episódios em dia. XD

Obs: a imagem que abre a postagem é uma fanart deste link.

(post publicado originalmente no blog em 19 de julho)

Sair da versão mobile