Bastidores: página da equipe está de volta!

Olha aí a nova (e velha) galerinha que mantém esse querido blog funcionando!

Pois é, a antiga página saiu do ar faz um bocado de tempo. Isso porque no final do ano passado o blog sofreu uma massiva reforma interna na equipe, onde vários membros veteranos sairam e cederam lugar a uma nova galera que entrou pelo Recrutamento 2012. Depois disso perdemos mais alguns membros, que precisaram se afastar por completa falta de tempo para colaborar com o espaço. Mas o blog sempre teve um alto rodízio de seus colaboradores de tempos em tempos. A galera cresce, fica mais ocupada e por conta disso acaba cedendo lugar para quem pode ajudar mais. E aí está a equipe 2013 do Portallos, na qual torço para que fiquem por aqui por um bom tempo antes que a vida adulta os roube daqui.

A nova página já está disponível neste endereço (clique). Pelo layout atual do blog, esse endereço fica lá no final da página, nos menus inferiores, pertinho da página de Contato (e em breve outras páginas estarão nesse espaço). O que achou da nova página? Depois do continue lendo, a gente conversa mais.

A equipe é uma peça central para um blog funcionar. E a forma como o mesmo funciona é um reflexo de como essa equipe se organiza para colocar conteúdo nele. Por exemplo, vale comentar que atualmente o blog não fica mais dias e dias sem posts. Todo dia tem algo novo por aqui. A exceção dos sábados e domingos, quando a gente ganha um descanso.

Isso porque o Rafael Gaara veio com a ideia de criarmos um cronograma, onde cada um dos integrantes da equipe atual acaba sendo responsável por um post diário numa lacuna de 2 semanas, ou seja, a cada duas semanas temos que escrever alguma coisa no blog. Como somos mais de 10 integrantes, o rodízio dá certo. Cada um fica com um dia e sempre haverá, ao menos, um conteúdo novo diário. E muitas vezes também temos posts-coringas, quando alguém precisa trocar o dia ou qualquer outro empecilho que o impeça de cumprir o cronograma.

Mas estamos estudando e organizando agora para muito em breve expandirmos o conteúdo de posts mais leves e curtos que estejam fora do cronograma para que não fique o blog sendo alimentando com um único post por dia (por mais caprichado que ele saia). Nossa meta é cumprir com o cronograma com um bom post diário, seguido por outras atrações menores ao longo do dia (e da noite). Esse projeto vai sair do papel muito em breve.

É verdade que antigamente o blog era metralhado com muitas postagens diárias. Mas eram outros tempos. Tempos onde o ócio batia mais forte. Onde o tempo era mais flexível, a gente era mais desocupado e uma época diferente de onde estamos atualmente. Hoje é muito mais difícil e apertado manter um blog com voluntários e com conteúdo massivo. Ainda mais com capricho, qualidade e o diferencial que sempre buscamos no Portallos.

Para 2013 a equipe está confiante de que conseguirá trazer novidades bacanas aos nossos leitores. Basta que vocês continuem acreditando na gente e voltando sempre pra acessar o Blog. Estamos mais fortes também no Facebook (acompanhe-nos por lá também), pois ele vêm sendo como um extensor de conteúdo do blog. Você pode achar lá coisas que acabam não vindo para cá, seja porque não dá tempo de escrever algo com maior cuidado, seja porque é apenas uma curiosidade ou uma imagem bacana que merece ser compartilhada de forma mais ‘social’.

Ah, outra coisa que vale a pena lembrar é que na página da equipe que estamos colocando no ar, nossos leitores também irão encontrar as contas no Twitter e no Facebook da gente, entre outras curiosidades sobre cada integrante da equipe. Vale a pena seguir os membros da equipe que vocês curtem. Estamos sempre socializando e compartilhando conteúdos nas redes sociais. Por exemplo, semana passada não deu para vir no blog fazer os comentários ao vivo da Conferência da Sony onde foi anunciado o PlayStation 4, mas fui no twitter acompanhar e conversar com todo mundo e deixar minhas opiniões sobre as novidades mostradas enquanto rolava a conferência. Só lamento ter decidido sobre ficar no twitter tão em cima da hora, caso contrário teria vindo aqui no blog avisar que estaria por lá. Por sinal, é bem provável que durante a E3 esse ano, o twitter seja meu refúgio caso o tempo esteja muito apertado.

Quanto a colunas e projetos abandonados, por enquanto, não tenho muito a dizer. Andamos experimentando alguns formatos, mas nada foi acertado e não tem mesmo como voltar a produzir algo que requeira muito tempo ou uma periodicidade apertada. Mas não significa que será assim pra sempre. O futuro é sempre algo a ser considerado. Idem para matérias e postagens em outras mídias diferentes, como em áudio ou em vídeo. Nossa intenção é voltar sim a produzir podcasts ou até mesmo brincar com vídeos, como o Gustavo brincou alguns dias atrás (aqui), mas novamente, só se o tempo permitir e por enquanto tudo será de forma esporádica e experimental.

Enfim, acho que me estendi demais. Como disse semana passada, na matéria de 5 anos de blog, onde presenteamos nossos leitores com o Arquivo Portallos, é minha intenção escrever mais editoriais como este e conversar mais com vocês sobre os rumos do Portallos, seja para o bem ou para o mal. Quero colocar a casa em ordem, mas isso não deve acontecer do dia para a noite. Será algo gradual, mas antes ir devagar do que ficar parado. Dentre minhas próximas metas, uma delas é escrever sobre a história do Portallos, lembrar de alguns momentos clássicos e também de como cada colaborador do nosso passado foi importante para o blog e as influências além do tempo de cada um. Afinal com 5 anos, a gente já tem uma tremenda bagagem nas costas.

Pra hoje, o que temos é nossa nova página da equipe. Refeita do zero, com algumas coisinhas bacanas sobre a gente. Feita com muito cuidado, HTML e capricho pelo Alex Pikachu e com os palpites e colaboração de todos os demais membros. Todos deram ideias e sugestões que ajudaram a página a ficar da forma que ficou. Torço para que vocês curtam o que fizemos.

Obs: brinquei no Facebook (aqui) e brinco aqui de novo. O bebê no mosaico tem alto potencial de virar Boss do Portallos num futuro bem distante! XD (mas de fato o pequeno Thales continua ali porque o Igor Dadah ainda não apareceu no nosso fórum secreto para que pudéssemos inclui-lo na página da equipe e por consequência no mosaico dessa matéria, mas ele continua sendo parte importante da equipe – um dia ele reaparece e o colocamos na página!).

Sair da versão mobile