Hoje completamos 5 anos de existência!

E para comemorar, um novo espaço estréia por aqui: o Arquivo Portallos!

21 de fevereiro de 2008. Foi nessa data que o Portallos nasceu na internet. Mas se você acessasse o blog ontem não poderia ver o primeiro post de 2008, onde explico porque o blog tem tal nome. Hoje você pode acessar essa pequena curiosidade sobre esse espaço. Isso porque hoje estamos abrindo novamente aos nossos leitores e público em geral o acervo antigo do Portallos, que agora ficará acessível numa área a parte chamada de “Arquivo Portallos”.

Para o leitor novato, que conheceu o blog em 2012, talvez seja uma novidade saber que temos conteúdo de 4 anos de blog que estavam inacessíveis até algumas horas atrás. Isso aconteceu porque no final de 2011 o Portallos sofreu uma reestruturação completa, de layout e editorial e para tal, na ocasião, achamos que seria interessante um reboot completo de conteúdo. Aos que tem maior curiosidade de saber mais sobre nossos bastidores, vale a leitura dos nossos Diários de Desenvolvimento (link), que foram publicados na estréia do Portallos EXP.

Porém eu sempre afirmei que o conteúdo do passado do blog não havia sido deletado ou exterminado. Ele sempre esteve aqui guardado, para consulta interna da equipe. Existiram motivos para o bloqueio desse conteúdo ano passado, motivos estes que não existem mais em 2013. O modelo EXP já se consolidou, já temos muito conteúdo e conseguimos um formato próprio, ou seja, o passado não nos assombra ou pode atrapalhar o futuro blog. Sendo assim, não faz mais sentido não colocar de volta ao ar tudo aquilo que o Portallos já publicou no passado.

E nada melhor do que fazer esse resgate na data de nosso aniversário, quando completamos meia década de existência! Ano passado para comemorar nossos 4 anos fiz um pequeno editorial refletindo um pouco sobre mudança e evoluções e como o blog é um reflexo de seus colaboradores (leia aqui). Este ano pudemos fazer mais do que um editorial, vejo esse resgate como um presente aos nossos fãs. Para aqueles que nos acompanham há muitos anos. E créditos totais ao Alex Pikachu e Igor Dadah que correram atrás de modos e maneiras de tornar viável a idéia do Arquivo Portallos.

E o arquivo é aquilo que o nome propõe: ser um local para consultar nossa história. O layout antigo foi preservado, os comentários de nossos leitores também, até as matérias estão em seu formato original. Lá não vai ser possível criar novos comentários, apesar de que se você quiser retwittar ou compartilhar algo no Facebook ainda será possível. As páginas foram liberadas no Google, então você também encontrará nosso conteúdo clássico de uma maneira prática. Outra vantagem é que agora também podemos voltar a linkar matérias do nosso passado no atual Portallos EXP. Sem mencionar as muitas recordações que temos lendo matérias e postagens de membros da equipe que não estão mais com a gente. A antiga equipe Portallos está em peso por lá.

Ainda há pequenos detalhes na qual pretendemos mexer assim que possível. Queremos tirar os adsenses que não são do Google das páginas, assim como arrumar um espaço aqui no layout EXP para destacar o Arquivo. Por enquanto ficará um banner na nossa lateral à direita (que vai ao ar hoje ainda), mas ainda não acho um local ideal para tal. Lá no Arquivo Portallos também criei um “novo post” (link), dando saudações ao espaço e explicando em poucas palavras o porquê de sua existência.

Espero que curtam essa novidade. É uma nostalgia bacana para aqueles que curtem nosso trabalho aqui. Ver como começamos, como evoluímos e como chegamos até onde estamos hoje. O Portallos é um reflexo de sua equipe, desde seu passado, presente e até mesmo no futuro. Cada pessoa que entra aqui deixa um pedacinho de si para o blog. É uma experiência que marca, que nos ensina algumas coisas. Eu mesmo não me considero a mesma pessoa de quando esse espaço estreou lá no distante ano de 2008. Mudei muito, aprendi muito e errei muito. Parece muito com a vida, não?

Parabéns ao Portallos, parabéns a nossa equipe atual que continua ajudando na evolução do blog, parabéns aos antigos colaboradores que fizeram a história do blog, parabéns a todos os nossos leitores, desde aqueles que nos acompanham desde os primórdios e ainda continuam por aqui, até aos nossos leitores novos, que estão conhecendo a nossa história aos poucos. O Portallos pode não ser um grande website na internet brasileira, pode mesmo já ter tido dias mais agitados, mas ainda assim é um espaço que cuidamos com muito carinho e que vai continuar por aqui, firme e forte por muito, mas muito tempo.

Obs: estamos preparando algumas surpresas para o blog, assim como debatendo muito internamente como aprimorá-lo (mesmo diante da nossa falta de tempo). Uma das idéias é o retorno dos editoriais, na qual vou contar mais sobre nossos bastidores, assim como a nova página da equipe (está quase pronta – juro!), assim como um especial contando a nossa história (pode demorar um pouco, mas vai sair), entre outras surpresas e projetos. Vejo 2013 com um ótimo potencial pra crescer, vamos ver!

Isso também pode lhe interessar

22 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.