Shingeki no Kyojin | Final da Primeira Etapa – Opinião

Teorias e Especulações sobre o que virá mais a frente.

Dias atrás, o Boss (TMT) fez um post bem bacana sobre o início de Shingeki no Kyojin, ou Attack on Titan, como preferirem (eu prefiro Shingeki, ou simplesmente “SnK”). Naquela oportunidade ele procurou analisar se essa “modinha” realmente tinha algo diferente dos demais animês que estreiam regularmente, e sua conclusão foi positiva, fazendo valer a recomendação para que todos acompanhassem a obra.

Hoje, sete episódios depois de aquele texto ter sido escrito, muita coisa relevante já aconteceu no animê. O Eren, protagonista da série, já morreu, virou Titan, ressuscitou, se viu acusado de traição, quase morreu de novo, virou Titan novamente, e acabou se tornando a arma principal da sociedade contra os monstros, levando esta à sua primeira vitória em um confronto centenário.

O episódio 13 marcou o encerramento da primeira parte do animê, que focou em três momentos distintos. 1º) A Queda da muralha Maria e o surgimento dos Titan’s “Colossal” e “Encouraçado”. 2º) O Treinamento dos Recrutas. 3º) A Batalha do distrito de Trost.

Nos dois primeiros momentos o que se via era uma simples carnificina, ficou mais que evidente o quanto os Titan’s eram poderosos e o quanto a humanidade era fraca. Aquilo foi surreal… Personagens novos apareciam e morriam aleatoriamente, sem nenhuma cerimônia. Não havia como prever o que aconteceria, e, se nada de extraordinário acontecesse, os humanos seriam simplesmente eliminados. Confesso que esperei por uma salvação “racional”, que engrandeceria a obra ainda mais, só que ela não veio (ainda)… (texto livre de spoilers até os capítulos 13 do Animê, e 18 do Mangá).

SnK tinha um universo bastante regular, sem coisas apelativas, do tipo magia, extraterrestres, armas nucleares, e etc, porém, parte disso foi perdida com a transformação de Eren em Titan. Até ali os Titan’s eram simplesmente criaturas que surgiram inexplicavelmente e começaram a devorar os humanos… A partir dali, Titan’s passaram a ser algo criado por alguém, que, inevitavelmente, tinha um objetivo específico.

Eu não detestei, mas também não achei a melhor opção. Como já falei acima, era evidente que alguma coisa teria que acontecer para que a humanidade tivesse ao menos uma chance, eu só queria que essa “coisa” tivesse uma explicação plausível, e não caísse no velho clichê dos shounens, onde algo milagroso sempre acontece no momento de maior tensão. Aqui tivemos um “humano vira titan”, que soou meio meh… Ok que, pelo menos por enquanto, não é qualquer humano que pode se transformar, mas bem que o autor poderia ter bolado algo mais original.

Bem, como não adianta choramingar mais, vamos adiante.  Sem entrar em spoilers, vou levantar algumas questões para discussão, cujas respostas ainda não foram dadas nem no mangá, ou seja, são apenas especulações.

Tendo em vista que Eren pode se tornar um Titan, e, conforme exposto pela tropa de exploração no episódio 13, os Titan’s “Colossal” e “Encouraçado” também são do mesmo tipo que ele, ou seja, humanos que se transformam. Assim, o dilema de SnK vai à outro patamar, pois fica nítido que há uma mente humana por trás de tudo que está acontecendo (aqui termina o fator “inexplicável”, que para mim poderia se manter até o final do mangá, sem nenhum prejuízo a obra).

Muita gente, inclusive eu, acredita que a transformação do Eren em Titã tenha algo a ver com as misteriosas injeções que ele recebeu de seu pai. Porém, se a gente for rever essa parte do animê (ou do mangá), é fácil perceber que ele as aplicou depois que a mãe do Eren já havia sido morta. Sendo assim, se ela for realmente à causa da transformação, então qualquer humano pode virar Titan, desde que receba a dosagem da “vacina”. Isso seria um ponto bem negativo a meu ver, pois espero que as transformações não sejam algo banalizado no futuro…

É possível que todos os Titan’s tenham evoluído de outras criaturas, não necessariamente humanas, e que essas criaturas, assim como o Eren, ficam alocadas nas nucas após a transformação. Isso explica as únicas formas de eliminá-los: (1) estourando a cabeça ou (2) cortando a nuca de forma que um pedaço de carne seja arrancado. Nestes dois casos, inevitavelmente, o “corpo original” sofreria um dano letal, o que causa a morte imediata do Titan. Resta saber quais criaturas seriam essas, e o motivo das mesas só se alimentarem de carne humana (há exceções xD)…

Outro ponto contraditório é como os humanos fizeram as muralhas. Provavelmente elas não existiam antes dos Titan’s aparecerem, e segundo as histórias são contadas, eles surgiram de forma inesperada, então, como diabos essas muralhas foram construídas? É evidente que a humanidade não possui tecnologia avançada, e levantar aquilo, pedra por pedra, levaria muito tempo… tempo mais que suficiente para um Titan dar a volta e entrar.

Ainda sobre as muralhas, mesmo que eles tenham descoberto algo para facilitar a construção das mesmas (uma grande dica sobre isso já foi dada no mangá), por qual motivo não continuaram expandindo seu território, fazendo mais e mais, até onde fosse possível? E por que não fizeram ramificações dentro das Muralhas já criadas? Se fosse utilizado um esquema “tipo pizza”, ainda que uma parte fosse invadida, o restante do mesmo nível (exemplo, Maria), ainda estaria protegido…

Enfim, tem muita coisa sem sentido em SnK, e eu espero que para essas explicações, tenhamos respostas com o mínimo de lógica. O que vocês acham? Quais coisas em relação ao universo da série estão perturbando suas cabeças? Têm alguma teoria para os pontos que levantei aqui? Vamos discutir via comentários.

Uma outra coisa que quero saber, é se alguém ainda está só no animê, ou se todos já partiram pro mangá. Seria uma boa se, antes de comentar, vocês especificassem isso, já para evitar spoilers, assim, quem só assiste ao animê, não precisa ler os comentários de quem já está adiantado com o mangá. (E só para constar, eu estou em dia com o mangá).

Créditos da imagem que abre o post ao usuário bryan1213, do Deviantart.

Sair da versão mobile