The Last Of US: Diário de um Sobrevivente #1!

A Obra-prima da Naughty Dog!

Texto livre de spoilers!

Há jogos que nos divertimos enquanto jogamos como muitos dos jogos da Nintendo, e há outros jogos que nos fazem querer continuar a aventura e avançar para descobrir o que virá em seguir, como assistindo a um seriado ou a um filme muito interessante, no entanto acho que a alusão a episódios se aplica melhor, onde você logo pula para o próximo para ver o que acontecerá a seguir, e é assim que enxergo The Last Of Us, um jogo com uma história envolvente com elementos vibrantes.

Não há como negar esse é o jogo do ano e ficará para sempre na história, embora eu não tenha jogado Uncharted ainda, ouso dizer que essa seja a maior obra de arte da Naughty Dog. Dentre outros elementos do jogo, Joel e Ellie são personagens envolventes e com uma personalidade única, cada instante você passa a entrar na mente do personagem e apreciá-lo.

No entanto como todo jogo, a jogatina é o grande destaque. Esse é um entre tantos outros jogos de zumbis lançados nos últimos tempos, e quantos jogos de zumbi não joguei, com certeza o tema já virou um grande clichê dos games. Eu o joguei após Resident Evil 6, Resident Evil Revelations, The Walking Dead: The Videogame, ou seja estava num clima zumbi bem forte, mas o que torna TLoU diferente é o fato de eles não serem o prato principal, mas apenas uma parte do tempero.

Alguns detalhes dos zumbis nos faz questionar se eles são realmente zumbis, vamos chamá-los de infectados que acho ser a melhor forma de classificá-los. Os infectados como alguns sabem foram contaminados por uma espécie de pólem, que contém um parasita que se aloja no cerébro e passa a controlar o humano. A praga em questão é baseada em fatos reais, embora não afete humanos mas apenas insetos veja Ophiocordyceps unilateralis para mais detalhes.

Os infectados

Como mencionava os infectados são apenas uma parte dos problemas de Elli e Joel, embora sejam a mais complicada delas, é também a mais divertida. Os estágios dos infetados váriam.

Runner – O primeiro estágio são mais fáceis, eles podem ver e correm até você. Alguns sopapos os derrubam facilmente.

Stalker – O segundo estágio dificulta um pouco, mas os fungos começam a ser mais aparentes, mas não são uma grande ameaça.

Clicker – Esses são os mais divertidos, ou mais perigosos, também conhecidos como zumbis-pipoca. Há muitos deles no jogo e embora não consigam enxergar, eles utilizam geolocalização, detectando sons, o que o faz aproximar deles futivamente para surpreendê-los e então agarrá-los. Uma agarrada deles é morte certa, exceto se você fizer upgrades para ter uma segunda chance e encravar uma faca neles.

Bloater – Há muito tempo contaminados, eles são duros na queda, literalmente, mas fogo pode ajudá-lo a quebrar sua proteção.

Como mencionei, aproximação furtiva é o que torna o jogo bem interessante. Os recursos são limitadíssimos, portanto fugir as vezes é uma boa opção. Muitas vezes muitos dos infectados estrão juntos e fugir pode ser bem viável, se não houver um que enxerga entre eles, ou você pode tentar matar os Runners ou Stalkers com o arco de longe que não chama atenção por não fazer muito barulho.

Não apenas infectados são o grande problema no jogo, humanos são bem complicados, armados até os dentes, são o motivo de uso de armas de fogo, mas aproximação futiva aqui também se aplica, mas dessa vez Ellie pode ser vista, portanto tome cuidado. Com humanos é muito mais difícil fugir sem ser notado, portanto guarde munição para esses encontros.

Cadê os troféus? Sim os troféus no jogo são bem difíceis, e no mínimo você só terá o primeiro deles na metade do jogo. Para conseguir platinar, será necessário mais de uma partida. Eu terminei o jogo após mais de 40 horas e em três semanas e já estou jogando novamente para tentar fazer o upgrade geral e terei que jogar uma terceira para coletar todos os colecionáveis.

Durante todas as horas de jogo, tremi de medo pensando que meu PS3 morreria, nunca vi o console gritar tanto. A Naughty Dog parece ter levado o PS3 até o limite, o tempo de carregamento é bem grande na primeira vez que você carrega o save após ter jogado uma vez outro jogo, mas depois é muito rápido. Os gráficos são lindos sim, embora não sejam um grande atrativo para mim, mas os cenários pós-apocalípticos são fantásticos.

Se você não jogou o game ainda, vá em frente e veja esse que o jogo mais brilhante dessa geração, o jogo é ação e uma história não muito complexa mas que prende a atenção com personagens cativantes e inimigos muito divertidos e lhe dá a opção de uma aproximação sorrateira como Solid Snake ou sangue nos olhos como Rambo, embora essa tenha limitações dado a escassez de suprimentos o levando a avaliar bem a situação. Em breve falarei sobre o final do jogo, mas por hoje apenas encorajo quem ainda não o jogou para o fazer. compartilhe suas emoções do jogo abaixo nos comentários!

Sair da versão mobile