The Last Of US: Diário de um Sobrevivente #1!

A Obra-prima da Naughty Dog!

Texto livre de spoilers!

Há jogos que nos divertimos enquanto jogamos como muitos dos jogos da Nintendo, e há outros jogos que nos fazem querer continuar a aventura e avançar para descobrir o que virá em seguir, como assistindo a um seriado ou a um filme muito interessante, no entanto acho que a alusão a episódios se aplica melhor, onde você logo pula para o próximo para ver o que acontecerá a seguir, e é assim que enxergo The Last Of Us, um jogo com uma história envolvente com elementos vibrantes.

Não há como negar esse é o jogo do ano e ficará para sempre na história, embora eu não tenha jogado Uncharted ainda, ouso dizer que essa seja a maior obra de arte da Naughty Dog. Dentre outros elementos do jogo, Joel e Ellie são personagens envolventes e com uma personalidade única, cada instante você passa a entrar na mente do personagem e apreciá-lo.

No entanto como todo jogo, a jogatina é o grande destaque. Esse é um entre tantos outros jogos de zumbis lançados nos últimos tempos, e quantos jogos de zumbi não joguei, com certeza o tema já virou um grande clichê dos games. Eu o joguei após Resident Evil 6, Resident Evil Revelations, The Walking Dead: The Videogame, ou seja estava num clima zumbi bem forte, mas o que torna TLoU diferente é o fato de eles não serem o prato principal, mas apenas uma parte do tempero.

Clickers

Alguns detalhes dos zumbis nos faz questionar se eles são realmente zumbis, vamos chamá-los de infectados que acho ser a melhor forma de classificá-los. Os infectados como alguns sabem foram contaminados por uma espécie de pólem, que contém um parasita que se aloja no cerébro e passa a controlar o humano. A praga em questão é baseada em fatos reais, embora não afete humanos mas apenas insetos veja Ophiocordyceps unilateralis para mais detalhes.

Os infectados

Como mencionava os infectados são apenas uma parte dos problemas de Elli e Joel, embora sejam a mais complicada delas, é também a mais divertida. Os estágios dos infetados váriam.

0-elieRunner – O primeiro estágio são mais fáceis, eles podem ver e correm até você. Alguns sopapos os derrubam facilmente.

Stalker – O segundo estágio dificulta um pouco, mas os fungos começam a ser mais aparentes, mas não são uma grande ameaça.

Clicker – Esses são os mais divertidos, ou mais perigosos, também conhecidos como zumbis-pipoca. Há muitos deles no jogo e embora não consigam enxergar, eles utilizam geolocalização, detectando sons, o que o faz aproximar deles futivamente para surpreendê-los e então agarrá-los. Uma agarrada deles é morte certa, exceto se você fizer upgrades para ter uma segunda chance e encravar uma faca neles.

Bloater – Há muito tempo contaminados, eles são duros na queda, literalmente, mas fogo pode ajudá-lo a quebrar sua proteção.

Como mencionei, aproximação furtiva é o que torna o jogo bem interessante. Os recursos são limitadíssimos, portanto fugir as vezes é uma boa opção. Muitas vezes muitos dos infectados estrão juntos e fugir pode ser bem viável, se não houver um que enxerga entre eles, ou você pode tentar matar os Runners ou Stalkers com o arco de longe que não chama atenção por não fazer muito barulho.

Não apenas infectados são o grande problema no jogo, humanos são bem complicados, armados até os dentes, são o motivo de uso de armas de fogo, mas aproximação futiva aqui também se aplica, mas dessa vez Ellie pode ser vista, portanto tome cuidado. Com humanos é muito mais difícil fugir sem ser notado, portanto guarde munição para esses encontros.

Cadê os troféus? Sim os troféus no jogo são bem difíceis, e no mínimo você só terá o primeiro deles na metade do jogo. Para conseguir platinar, será necessário mais de uma partida. Eu terminei o jogo após mais de 40 horas e em três semanas e já estou jogando novamente para tentar fazer o upgrade geral e terei que jogar uma terceira para coletar todos os colecionáveis.

Durante todas as horas de jogo, tremi de medo pensando que meu PS3 morreria, nunca vi o console gritar tanto. A Naughty Dog parece ter levado o PS3 até o limite, o tempo de carregamento é bem grande na primeira vez que você carrega o save após ter jogado uma vez outro jogo, mas depois é muito rápido. Os gráficos são lindos sim, embora não sejam um grande atrativo para mim, mas os cenários pós-apocalípticos são fantásticos.

Se você não jogou o game ainda, vá em frente e veja esse que o jogo mais brilhante dessa geração, o jogo é ação e uma história não muito complexa mas que prende a atenção com personagens cativantes e inimigos muito divertidos e lhe dá a opção de uma aproximação sorrateira como Solid Snake ou sangue nos olhos como Rambo, embora essa tenha limitações dado a escassez de suprimentos o levando a avaliar bem a situação. Em breve falarei sobre o final do jogo, mas por hoje apenas encorajo quem ainda não o jogou para o fazer. compartilhe suas emoções do jogo abaixo nos comentários!

Isso também pode lhe interessar

4 Comentários

  1. Adoro enfrentar os Estaladores, são bem divertidos, e o bom de matar sorrateiramente é que qualquer merda que vc fizer vai virar uma merda gigante com todos te perseguindo! Já os Stalkers (esqueci o nome deles na versão BR) eu não vi nenhum. Não sei se fui eu que não soube diferenciar de um Corredor mas anyway. Cara, adoro os personagens, um conhecido meu (bem mais novo, tem uns 13 anos e eu 18) disse que achou o final uma merda, já eu não, encarei "aquilo" como um amor de pai e fiz a mesma pergunta pra minha vó referente ao final, o que ela escolheria e tals e ela falou que faria a mesma escolha que o Joel!

    LoU foi um jogo que me fazia respirar fundo de cansaço, mas não o cansaço de "puta, que jogo chato" e sim um "Ufa, consegui escapar", o tanto de caminhos que eu ficava bolando para ninguém me ver e conseguir guardar suprimentos era demais.

    A dublagem foi um show a parte, ela fica excelente conforme o jogo anda, joguei direto em BR para não ficar de mimimi com as vozes, pretendo jogar em USA também, já até comecei o modo Sobrevivente (Very Hard) mas não tive coragem de jogar em outra língua, já que eu adoro a voz do Joel brasileiro!

    Sobre a trilha sonora tive que baixar e pegar algumas músicas, sério, tem umas com violão que gostei bastante.

    Não foi um jogo perfeito, mas foi um jogaço, valeu a pena cada centavo de meu dinheirinho 8D

    E adoro como a Ellie é retratada nas tiras sobre o jogo, bem zóiuda, é fofo! O texto ficou meio corrido, mas é que li no trabalho e tinha que comentar na hora, sabe? XD

  2. eu zerei uncharted 1, ja joguei boa parte do uncharted 2, eo 3 nao sei, quando eu vou comprar, e por mais que eu ache a saga uncharted boa, ela nao me cativou a ponto de eu me declarar fã da serie. acho eu, que por parte de principalmente dos fanboys, eles endeusam a series como se fosse o melhor exclusivo da sony. na minha opiniao nao chega a tanto, nao comparado com god of war no ps2 e o god of war 3 e nem comparado com recem lançado the last of us.
    o porque de eu esta mencionado o uncharted ak, é que, por mais que o jogo seja belo e cativante, ele sempre cai na mesmice que é do genero shooter, em determinado ponto do jogo, a mesmice toma conta, e de certo modo prejudica muito o jogo como todo e a partir dai ele começa a ficar maçante. o porque disse se deve a poucas possibilidades exploradas dos games shooter. e já o the last of us, o que acontece é contrario disso, enfrentar os infectados é muito bom, mas pra min os momentos de enfrentar os inimigos humanos, sao as melhores partes do jogo! ele consegue te dar uma sensação de imersão tao grande nas batalhas, de variedade e possibilidades que em nenhum momento o jogo fica maçante, isso levando em conta o ritmo frenetico do jogo de ação a todo momento, eu estou com 50% da campanha principal e ja com mais de 12 horas de jogo, e quem jogou sabe o monte de coisa que aconteceu nessa primeira metade. e nitido a evolução do the last of us em relação ao uncharted sendo que o jogo praticamente tem as mesma mecanicas, e tambem a evolução do genero shooter, que a partir de hoje ira copiar muitas coisas do game!
    como voce disse nao a como negar esse jogo é a obra prima da na Naughty Dog!

    1. Eu joguei só o Uncharted 2 (peguei emprestado) e acho que a parte que mais gostei foram os cenários, não dá para você jogar sem parar para observar. Mas que o jogo tem shooter demais, ah, isso tem. E não é algo difícil, só é atirar (além da sua energia recuperar automaticamente, aliás, acho esse outro ponto forte que LoU tem, a energia ser por barra e não se recuperar automaticamente. Se Tomb Raider 2013 tivesse essa barra seria melhor do que já é), se tiver uma granada é bom jogar, munição em abundância, pode pegar as armas dos inimigos (não que isso seja ruim, mas aliado a recuperação de energia facilita demais o jogo, já que praticamente terá uma arma em mão a todo momento e não vai precisar pensar em economizar munição). Drake quer ser protagonista e Joel só quer sobreviver e salvar Ellie ;D

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.