Silver Spoon | Uma simples colher de prata!

Hiromu Arakawa, célebre mangaká mundialmente conhecida graças a Fullmetal Alchemist, se viu depois do fim de sua primeira obra-prima diante de um mundo aberto e cheio de possibilidades. Como seria sua próxima grande obra? Outra fantasia épica? Outra estória intrincada cheia de mistérios? Para a surpresa (ou choque) de muitos, Arakawa-sensei decidiu criar um mangá sobre um rapaz que perdera de vista seus objetivos e foi para uma escola agrária de ensino médio. E qual não foi a surpresa em constatar que uma estória com um mote tão simples pudesse transmitir tanta sabedoria e amor? Com Gin no Saji (ou Silver Spoon), novo mangá da autora que recentemente ganhou uma adaptação em anime, Arakawa provou não apenas seu talento e versatilidade, mas também que estórias não precisam ser fantásticas para serem inesquecíveis. Viver em si já é uma experiência extraordinária.

Hachiken Yuugo era um rapaz de quinze anos que frequentava uma escola preparatória e, depois de falhar em um teste, reavaliou sua vida. Sentindo-se sufocado por sua família (sobretudo por seu rígido pai) e percebendo que havia ficado tão obcecado em estudar e conseguir bons resultados que não sabia o que queria fazer no futuro, Hachiken resolve se distanciar de sua casa e assim vai parar na Escola Agrária de Ensino Médio Yezo, em Hokkaido. Ocorre desde logo um choque cultural entre Yuugo e seus colegas, quase todos filhos de fazendeiros, e se inicia uma fase de descobertas e crescimento para o jovem.

A inspiração para Gin no Saji veio da própria experiência de vida da autora, que cresceu em uma fazenda em Hokkaido. E é essa experiência que dá grande realismo a Silver Spoon e faz desse mangá uma obra inigualável! Os leitores são colocados no lugar de Hachiken, que vivera até aquele momento com uma visão de mundo limitada e que de repente se encontra tentando entender o mundo pelos olhos de um fazendeiro. E não é só o protagonista que é constantemente desafiado. Personagens que sempre viveram no mundo agrário também têm suas ideologias postas em prova pelos questionamentos de Hachiken. É recomendável se apegar a um animal que será sacrificado? A pessoa que o criou será capaz de comê-lo? Existe maneira correta de se administrar uma fazenda? É errado sonhar quando sua família depende de você? É correto abrir mão de seus sonhos pelo bem de sua família? É ruim não saber para onde ir? É aceitável fugir para sobreviver?

Talvez o tema que mais se destaque em Gin no Saji seja o valor do trabalho e da comida. São os fazendeiros os responsáveis pela alimentação da população, mas eles precisam trabalhar duro todos os dias e seus esforços não geram lucros muito expressivos. Mas as crianças de uma fazenda jamais devem passar fome! Para garantir isso, elas ganham depois de nascer uma colherzinha de prata. Trata-se de algo pequeno que pode passar despercebido, mas essa colherzinha carrega todo o amor, a esperança e o trabalho de uma família. Gin no Saji não dá respostas sobre a vida. Não existem vilões nessa estória, tampouco se traçam claramente os limites do certo e do errado. Mas o aprendizado e as reflexões que você tira da leitura desse mangá fará com que enxergue a vida de uma maneira diferente. E além de lições duras, Silver Spoon tem muitos momentos de leveza e pura comédia.

A felicidade que parecia tão inalcançável para Hachiken agora lhe agracia em momentos simples e sagrados, como saborear uma refeição depois de um longo dia de trabalho, se divertir com os amigos e passar tempo com a garota de quem ele gosta. Os problemas ainda existem e por mais assustadores que eles sejam, é necessária a coragem para não soltar as rédeas. Mesmo que as pessoas inevitavelmente se firam, isso não significa que elas devam ser deixadas sozinhas. Gin no Saji não é simplesmente um mangá escolar ou um slice of life. É uma crônica sobre a vida e o amadurecimento, em uma narrativa grandiosamente simples.

Sair da versão mobile