Postando uma imagem… só porque curti!

O impacto visual que um fã consegue criar e a falta que sinto disso nos games do Mario.

Pow infelizmente não faço ideia de quem é o autor dessa fanart animal! Peguei ela no Google Imagem semana passada e nem faço ideia do que diabos estava procurando. Quem souber a origem dela, deixe aí nos comentários.

Mas a imagem é meio oportuna para chamar a atenção a uma coisa. O visual dos últimos games do Mario são sempre a mesma coisa. E acho que as muitas fanarts dos fãs de Super Mario muitas vezes passam ideias muito mais empolgantes do que o visual básico e padrão que a Nintendo continua usando Mario após Mario. E isso não era assim. Quando você pega Super Mario Bros, Bros 2, Bros 3 e até Super Mario World é perceptível o impacto visual de cada um desses clássicos.

E nos dias de hoje com arcades e indies fazendo sucesso nos videogames, a criatividade gráfica e visual de muitos games beira o fantástico, de tal forma que um New Super Mario fica totalmente desbotado dentro desse meio. E não que a Nintendo não tenha boas ideias, como por exemplo Kirby Yarn ou o estilo de Yoshi’s Island ou Paper Mario, até Zelda Wind Waker é válido como um bom exemplo. Mas tudo isso parece não prevalecer quanto se trata de games do Super Mario onde se reinventa a mecânica dos games as vezes, sem qualquer preocupação pelo apelo visual. Sinto falta de uma novo olhar visual dentro do universo de Super Mario. Em especial quando penso nestes New Super Marios ou até mesmo no Marios 3D Land e Worlds.

Faça essa experiência. Vá no DeviantArt e coloque na busca lá “Super Mario” e se delicie com esse universo reimaginado por artistas diferentes. Cada um com um toque pessoal e diferente. Não é diferente, por exemplo, da reinvenção vista em Rayman Legends ou na proposta do projeto de Mighty Nº 9 do Inafune (criador de Mega Man). Não que tudo precise de reforma ou mudanças drásticas de visual, mas vivemos um tempo de ousadia e criatividade, então porque não tentar? A Sega fez isso semana passada com o Sonic (não viu? veja aqui). E isso não é necessariamente ruim. Na TV já tivemos outros exemplos recentes, como Pernalonga e Patolino e até mesmo Tartarugas Ninjas. Em contrapartida já tivemos enormes furadas como Epic Mickey, que tinha artes conceituais fabulosas que se perderam no estilo visual gráfico de 3D tradicional (e que as HQs oficiais conseguiram manter o sentimento original das artes conceituais). Outro bom exemplo recente são com os remakes de Ducktales Remastered contra Castle of Ilusion, onde o primeiro conseguiu gráficos 2D cartunescos fenomenais enquanto o jogo do Mickey ficou méh com o tradicionalismo do 3D básico… são detalhes que fazem a diferença do impacto visual em um game.

Pra mim já é hora do Reino dos Cogumelos dar uma repaginada e sair desses gráficos 3D básicos e sem carisma. O que você acha?

Sair da versão mobile