Postando uma imagem… só porque curti!

O impacto visual que um fã consegue criar e a falta que sinto disso nos games do Mario.

Pow infelizmente não faço ideia de quem é o autor dessa fanart animal! Peguei ela no Google Imagem semana passada e nem faço ideia do que diabos estava procurando. Quem souber a origem dela, deixe aí nos comentários.

Mas a imagem é meio oportuna para chamar a atenção a uma coisa. O visual dos últimos games do Mario são sempre a mesma coisa. E acho que as muitas fanarts dos fãs de Super Mario muitas vezes passam ideias muito mais empolgantes do que o visual básico e padrão que a Nintendo continua usando Mario após Mario. E isso não era assim. Quando você pega Super Mario Bros, Bros 2, Bros 3 e até Super Mario World é perceptível o impacto visual de cada um desses clássicos.

E nos dias de hoje com arcades e indies fazendo sucesso nos videogames, a criatividade gráfica e visual de muitos games beira o fantástico, de tal forma que um New Super Mario fica totalmente desbotado dentro desse meio. E não que a Nintendo não tenha boas ideias, como por exemplo Kirby Yarn ou o estilo de Yoshi’s Island ou Paper Mario, até Zelda Wind Waker é válido como um bom exemplo. Mas tudo isso parece não prevalecer quanto se trata de games do Super Mario onde se reinventa a mecânica dos games as vezes, sem qualquer preocupação pelo apelo visual. Sinto falta de uma novo olhar visual dentro do universo de Super Mario. Em especial quando penso nestes New Super Marios ou até mesmo no Marios 3D Land e Worlds.

Faça essa experiência. Vá no DeviantArt e coloque na busca lá “Super Mario” e se delicie com esse universo reimaginado por artistas diferentes. Cada um com um toque pessoal e diferente. Não é diferente, por exemplo, da reinvenção vista em Rayman Legends ou na proposta do projeto de Mighty Nº 9 do Inafune (criador de Mega Man). Não que tudo precise de reforma ou mudanças drásticas de visual, mas vivemos um tempo de ousadia e criatividade, então porque não tentar? A Sega fez isso semana passada com o Sonic (não viu? veja aqui). E isso não é necessariamente ruim. Na TV já tivemos outros exemplos recentes, como Pernalonga e Patolino e até mesmo Tartarugas Ninjas. Em contrapartida já tivemos enormes furadas como Epic Mickey, que tinha artes conceituais fabulosas que se perderam no estilo visual gráfico de 3D tradicional (e que as HQs oficiais conseguiram manter o sentimento original das artes conceituais). Outro bom exemplo recente são com os remakes de Ducktales Remastered contra Castle of Ilusion, onde o primeiro conseguiu gráficos 2D cartunescos fenomenais enquanto o jogo do Mickey ficou méh com o tradicionalismo do 3D básico… são detalhes que fazem a diferença do impacto visual em um game.

Pra mim já é hora do Reino dos Cogumelos dar uma repaginada e sair desses gráficos 3D básicos e sem carisma. O que você acha?

Isso também pode lhe interessar

4 Comentários

  1. Sinceramente não concordo, Mario Galaxy tem uma arte bem diferente do padrão. Tá, desde o NSMBW q a arte tá a mesma mas o WiiU ainda tá aí [tá mal das pernas mas ainda não morreu], quem sabe esse ano ou ano q vem a nintendo não traga algum tão diferente quanto o Galaxy?

    Se bem que no mais, acho meio difícil só um novo Mario ou Zelda, por melhor que seja salve o WiiU. Tô começando a achar q a Nintendo pode mesmo quebrar ainda esse ano ou no próximo.
    [a parte boa é que vai ser engraçado ver os fanboys chorando quando a nintendo correr pra Sony. :p]

    1. Eu não concordo muito com você Lucas em relação ao Super Mario Galaxy. O game é inovador mecanicamente, porque apresenta um novo estilo de gameplay, mas visualmente não acho ele diferente, muito menos criativo. E vou além, aí eu acho que Super Mario Sunshine teve pra mim um impacto muito maior, tanto visualmente quanto mecanicamente.

      Visualmente porque ele não se passa no universo tradicional, então há todo um apelo arquitetônico e também de universo diferentes, ainda mais quando se compara com aquilo feito em Super Mario 64 (o game anterior a Sunshine). Tudo em Sunshine é diferente, ainda que inspirado no tradicionalismo de Super Mario. E também mecanicamente ele é único, ao apresentar a jogabilidade usando impulsão e líquido via FLUUD. Então ele me agrada visualmente e mecanicamente.

      Já Galaxy não tem o mesmo apelo visual. Mecanicamente ele é de pirar a cabeça, mas o visual é mais do mesmo. São os mesmos personagens já conhecido, são os mesmos mundos, porém usando a temática do universo normal do Super Mario. Não já muita coisa nova para se ver, que você já não conheça desse universo, tirando a ideia de que tudo foi refeito em pró do sistema gravitacional de planetas.

      Nem mesmo graficamente, o salto de Mario Galaxy se comparado com Mario Sunshine é mínimo. Posso até arriscar dizer que acho Sunshine muito mais bonito do que Galaxy, já que ele tem mais cores vivas, detalhes tridimencionais (enquanto Galaxy se esforça em mundos mais planos pela gravidade) e a parte aquática de Sunshine é fenomenal. Fora que adoro a versão e mecanicas com os Yoshis que existe em Sunshine.

  2. Olá Thiago . Você é o único que posta aqui no Portallos ? Porque eu me lembro de quando eu entrava a um tempo atras tinha mais uma galera . Enfim , eu gostaria muito de reforma nos graficos dos jogos da Nintendo no geral , acho que um bom exemplo seria a serie Metroid que eu sempre gostei muito e que a Nintendo não tem dado muita atenção , acho que um ''reboot'' da serie seria muito bom .

  3. Eu como artista gráfico, não poderia deixar de discordar, pois enquanto SM segue um model sheet (ainda bem!) há variações o bastante dentro de cada universo que o diferenciam. E sem querer parecer perseguição, mas o Sunshine é intragável, nada daquilo parece um Mario pra mim, é como o SMB 2, parece que pegaram um jogo e colocaram o Mario nele, tudo muito sem sal e óbvio. Dar equipamento aos irmãos funcionou com o Luigi, mas com o Mario não, pois tirou os elementos tradicionais do personagem. Por sabe desenhar, eu realmente enxergo de outra perspectiva, e coisas como os citados Rayman na nova engina da Ubi Art ou o engodo do N9 não me dizem nada, um por ser algo muito natural pela proposta em si de parecer algo mais próximo de uma animação, e o outro por ser a mesma coisa de outra coisa.

    Enfim, eu acho que se surgir uma proposta de game diferente, o visual do SM será readequado para se adequar, como sempre tem sido feito. Não é algo que precise acontecer, já vem acontecendo desde sempre…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.