De repente, Rise of the Tomb Raider se torna um exclusivo de Xbox One

rise-of-the-tomb-raider

A conferência da Microsoft na Gamescom, evento anual de games lá da Alemanha, terminou e algumas novidades surgiram. Vou tentar trazer os principais destaque aqui para o blog ao longo do dia, mas de antemão não vi nada absurdamente épico ou que mereça aquele status de “pare o mundo que eu preciso preciso noticiar isso”. Foi uma conferência divertida, mostrando que aos poucos o Xbox One vai evoluindo e que ele tem muitos games legais vindo por aí, o que não é nada mais do que a obrigação de um novo console.

A coisa mais estranha que talvez tenha acontecido foi o anuncio de que Rise of the Tomb Raider chegará no final de 2015 exclusivamente para o Xbox One. Sim, de repente um título que todos pensavam que seria multiplataforma, não será mais. E a fúria está rolando solta no tumblr oficial do game (link), mostrando que o gamer tem muito ódio no coração quando pisam em seu calo.

E na boa, entendo perfeitamente porque ficar emputecido com essa notícia. Acho que o mercado atual de games já evoluiu para além dessa porcaria de títulos exclusivos de thirdies party. Apesar de ser um dono de Xbox One, não fico totalmente contente com isso, pois dá motivos para a Sony responder futuramente a essa provocação tomando pra si algum outro título que poderia vir a ser multiplataforma. Não é diferente, por exemplo, da situação de Bayonetta 2 exclusivamente na meleca do Wii U.

Enfim, talvez você que não tem um Xbox One não precisa perder as esperanças, durante o anúncio fiquei com a impressão de que a exclusividade não é permanente. Se falou muito “coming holiday 2015 exclusively to Xbox“, e fiquei com a impressão de que o game pode sair em outras plataformas em 2016, mas é claro que o estúdio não vai confirmar isso agora e isso é só uma impressão pessoal minha de como foi mencionado a notícia e na forma como está escrito lá no tumblr do game. Até porque quando um jogo é totalmente exclusivo, a Microsoft tem o hábito de usar “only on”.

Exclusividade temporada já não sou contra. Aí tudo bem. O jeito é aguardar e ver o que vai realmente acontecer. E infelizmente como não foi liberado nenhum novo vídeo ou clipe do game, fecho a postagem com o trailer da E3 de junho mesmo:

Sair da versão mobile