De repente, Rise of the Tomb Raider se torna um exclusivo de Xbox One

rise-of-the-tomb-raider

A conferência da Microsoft na Gamescom, evento anual de games lá da Alemanha, terminou e algumas novidades surgiram. Vou tentar trazer os principais destaque aqui para o blog ao longo do dia, mas de antemão não vi nada absurdamente épico ou que mereça aquele status de “pare o mundo que eu preciso preciso noticiar isso”. Foi uma conferência divertida, mostrando que aos poucos o Xbox One vai evoluindo e que ele tem muitos games legais vindo por aí, o que não é nada mais do que a obrigação de um novo console.

A coisa mais estranha que talvez tenha acontecido foi o anuncio de que Rise of the Tomb Raider chegará no final de 2015 exclusivamente para o Xbox One. Sim, de repente um título que todos pensavam que seria multiplataforma, não será mais. E a fúria está rolando solta no tumblr oficial do game (link), mostrando que o gamer tem muito ódio no coração quando pisam em seu calo.

E na boa, entendo perfeitamente porque ficar emputecido com essa notícia. Acho que o mercado atual de games já evoluiu para além dessa porcaria de títulos exclusivos de thirdies party. Apesar de ser um dono de Xbox One, não fico totalmente contente com isso, pois dá motivos para a Sony responder futuramente a essa provocação tomando pra si algum outro título que poderia vir a ser multiplataforma. Não é diferente, por exemplo, da situação de Bayonetta 2 exclusivamente na meleca do Wii U.

Enfim, talvez você que não tem um Xbox One não precisa perder as esperanças, durante o anúncio fiquei com a impressão de que a exclusividade não é permanente. Se falou muito “coming holiday 2015 exclusively to Xbox“, e fiquei com a impressão de que o game pode sair em outras plataformas em 2016, mas é claro que o estúdio não vai confirmar isso agora e isso é só uma impressão pessoal minha de como foi mencionado a notícia e na forma como está escrito lá no tumblr do game. Até porque quando um jogo é totalmente exclusivo, a Microsoft tem o hábito de usar “only on”.

Exclusividade temporada já não sou contra. Aí tudo bem. O jeito é aguardar e ver o que vai realmente acontecer. E infelizmente como não foi liberado nenhum novo vídeo ou clipe do game, fecho a postagem com o trailer da E3 de junho mesmo:

Isso também pode lhe interessar

9 Comentários

  1. Logico que como consumidor eu preferia que o jogo fosse multiplataforma, mas videogames são um mercado e a exclusividade é uma forma de atrair para determinado console então nada mais natural que alem dos exclusivos que a própria empresa cria ela conseguir outros com um isentivo ($). Não vejo problema de exclusivos e ainda por cima nem dá para garantir que não vá haver o lançamento depois como já rolou com o Resident Evil 4 ou o aquele jogo de Roma do Xbox One que está para chegar no pc.

    1. Sim, eu até entendo a tática de mercado da Microsoft e não acho que ela esteja inteiramente errada. Só acho que essa forma de concorrer já é um pouco ultrapassada. Acho que um console bom hoje em dia compete com sua concorrência com seus exclusivos feito pela própria empresa criadora do hardware em si e pelas features que o mesmo possui. Seria como, num exemplo absurdo, a Nintendo depender da Sega pra vender seu sistema (apesar de ser de explodir a cuca o acordo do Sonic exclusivo na Nintendo ser realidade tb).

      Eu concordo com exclusividade temporária, mas não apoio a prática de se fazer de desentendido, dando a ideia de um game vai sair numa plataforma apenas e que a concorrência nunca a terá, e um ano depois, libera geral. Isso eu acho errado. E o que vc citou é um boa, Rome chegando ao PC, assim como Dead Rising 3, que também por tabela, não deveria ser um exclusivo ad eterno, apesar de que nesse caso, parece que a Microsoft viabilizou a possibilidade de um novo game série, senão talvez a franquia teria morrido, nesse caso tudo bem ser exclusivo. Bayonetta 2 pela Nintendo parece que sofreu disso, apesar de que não acredito que nem a Sony e nem a Microsoft apoiariam uma sequencia, ainda mais vindo da Platinum.

      Resumindo, é realmente um assunto complicado. E eu tenho sim receio de que a Sony ataque. Imagine o baque se a Microsoft perde nessa brincadeira, Final Fantasy XV ou Kingdom Hearts III, aí fudeu, e até eu me veria obrigador a comprar um PS4.

  2. Pra mim vai ser temporário… mas é realmente algo tenso. Acompanhei bastante tempo a fúria lá no tumblr oficial, e o negócio ficou preto mesmo. Muita gente indignada dizendo que tem os dois ou até os três consoles, mas que com essa atitude se recusa a comprar o jogo e tal, que é um desrespeito com o jogador. Tanto por parte da Crystal, que “trai” sua maior base de fãs, quanto por parte da Microsoft, que faz uma jogada de pagar pra tirar algo dos outros. Não é um investimento em desenvolvimento interno, nem um investimento para ajudar a lançar algo que, de outra forma, não seria possível (caso de Bayonetta 2, que a Nintendo ajudou a financiar), é só uma compra de exclusividade de um jogo pronto feito por terceiros. Não acho que faz bem pra indústria. :/

    De qualquer forma, mesmo que não saia pra PS4 nem PC, não vou morrer. Não é como FFXV, como o TMT falou, apesar de eu ter gostado muito do primeiro “novo” Tomb Raider, que aliás joguei no PS4 na versão definitiva.

  3. Não entendi a raiva desse pessoal. É meio obvio que essa é uma exclusividade temporária. A SquareEnix não é maluca de deixar um título como esse exclusivo para sempre. Agora o exemplo de Bayonetta 2 que tu deu Thiago é um pouco infeliz, pois a Nintendo financiou o jogo, logo a exclusividade é mais do que justa.

  4. Bem, eu como fã da série desde o primeiro game, e como jogador de PC, me aborreci com a notícia! Não vou comprar um XOne só por causa de um – ou meia-dúzia – de exclusivos, mesmo q Tomb Raider! Espero q a exclusividade seja mesmo temporária, pq realmente amo essa série!!! Deve ter rolado muita grana aí, e q se @%&* o fã q sempre acompanhou a série, pq com ctz, vai deixar de vender milhões para aqueles q jogam no PC ou PS!

  5. “dá motivos para a Sony responder futuramente a essa provocação tomando pra si algum outro título que poderia vir a ser multiplataforma.” Se isso virar moda, logo veremos games como COD, BF, NFS, FIFA, PES, AC, GTA e tantos outros famosos multi-plataformas por tradição, virando exclusividade de um único console!

    1. Eu falei! Tava nas entrelinhas no anúncio! Mas eu aposto que só chega na concorrência no segundo semestre de 2016… tipo 6 meses de exclusividade. E eu aposto que Titanfall (o primeiro) chega pra PS4 em 2015, escreve o que eu digo. e chega com todos os DLCs do One numa só edição definitiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.