Conversa de Mangá: Naruto 690

Ninja’s…!!

| Texto recomendado para quem está acompanhando os capítulos semanais de Naruto e que já tenha lido até o de número 690, ou para aqueles que não se importam com spoilers |

Pow, parabéns a todo mundo que comentou e debateu o Conversa de Mangá do Naruto da semana passada. Fazia um tempo que não via o clima por aqui ficar agitado e até mesmo acalorado num CDM. Não que eu torça pelo barraco em si que as vezes isso pode gerar, mas é muito bom ler e ver opiniões controversas da minha. E eu já passei da idade de achar que apenas a minha opinião é a que vale. Pra mim tudo é válido, ainda aqueles pontos que não casam com a minha própria opinião.

Um dos pontos que sempre me chama a atenção, entretanto é aquele que diz “se está tudo ruim, porque não para de ler o mangá?”. Acho que esse é um argumento perigoso e até injusto de ser feito em boa parte das vezes. Tipo qual o momento em que você decide que algo que já foi tão bom, ficou tão ruim a ponto de ter que parar de acompanhar? É muito difícil definir esse ponto. Eu acho que nunca cheguei a tal extremo em nenhum tipo de mídia de entretenimento que acompanho. Até porque se hoje está ruim, o que garante que não pode melhorar um pouco mais a frente, apenas o suficiente para voltar a valer a pena. Fora a sensação de gastar mais de uma década, no caso de certos mangás, acompanhando pra dropar na reta final? Não, não é assim!

Claro que isso é uma questão pessoal e vai de pessoa a pessoa. Eu, particularmente, não saberia dizer em que ponto Naruto poderia chegar para me convencer a nunca mais ler um novo capítulo. A estrada foi longa, estamos todos cansados, até mesmo o Kishimoto deve estar cansado. Imagine o quão complicado e estressante deve ser estender uma história por tanto tempo. Por Naruto deu uma esticada comercial para durar mais, isso é claro pra mim. Não que seja algo totalmente ruim, até tem seus pontos positivos, pego Dragon Ball, por exemplo. Quantos fãs não tem saudades e vibram quando um novo filme, uma nova OVA surge, apenas para matar um pouquinho da saudade daquele universo fantástico que muitos acompanharam em sua infância. Naruto ainda não deixou saudades, mas no dia que acabar, até mesmo estes momentos ruins irão se tornar nostálgicos, a ponto de fazer alguns fãs se lembrarem algo do tipo “até quando era ruim, era melhor do que não ter mais”.

Achar ruim, reclamar, isso faz parte da jornada de um leitor, ou qualquer outro tipo de consumo de mídia. Há casos em que se reclama mais, e outros que se reclama menos, mas essa parte negativa da experiência é também importante. Dá senso de amadurecimento do leitor, cria novos parâmetros para novas leituras, dá novas percepções. Enfim, se você já chegou a 690 capítulos, não pare agora, por pior que fique ou talvez nem fique, porque se faz necessário acreditar que vai melhorar. Sem ânimo não dá!

No caso do capítulo dessa semana, admito que já fiquei um pouco mais animadinho com o mangá. Acabou essa parte xarope da Kaguya, e agora rumo a amarrar as muitas pontas soltas da guerra. E veja só, sempre há coisas que vão desagradar. Eu achei estranho o desfecho do treco que estava na manga da Kaguya e que o Naruto deu cabo (selando junto com a mãe). Aquela coisa dentro da mangá era o Zetsu negro, não? Ou minha memória já foi pras cucuias, porque achei estranho chegar aos finalmentes e aquele ser não sair da manga no fim das contas. Achei que alguma forma sairia de lá. Ficou meio estranho a cena, como se aquilo fosse um perigo real e que talvez tivesse que ter tido um pouco mais de atenção no fim das contas. Mas se resolveu o problema com o Naruto o selando naquela mini-lua que se formou, melhor porque chega desse arco.

De resto, gostei de tudo. Das bestas de caudas finalmente sendo libertadas (será que elas voltam para seus jinchuurikis depois dessa, ou ficarão soltas pelo mundo?). Do Naruto saindo na frente e resolvendo a única solta do embate e selamento da Kaguya, só para depois ter uma cena bem humorada dele com a Sakura se desesperando sobre como irão sair daquela dimensão. Gostei de ver o Sábios e os Kages resgatando os heróis do dia. Foi tudo muito bom. Um capítulo de início de finalização. Não é um capítulo que gere muitas especulações no entanto. O mais interessante acredito que está por vir nos próximos.

Madara vai ainda ser uma ameaça? Agora ele está vivo. Não seria uma boa matá-lo? Colocá-lo numa prisão não me parece uma boa ideia. Ou selar ele em alguma coisa. E como fica a decisão do Sasuke? Vai virar malzão de novo só pra justificar uma luta contra o Naruto? E o genjutsu lá da lua, tá fácil para desfazer agora ou já está desfeito? Estas são as amarras dos próximos capítulos. É sentar e aguardar. Sem ninguém pulando fora do navio agora que as coisas se normalizaram novamente!

Sair da versão mobile