Conversa de Mangá: Naruto 690

Ninja’s…!!

Naruto690 - Toque

| Texto recomendado para quem está acompanhando os capítulos semanais de Naruto e que já tenha lido até o de número 690, ou para aqueles que não se importam com spoilers |

Pow, parabéns a todo mundo que comentou e debateu o Conversa de Mangá do Naruto da semana passada. Fazia um tempo que não via o clima por aqui ficar agitado e até mesmo acalorado num CDM. Não que eu torça pelo barraco em si que as vezes isso pode gerar, mas é muito bom ler e ver opiniões controversas da minha. E eu já passei da idade de achar que apenas a minha opinião é a que vale. Pra mim tudo é válido, ainda aqueles pontos que não casam com a minha própria opinião.

Um dos pontos que sempre me chama a atenção, entretanto é aquele que diz “se está tudo ruim, porque não para de ler o mangá?”. Acho que esse é um argumento perigoso e até injusto de ser feito em boa parte das vezes. Tipo qual o momento em que você decide que algo que já foi tão bom, ficou tão ruim a ponto de ter que parar de acompanhar? É muito difícil definir esse ponto. Eu acho que nunca cheguei a tal extremo em nenhum tipo de mídia de entretenimento que acompanho. Até porque se hoje está ruim, o que garante que não pode melhorar um pouco mais a frente, apenas o suficiente para voltar a valer a pena. Fora a sensação de gastar mais de uma década, no caso de certos mangás, acompanhando pra dropar na reta final? Não, não é assim!

Claro que isso é uma questão pessoal e vai de pessoa a pessoa. Eu, particularmente, não saberia dizer em que ponto Naruto poderia chegar para me convencer a nunca mais ler um novo capítulo. A estrada foi longa, estamos todos cansados, até mesmo o Kishimoto deve estar cansado. Imagine o quão complicado e estressante deve ser estender uma história por tanto tempo. Por Naruto deu uma esticada comercial para durar mais, isso é claro pra mim. Não que seja algo totalmente ruim, até tem seus pontos positivos, pego Dragon Ball, por exemplo. Quantos fãs não tem saudades e vibram quando um novo filme, uma nova OVA surge, apenas para matar um pouquinho da saudade daquele universo fantástico que muitos acompanharam em sua infância. Naruto ainda não deixou saudades, mas no dia que acabar, até mesmo estes momentos ruins irão se tornar nostálgicos, a ponto de fazer alguns fãs se lembrarem algo do tipo “até quando era ruim, era melhor do que não ter mais”.

Achar ruim, reclamar, isso faz parte da jornada de um leitor, ou qualquer outro tipo de consumo de mídia. Há casos em que se reclama mais, e outros que se reclama menos, mas essa parte negativa da experiência é também importante. Dá senso de amadurecimento do leitor, cria novos parâmetros para novas leituras, dá novas percepções. Enfim, se você já chegou a 690 capítulos, não pare agora, por pior que fique ou talvez nem fique, porque se faz necessário acreditar que vai melhorar. Sem ânimo não dá!

No caso do capítulo dessa semana, admito que já fiquei um pouco mais animadinho com o mangá. Acabou essa parte xarope da Kaguya, e agora rumo a amarrar as muitas pontas soltas da guerra. E veja só, sempre há coisas que vão desagradar. Eu achei estranho o desfecho do treco que estava na manga da Kaguya e que o Naruto deu cabo (selando junto com a mãe). Aquela coisa dentro da mangá era o Zetsu negro, não? Ou minha memória já foi pras cucuias, porque achei estranho chegar aos finalmentes e aquele ser não sair da manga no fim das contas. Achei que alguma forma sairia de lá. Ficou meio estranho a cena, como se aquilo fosse um perigo real e que talvez tivesse que ter tido um pouco mais de atenção no fim das contas. Mas se resolveu o problema com o Naruto o selando naquela mini-lua que se formou, melhor porque chega desse arco.

De resto, gostei de tudo. Das bestas de caudas finalmente sendo libertadas (será que elas voltam para seus jinchuurikis depois dessa, ou ficarão soltas pelo mundo?). Do Naruto saindo na frente e resolvendo a única solta do embate e selamento da Kaguya, só para depois ter uma cena bem humorada dele com a Sakura se desesperando sobre como irão sair daquela dimensão. Gostei de ver o Sábios e os Kages resgatando os heróis do dia. Foi tudo muito bom. Um capítulo de início de finalização. Não é um capítulo que gere muitas especulações no entanto. O mais interessante acredito que está por vir nos próximos.

Madara vai ainda ser uma ameaça? Agora ele está vivo. Não seria uma boa matá-lo? Colocá-lo numa prisão não me parece uma boa ideia. Ou selar ele em alguma coisa. E como fica a decisão do Sasuke? Vai virar malzão de novo só pra justificar uma luta contra o Naruto? E o genjutsu lá da lua, tá fácil para desfazer agora ou já está desfeito? Estas são as amarras dos próximos capítulos. É sentar e aguardar. Sem ninguém pulando fora do navio agora que as coisas se normalizaram novamente!

Naruto690

Isso também pode lhe interessar

13 Comentários

  1. acredito que ainda vao ter algumas lutas pela frente, orochimaru pode endoidar e tentar pegar o corpo do madara quero q isso aconteça. acho que nao será legal tantos viloes ( madara, orochimaru, sasuke, kabuto) simplismente passarem para o lado do bem, isso é mto dragon ball kkk. enfim, essa guerra nao era o que eu esperava de naruto. triste.

  2. Eu poderia jurar que esse capítulo seria um flashback da Kaguya enquanto ela é selada mas no fim das contas, foi só uma personagem mal construída que caiu de para-quedas na história. Bem, adeus e até nunca. E sim, aquela coisa na manga era o Zetsu negro e ele era uma ameaça real já que foi ele quem adulterou a pedra Uchiha e veio manipulando a história pra trazer Kaguya de volta, e provavelmente faria de novo.

    Ainda não engoli bem esse conceito do mundo puro ser o “mundo dos mortos” que na verdade é só uma dimensão onde quem morreu pode transitar entre os lugares. Ok, precisa do poder do Rikudou.. mas ainda achei meh. Mas foi legal a cena dos kages juntos.

    Acredito que Madara não tenha mais motivos pra lutar, então talvez ele já seja um personagem convertido. Estou curioso com o que será dele. Na pior das hipóteses ele pode virar um Pain 2.0 e ressuscitar todo mundo da guerra.

    Sobrou Orochimaru em quem nunca se pode confiar, o Sasuke que teve sua motivação em segredo até agora e as armas que a Tenten encontrou e aprendeu a usar. Dá pra sair coisa boa daí.

  3. Naruto vs Sasuke só vai acontecer se o Sasuke insistir na ideia de destruir as bestas de caudas (que acho será só um embate e depois cessa sem grandes transtornos).

    Realmente é um alívio finalmente ter acabado a guerra, mas isso se não surgir mais alguém que estava manipulando tudo e se mostrar mais um chefe hiper poderoso que vai aproveitar agora que os heróis estão cansados ¬¬

  4. Agora que a esse arco da Kaguya acabou, posso afirmar sem medo: Que arco horrível. A guerra como um todo estava ruim: lutas sem graça, falta de impacto nas mortes (ou alguém se importa ainda com o Neji a essa altura?) misturado com alguns bons momentos como a luta do Guy contra o Madara, por exemplo. O maior problema no entanto foi esse arco da Kaguya. Para uma personagem com essa importância não ter sido trabalhada anteriormente, a guerra deixou uma impressão de falta de planejamento da série. O Madara por outro lado era um personagem que estava sendo trabalhado ao longo da série, logo ele vir a ser o inimigo final era justo. E como se não bastasse isso, ver o próprio Naruto, um personagem que sempre valorizou o esforço próprio e que não acreditava em destino ou gênios, tornar-se a criança escolhida de uma profecia além vencer o inimigo sem criatividade e com a ajuda de um deus ex machina. O final de Naruto não está só ruim por falta de planejamento, mas principalmente porque traiu os próprios conceitos criados desde o início.

  5. senti que essa conversa de mangá foi relacionada em minha pessoa
    enfim, vu explicar mais ou menos minha ideia

    o ponto certo de parar o mangá é que quando todos os capítulos seguintes você só levanta mais ponto negativo do que positivo, vai chegar ao ponto que não vai ti agradar mais, e esse é o momento exato, não precisa ficar se torturando lendo uma história que a cada capítulo se torna pior e pior, se chega ao ponto onde todos os capítulos tornaram-se ruins, é o momento de parar, não precisa ficar com peninha do tipo, “puxa, estou acompanhando o mangá a não sei tantos anos, mesmo estando ruim, não vou parar porque é como se gastasse meu tempo em vão”, não é bem assim, se está ruim para, talvez se todo mundo que ache ruim parar de ler, isso de certa forma perturbe o autor do tipo, as vendas estão caindo, eles estão perdendo o interesse do mangá, muda para melhor.

    Se pensar que parar de ler algo é ruim ou injusto, aí você não vai parar mesmo, tem que pensar o seguinte, “se muita gente parar, pode chamar atenção do autor, ele pode pensar que a história não está interessante e comece a pensar em roteiros melhores.

    é isso que serve um mangá semanal, que a história se molde de acordo com o público, lógico que o autor não tem que levar ao pé da letra o que o povo diz, normalmente eles dizem coisas sem sentidos e pode levar a série para o buraco de vez, mas se todos tivessem “peninha” de parar uma obra que não lhe agrade, a qualidade das histórias também iria cair..

    O melhor jeito de avisar o autor que a história está ruim, é acertando o bolso dele, não tem jeito, diminuindo as vendas, ele pense em um roteiro mais elaborado e tudo mais, o povo tem mania de pensar algo negativo quando digo, se tá ruim, para de ler, que nem pensam nessa possibilidade, não é como se as vendas do mangá no Brasil fosse afetar a história no Japão, mas não custa nada tentar…..

    Enfim, o capítulo de hoje foi, Só isso? Esse foi a aclamada fim da guerra? Não tem o que comentar, um capítulo vazio e é o fim…

    Espero que tenham entendidos e mais uma vez, não trate o “se não gostar para de ler” como algo negativo, eu mesmo já parei inúmeras obras que acompanhava por achar ruim(por exemplo freezing, desculpe para quem gosta, mas chegou um momento que estava insuportável e parei no capítulo 100 e alguma coisa, e não me arrependo disso) e não é nada injusto, quem vai sair perdendo é o autor que tem que buscar a confiança dos seus leitores, e muitas vezes é até melhor…

    Parar de ler não é definitivo, se perceber que o boicote deu certo, você pode retornar e pode até ter mais pontos positivos que negativos.

  6. Eu sei que não devia ligar com a opinião alheia, mas se é dificil para vocês aceitarem que uma pessoa curtiu esse arco, então eu paro de comentar e aí só vai ter comentários com a mesma opinião, digo isso porque o tanto de pessoas que me insultaram, que não tem como eu responder a todos, pode criticar minha opinião, mas chegar a insultar a pessoa que tem opinião diferente da sua aí chegou a outro nivel…

    1. enfim, é só mimimi meu mesmo, vou ler o central de mangás e discordar calado, porque se eu comentar só vai faltar ameaça de morte 😀

      1. Você não precisa parar de comentar só por isso. É só ignorar quem te ofende e responder quem tá debatendo de boa. O tanto de gente que já me ofendeu por não ter gostado dessa guerra não pode nem ser numerado xD

    2. Onde as pessoas te insultaram? Pois aqui no blog geralmente o pessoal é tranquilo. Eu não gostei da saga como um todo, mas se alguém gostou eu posso aceitar esse fato, afinal é a opinião da pessoa.

  7. Espero realmente que seja o final do arco, e se for da pra garantir que foi o pior de Naruto até hoje.

    Essa guerra começou errada ao meu ver, e tenho essa opinião desde o início dela, sempre achei o início dela muito corrido. Só que apesar disso gerou muita expectativa com os personagens que o Kabuto trouxe de volta com o Edo, uma pena ter ficado só na expectativa mesmo com tudo sendo muito subaproveitado. Se bem que se olhar por outro lado, dar destaque pra todos que apareceram poderia ter feito de Naruto o que acontece com esse arco final de Bleach.

    Gostei de pouquíssimas coisas nessa saga gigante (tem quase uns 4 anos, não?) que vale a pena destacar: A volta dos 4 Hokages com o flashback da época do Hashirama; a luta Gai x Madara; a união dos 5 Kages em uma luta. Essa última foi o ponto chave para estragar o arco. Ali o Kishimoto poderia se dar por satisfeito com o nível de poder para não ter virado o que virou e ter esquecido o protagonismo fazendo os Kages ganharem a luta a muito custo ao invés de deixar pra Naruto e Sasuke o posto. A união deles eu gostei, o desfecho da luta e o que se seguiu depois foi só ladeira abaixo.

    Eu queria que Naruto acabasse de uma hora pra outra por escolha do Kishimoto, como aconteceu com Kuroko no Basket, mas Naruto é grande demais pra isso. Ambos tem uma similaridade gritante: apelaram demais no poder dos personagens. É melhor acabar de uma vez do que regredir e tentar tirar suco do bagaço.

  8. Não acho que a guerra como um todo tenha sido ruim. O principal problema foi essa indecisão de quem era o vilão da historia, afinal, quem é kaguya ? Acho que faltou planejamento por parte do kishimoto pra decidir o final dessa guerra que pareceu ter ido no improviso. A coisa é que agora não sei mais o que esperar; realmente tem ainda pontas soltas mas eu so to interessado no devido fim de naruto e a ligaçao com o filme the last. De resto, tio kishi pode ir rapido … Por mais que tenha caido a qualidade de naruto, duvido que qualquer um supere bleach (o qual nem é o assunto no momento).
    PS: Jamais vou parar de ler essas obras – Naruto e Bleach – minhas memorias dos tempos dourados nao permitem uahsuhasuhaush ( Naruto >>> Bleach). De qualquer forma, ainda sou muito feliz com one piece e fairy tail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.