Correndo contra o relógio, Naruto vai acabar em 5, 4, 3, 2, 1…

naruto_sasuke_end

É oficial e não adianta chorar sobre o leite derramado: o mangá de Naruto acaba oficialmente no Japão em cinco capítulos, mais precisamente no dia 10 de novembro, culminando no capítulo 700. Se você ainda não leu o capítulo dessa semana, ainda restam seis, não que um a mais um a menos agora vá fazer muita diferença.

Que bela porcaria, hein? Assim, esse não é um texto do Conversa de Mangá onde o spoiler está liberado, então pode continuar sem medo, mas preciso dizer que é um tanto quanto frustrante saber que o mangá acaba em tão poucos capítulos e talvez muita coisa não seja mostrada ou resolvida ainda nas páginas do mangá. O autor me pega um arco de Guerra do Mundo Ninja, me enrola anos desenvolvendo essa patota e quanto finalmente chega aquele momento em que você tanto espera, onde as pontas vão ser amarradas e os desfechos serão realizados e de forma abrupta: “o mangá vai acabar, galera! Faltam só cinco capítulos e um abraço a todos!“. NÃO!

Eu queria cinco capítulo só de posfácio, mostrando o que vai acontecer com todo o universo da série. Pula alguns anos, mostra os personagens casados, crescidos, com filhos. Mostra que toda a jornada do Naruto durou para a próxima e futura geração. Veja bem, não estou dizendo que isso não será mostrado, talvez o Kishimoto faça mágica com cinco capítulos e aperte tudo que eu quero ver neles, mas fica aquela desconfiança de que isso não vai acontecer porque quem lê, está acostumado a saber o ritmo que as coisas andam semanalmente para cada tipo de mangá que acompanhamos.

O embate tão esperado, entre Naruto e o Sasuke, mal começou direito. Vai dar pra fazer algo do nível que os fãs estavam esperando e ainda resolver todas as pontas da ressaca da Guerra, além das premissas básicas dos personagens no mangá e ainda rolar um posfácio bacana pra gente? Difícil de acreditar. Assim de cara já acho que apenas isso para fazer um embate épico entre o Naruto e o Sasuke já são insuficientes. Enfim, vejo tudo isso com muita descrença de que Naruto só precisa desse número de páginas e espaço para terminar. Torço para que o capítulo 700 tenha tipo o dobro de páginas de um capítulo semanal normal.

Vale dizer que o final do Naruto meio que veja uma era dos mangás. Quem diria que ele acabaria primeiro que Bleach? Não sei se dou ou não os parabéns ao Kubo por anunciar que Bleach entraria na reta final com seu último e derradeiro arco e olha ele aí, até hoje, enrolando e deixando as pessoas enfurecidas pelo continuar a mesma coisa de sempre. E Naruto veio, foi, passou e agora acaba antes de Bleach. Como isso aconteceu? É impressionante.

A chegada do fim de Naruto é meio que uma despedida da trindade sagrada da Jump, que todos sabem que hoje em dia não é mais tão sagrada assim, mas One Piece, Naruto e Bleach foram o auge da Shonen Jump por muitos anos e o fato de existirem até os dias de hoje significa que as pessoas ainda não estão prontas para se despedirem destas histórias. Mas é o começo do fim de um ciclo que se iniciou no fim da década de 90. É meio que impressionante ver estes mangás durante tanto tempo assim.

Outra coisa que talvez seja necessário pontuar é que o fim do mangá de Naruto não significa necessariamente o fim do universo de Naruto como uma franquia rentável. O próximo filme para os cinemas do personagem provavelmente se passará após o fim do mangá, e o animê ainda tem chão para gastar até terminar o mangá e nada impede que ele continue com fillers por mais algum tempo, afinal a primeira fase do Naruto criança sobreviveu na TV por mais de 2 anos só com histórias alternativas (e chatas, mas não o suficiente para matar a produção na TV, ao menos ao público japonês). O fim de Naruto não significa totalmente seu fim. Dragon Ball até hoje podemos dizer que ainda não acabou, é difícil então de acreditar que Naruto não siga mais ou menos a mesma linha de Goku.

Bem… e agora? Tá acabando. Não tenho as expectativas de um final épico, com tudo aquilo que gostaria que fosse. Faço figa para que seja bacana e satisfatório e não fique com aquele ar de “acabou sem acabar, vejam o filme nos cinemas“. Isso seria um tremendo balde de água fria pra todos fora do Japão, já que os longas animados meio que demoram meses para cair na internet (as vezes leva um ano inteiro).

Deixo agora aquele exercício de imaginação. Como a história vai acabar? Naruto vence Sasuke? Sasuke morre? Naruto finalmente vai ficar com a Hinata ou vai mesmo ficar com a sonsa e sem sal da Sakura? Orochimaru vai mesmo virar o que virou? A Paz irá permanecer pra sempre e final feliz tipo Disney?E os amigos de Naruto, como ficam cada um? Kakashi pra Hokage então não vai mesmo rolar? Acabou gente… acabou. 5 semanas… 5 capítulos… vai deixar saudades? Se for pensar que mangás de batalhas como Naruto, Bleach e One Piece estão cada vez mais raros… talvez você só vai sentir a perda quando ela chegar definitivamente.

Obs: postagem com incríveis fanarts, todas do DeviantArt, pelos usuários R0K-MO, l1kel1ke, JoshClarkeDraws, Idaisan, angelmarion e kuro-mai.


Sair da versão mobile