Correndo contra o relógio, Naruto vai acabar em 5, 4, 3, 2, 1…

naruto_sasuke_end

É oficial e não adianta chorar sobre o leite derramado: o mangá de Naruto acaba oficialmente no Japão em cinco capítulos, mais precisamente no dia 10 de novembro, culminando no capítulo 700. Se você ainda não leu o capítulo dessa semana, ainda restam seis, não que um a mais um a menos agora vá fazer muita diferença.

Que bela porcaria, hein? Assim, esse não é um texto do Conversa de Mangá onde o spoiler está liberado, então pode continuar sem medo, mas preciso dizer que é um tanto quanto frustrante saber que o mangá acaba em tão poucos capítulos e talvez muita coisa não seja mostrada ou resolvida ainda nas páginas do mangá. O autor me pega um arco de Guerra do Mundo Ninja, me enrola anos desenvolvendo essa patota e quanto finalmente chega aquele momento em que você tanto espera, onde as pontas vão ser amarradas e os desfechos serão realizados e de forma abrupta: “o mangá vai acabar, galera! Faltam só cinco capítulos e um abraço a todos!“. NÃO!

Eu queria cinco capítulo só de posfácio, mostrando o que vai acontecer com todo o universo da série. Pula alguns anos, mostra os personagens casados, crescidos, com filhos. Mostra que toda a jornada do Naruto durou para a próxima e futura geração. Veja bem, não estou dizendo que isso não será mostrado, talvez o Kishimoto faça mágica com cinco capítulos e aperte tudo que eu quero ver neles, mas fica aquela desconfiança de que isso não vai acontecer porque quem lê, está acostumado a saber o ritmo que as coisas andam semanalmente para cada tipo de mangá que acompanhamos.

O embate tão esperado, entre Naruto e o Sasuke, mal começou direito. Vai dar pra fazer algo do nível que os fãs estavam esperando e ainda resolver todas as pontas da ressaca da Guerra, além das premissas básicas dos personagens no mangá e ainda rolar um posfácio bacana pra gente? Difícil de acreditar. Assim de cara já acho que apenas isso para fazer um embate épico entre o Naruto e o Sasuke já são insuficientes. Enfim, vejo tudo isso com muita descrença de que Naruto só precisa desse número de páginas e espaço para terminar. Torço para que o capítulo 700 tenha tipo o dobro de páginas de um capítulo semanal normal.

Vale dizer que o final do Naruto meio que veja uma era dos mangás. Quem diria que ele acabaria primeiro que Bleach? Não sei se dou ou não os parabéns ao Kubo por anunciar que Bleach entraria na reta final com seu último e derradeiro arco e olha ele aí, até hoje, enrolando e deixando as pessoas enfurecidas pelo continuar a mesma coisa de sempre. E Naruto veio, foi, passou e agora acaba antes de Bleach. Como isso aconteceu? É impressionante.

let_s_put_an_end_to_this

A chegada do fim de Naruto é meio que uma despedida da trindade sagrada da Jump, que todos sabem que hoje em dia não é mais tão sagrada assim, mas One Piece, Naruto e Bleach foram o auge da Shonen Jump por muitos anos e o fato de existirem até os dias de hoje significa que as pessoas ainda não estão prontas para se despedirem destas histórias. Mas é o começo do fim de um ciclo que se iniciou no fim da década de 90. É meio que impressionante ver estes mangás durante tanto tempo assim.

Outra coisa que talvez seja necessário pontuar é que o fim do mangá de Naruto não significa necessariamente o fim do universo de Naruto como uma franquia rentável. O próximo filme para os cinemas do personagem provavelmente se passará após o fim do mangá, e o animê ainda tem chão para gastar até terminar o mangá e nada impede que ele continue com fillers por mais algum tempo, afinal a primeira fase do Naruto criança sobreviveu na TV por mais de 2 anos só com histórias alternativas (e chatas, mas não o suficiente para matar a produção na TV, ao menos ao público japonês). O fim de Naruto não significa totalmente seu fim. Dragon Ball até hoje podemos dizer que ainda não acabou, é difícil então de acreditar que Naruto não siga mais ou menos a mesma linha de Goku.

Bem… e agora? Tá acabando. Não tenho as expectativas de um final épico, com tudo aquilo que gostaria que fosse. Faço figa para que seja bacana e satisfatório e não fique com aquele ar de “acabou sem acabar, vejam o filme nos cinemas“. Isso seria um tremendo balde de água fria pra todos fora do Japão, já que os longas animados meio que demoram meses para cair na internet (as vezes leva um ano inteiro).

Deixo agora aquele exercício de imaginação. Como a história vai acabar? Naruto vence Sasuke? Sasuke morre? Naruto finalmente vai ficar com a Hinata ou vai mesmo ficar com a sonsa e sem sal da Sakura? Orochimaru vai mesmo virar o que virou? A Paz irá permanecer pra sempre e final feliz tipo Disney?E os amigos de Naruto, como ficam cada um? Kakashi pra Hokage então não vai mesmo rolar? Acabou gente… acabou. 5 semanas… 5 capítulos… vai deixar saudades? Se for pensar que mangás de batalhas como Naruto, Bleach e One Piece estão cada vez mais raros… talvez você só vai sentir a perda quando ela chegar definitivamente.

Obs: postagem com incríveis fanarts, todas do DeviantArt, pelos usuários R0K-MO, l1kel1ke, JoshClarkeDraws, Idaisan, angelmarion e kuro-mai.


Isso também pode lhe interessar

32 Comentários

  1. Vou sentir muita falta de Naruto. Ao menos pra mim esse mangá será sempre lembrado com carinho, pois foi quem me trouxe de volta ao mundo dos mangás e anime (foi Cavaleiros do Zodíaco quem me fez ter interesse por esse mundo otaku).
    Uma pena que hoje em dia tornar-se hater de Naruto virou moda, embora reconheça que a história não está empolgante como antigamente (mas está longe de estar ruim).

    Por mais que eu quisesse que a série acabasse logo, não esperava que o Kishimoto fosse finalizá-la em apenas cinco capítulos. Já estou me preparando pra ver um final abrupto e sem mostrar uma indicação do futuro dos personagens.
    Com a chegada de vários finais de séries que acompanhava, eu percebi que os mangakás não gostam de terminar as histórias com epílogos, sempre terminam de forma, ao meu ver, abrupta. O exemplo disso é Claymore que acabou esse mês. Eu me satisfaria muito mais com um final bem leve, mostrando o dia a dia do futuro dos personagens, do que esses finais explosivos e que acabam com a derrota do chefão final e aquela manjada pose alegre dos protagonistas.

  2. O mangá Naruto acaba agora em novembro com o capítulo 700, faltando uns 5 capitulos. Tambem tenho minhas duvidas sobre o que e como sera desenvolvido nesses tao poucos capitulos. Acho que o final mesmo deva ficar pro filme e talvez no the last, finalmente apareça o rosto do kakashi (hipotese minha), ja que o proprio kishimoto ja disse numa entrevista que tinha a intenção de mostrar o rosto do personagem, de repente, em um filme. A publicidade do filme esta acompanhada pela proposta de abertura de uma nova era de naruto e ja esta confimada um peça teatral pro ano que vem no japao. To esperando o fim da manga pra saber o que realmente significa essa abertura pra uma nova era.

  3. A informação que abre o texto ta errada. São agora 4 capítulos até o final de Naruto, ele acaba no 699. Se acabar no 700 sera devido a um suposto capítulo extra que vem sendo alardeado nos fóruns da vida.
    No Japão o capítulo dessa semana ainda não foi oficialmente lançado e a notícia sobre o fim saiu pela internet dizendo que acabaria em 5 (cinco) semanas. A edição dessa semana da Jump é a 46 e o capítulo foi o 695. Pela contas acabará na 50 com o capítulo 699.

      1. Mas pra confirmar o que falei é só usar matemática básica. Essa semana o mangá saiu mais cedo devido a algum feriado japonês, mas para nós ele sai antes do que no Japão. Se saiu um dia mais cedo, ele sai lá dia 12. Teríamos ainda dias 20, 27, 3 e 10 até o final, o que daria mais 4 capítulos, logo chegaria até o capítulo 699, que segundo eu vi teria realmente 39 páginas além do rumor de um capítulo extra na mesma edição da Jump que, ai sim, seria o 700.

      2. Esse link ai confirma parte do que falei, acaba na edição 50 da Jump, só faltou dizer que o 695 saiu (vai sair na vdd) na edição 46 e que nós recebemos o mangá antes dos japoneses.

      3. Pois é, eu meio que fui pelo que li por aí dizendo que acabaria no 700 (o que faz sentido, terminar num numero redondo ao invés de 699). E se o que saiu agora é o 695… faltam 5 nessa conta. Enfim… um a mais, um a menos… de qualquer forma falta menos do que se espera.

  4. Cara, eu pensei que seria pouco tempo pra desenvolver tanta ponta solta que ainda tem, mas aí lembrei que em Full Metal Alchemist os caps tinham em média 40 páginas e os 4 últimos passaram pra 60 e o último pra 150(!!), então mesmo com o número pequeno de capítulos, pode ser que ainda tenha um desfecho “decente”.

  5. acabar em cinco capítulos está ótimo, tem como resolver o embate entre naruto e sasuke e encerrar a obra muito bem em cinco capítulos, não precisa ter um final senhor dos anéis onde mostra vários finais seguidos mostrando todo mundo feliz, sem contar que ainda tem o filme the last que foi confirmado que servirá como posfácio para obra, então essa contagem está ótimo mesmo…

    Tanto que tem chances que no último capítulo tenha páginas a mais para resolver tudo, não precisa de uns 30 capítulos para resolver o embate sasuke e naruto, uns 5 como posfácio, mais cedo acabar melhor…

    enfim, esse ano para mim está acabando todos os mangás infinitos que eu estava acompanhando, apesar de que já fazia uns dois meses que eu já sabia que iria se encerrar, primeiro foi hunter hunter(não foi um fim, foi mais um outro hiato), depois veio o kenichi que parecia não acabar nunca e do nada encerrou, e agora naruto(graças a Deus, faz uns sete anos que eu acompanho essa obra)..

    o que esperar desses cinco capítulos? O que todo fã quer ver acredito eu, sasuke sendo derrotado ou não, naruto sendo hokage, talvez, mas as chances de ser um final diferente com o que vocês imaginam é altíssima..

    1. Acho cinco capitulos muito pouco visto o que foi enrolado aquela batalha de Kaguya, não falo em termos de batalha falo mais em termo de desfecho para pontas soltas que foram deixadas ou ao menos mal explicadas no decorrer do mangá.
      Espero mesmo que tenham mais páginas, mas como é a Jump duvido muito, Naruto teve bastante queda de qualidade no decorrer dos anos, mas nunca deixou de ser bom, apesar de ser um pouco cansativo as vezes.
      Espero que Naruto o ninja Gari não morra ai, que tenha algum tipo de continuação de sua lenda em filmes, livros o que for, o universo é bom e tem gás para obras derivadas.

        1. Se todos estão falando é porque se tem coisas a serem explicadas eu acho.
          Como por exemplo
          –Como Kaguya foi criada.
          –Origem ou mesmo resolução dos Uzumakis.
          –Como ficou a vila do Orochimaru e o que ele planeja.
          –Tem que se explicar como Hashirama morreu.
          –O que aconteceu com o zetsu expiral
          –Yamato foi solto mas estava sendo controlado e ai? do nada ele sumiu novamente.

          Fora os desfechos que sinceramente não se dá para resolve-los em cinco capitulos seguindo o padrão da Jump, ainda aposto que esse não é o fim derradeiro de Naruto tendo algo como uma continuação na Jump ou em outra revista.
          E por favor Kishi tire uns tempos de férias se for voltar com a obra como continuação xD

          1. vamos lá

            como kaguya foi criada

            acho que kishimoto tava lá de boa e pensou, aí, vou botar um personagem inédito nessa guerra, ela se chama a kaguya e vai ser uma Deusa….

            brincadeiras a parte, não há necessidade de explicar quem foram os pais dela, ou se veio para outro planeta mesmo, o que devemos saber é, em época de guerras, ela queria acabar com as guerras e decidiu comer o fruto de uma árvore divina, logo se tornou uma Deusa conhecida como a Deusa-Coelho, só isso, não precisa dizer, ah, mas a kaguya era filha de não sei o que com não sei mais um que e por aí vai…

            Origem ou mesmo resolução dos Uzumakis

            Isso foi explicado pela Kushina, Kushina disse o seguinte:
            O clã uzumaki é um clã da mesma descendencia do rikkudo sannin especializado em selos, seu país foi dizimado em uma guerra e o clã se separou pelo mundo, membros desse clã foram apresentados como Nagato e Karin, pronto, só isso, não precisa dizer mais nada.(pensei que isso já tinha sido resolvido no arco onde naruto aprendia a controlar o chakra na kyubi, mas parece que uma galera de gente esqueceu dessa história).

            Orochimaru

            Ele apenas vai observar os passos de Sasuke, por que ele foi um dos pupilos dele que não queria seguir o passo dele, provavelmente no fim dessa luta, Sasuke se esconde na vila do Som, então se o sasuke decidir atacar a vila, ele vai junto, se o sasuke decidir dominar o mundo ele vai junto, é triste saber que um dos vilões mais importantes da série só virou um capacho, mas é o que tem pra janta hoje.

            Como Hashirama morreu

            Sério que tem necessidade de explicar isso também? Acho que explicar como ele lutou na guerra, como ele morreu, quem era os filhos dele é muito forçado, acredito que ele morreu de velhice, não tem porque explicar isso também, se quiser mais saber, tem aqueles guias que algumas vezes o autor lança, talvez ache a resposta lá, mas não há necessidade de botar isso na série, isso é só curiosidade do leitor, ele não tem obrigação de contar isso.

            Zetsu espiral

            Acredito que eles se juntaram com os outros zetsus whatever, foi pro limbo, escafedeu-se, ele diferente do zetsu negro não tinha um objetivo de vida e acredito que se ele inventar que o zetsu espiral era na verdade outra criação da kaguya iria ficar mais forçado que o normal e novamente as pessoas iam chiar…

            Yamato

            Ele não estava sendo controlado depois que foi solto, tenho um quadro onde não sei que capítulo, que um dos ramos cata ele, provavelmente agora ele esta no tsukuyomi infinito, ele estava servindo como “bateria” para o poder do zetsu espiral, tanto que o zetsu fala algo assim..

            Finalmente, parece que você não tem mais utilizadade agora

            e solta o yamato, sugiro dar uma lida nessa parte…

            Boa parte que vi é só curiosidades, e não tem como você responder tudo em qualquer tipo de midia, é impossível, por exemplo, até hoje quero saber o que tinha na mala naquele filme pup fiction, eles nunca responderam, enfim, é impossivel ele responder tudo, alguma coisa vai passar…

          2. lembrando que a história do shinobi teve uma época que foi apagada, e apenas a pedra uchiha tinha as informações de tal época, então isso dar um ar de mistério sobre o que diabos foi Kaguya, então não há necessidade de explicar isso, eu sugiro que apague da sua mente esse fato, tipo, veja o capítulo que naruto e sasuke lutam contra o madara e depois já pula para quando madara cai morto no chão, prefiro tratar kaguya como filler e não parte canonica, porque ela é a pior personagem já criada do mundo 😀

          3. Vamos concordar em discordar por enquanto.
            Eu acho que ainda tem muito a se explicar mas você acredita que não, e não como compara o que tinha na maleta com a falta de explicações que Kishimoto nos deve, como por exemplo se eu crio um mangá e crio questões e mais mistérios o mínimo que tenho de fazer é soculioná-los e dar respostas a eles.
            Acredito que Naruto acabe apenas essa fase ou será expandida em derivados como Fairy Tail vem sendo.

          4. Convenhamos que essas “faltas de explicações” são mais de caráter próprio do que de interesse em geral. Eu não tenho dúvidas quanto o por que da Kaguya existir, o que aconteceu com a vila do som ou como Hashirama morreu.
            Não sei se você entende o que Eu quero dizer mas esse tipo de “mistério” não empobrece a obra ou deixa um buraco enorme na saga. Ou vai dizer que realmente você se importa com o que acontece com o tio do Lamen?

            Se voce chama isso de final com ponta solta é porque você não leu Tokyo Ghoul, ai sim você teria tido um infarto.

          5. sim cara, as vezes tem que ter essas perguntas não respondidas, porque o autor sabe que se tentar responder, vai fugir do foco da história, o povo reclamou quando a kaguya surgiu dizendo que tá enrolando, ou que só tá fazendo a guerra durar mais para ganhar dinheiro, imagina se contasse a história de todos os personagens…

          6. Sempre vai ter gente reclamando de qualquer coisa que o autor fizer. Se a luta da Kaguya tivesse terminado em 2 capitulos teria neguinho dizendo:

            “Nossa, como pode?!? Ela ser a criadora de todo chakra e tudo mais e ter perdido em 2 capitulos!”

            Se fazem o contrario:

            ” Nossa, tão enrolando….”

            É complicado querer agradar o público adolescente e o público adulto com uma obra só.

            Eita povo que gosta de reclamar de tudo por pouco. Se tem luta reclama, se não volta pra cachoeira reclama, se volta reclama, se tem Sasuke reclama, se tem Naruto reclama. O mangá ainda nem terminou e já acham que não dá pra contar tudo. Se estendem mais a obra ai dizem que é enrolação caça niquel.

            O mangá Naruto, até o momento, analisando a estória como um todo, é uma boa obra. A evolução do Naruto criança (pichando o rosto dos kages) até agora, quase uma divindade, como personagem teve uma ótima evolução. Desapeguem um pouco dessa pré nostalgia antes mesmo do fim do mangá e curtam o que pode vir ou não independente do número de capítulos restantes.

            “- Ah mas eu quero saber o que vai acontecer com os outros personagens, vai acabar o ódio, Naruto vai virar Hokage, as vilas vão se unir, etc etc?”

            Esperem pelo filme do The Last e vejam os personagens adultos (Naruto com 1,80 cm e Sakura com 1,65 cm) e que fim levaram. O próprio Kishimoto já havia dito a vários anos atrás que já tinha em mente o final da série e só estava trilhando o caminho até esse final, então não é algo do tipo “resolvi isso semana passada”. Aprendam a usar o “Let It Go no jutsu” ao invés de procurar desculpas pra algo que nem terminou ainda.

          7. sim, e mesmo que a obra acabe, dificilmente o autor se desliga por completo da obra que fez um baita sucesso, até hoje akira toriyama está respondendo perguntas sobre dragon ball que encerrou lá na década de 90, mas realmente, o povo tem que aprender a se desligar a série, eles tem que aprender que uma hora vai acabar, tudo que existe um dia vai acabar…

            imagina quantos malucos vão reclamar quando Oda for encerrar one piece, eles vão querer que conte a história do pai do Gol D Roger para não ver a obra acabar.

          8. mas quando você cria uma obra é impossível você responder todas as perguntas, eu usei o exemplo da maleta porque foi capricho do quentin tarantino ao deixar esse mistério..

            Se contasse de onde veio a kaguya, como morreu hashirama, de onde veio os uzumakis iria fugir muito do foco da história, nós só soubemos sobre a origem dos uzumakis porque naruto perguntou de onde sua mãe veio, se ele não tivesse perguntado era provável que nunca saberiamos de onde surgiu o clã uzumaki por exemplo..

            sobre a morte do hashirama, ele precisa mesmo contar isso? Quer dizer, ele nem sequer contou como o segundo hokage morreu e logo vai ter alguém perguntando como o primeiro tsuchikage fundou a vila, vai acabar fugindo muito da história…

          9. esqueci de dizer uma coisa, desculpa da várias respostas rsrs…

            a maioria que você considera furo é simplesmente curiosidade, como eu disse, o autor ás vezes cria um tipo de guia, acho que lançou dois deles por aqui, esses guias tem até o formulário de missões que os personagens já fizeram, então é provável que ele crie algo sobre hashirama

            E até hoje Akira Toriyama está respondendo coisas sobre dragon ball, o que acho desnecessário, o fato de ter perguntas não respondidas das histórias dá um teor de mistério, aí você me vem e fala quem é a mãe do goku, ou o nome da número 18, sério que precisa disso? Quem se importa em saber se goku teve mãe ou o nome da número 18? Faz tanta falta para história?

            como em naruto, faz tanta falta para história saber como hashirama morreu? Saber de onde veio os uzumakis? Isso vai mudar alguma coisa na história mesmo?

  6. Tenho que admitir que eu já achava que estava na hora de naruto acabar, antes que a série se perdesse de vez, mas pelos fatos apresentados nos últimos 2 capítulos, acabar no 700 parece um fim corrido, se falassem que acabaria no 705 eu ficaria mais aliviado, agora é torcer que não seja um final apressado e que o(s) último(s) capitulo(s) tenham páginas extras para cobrir o que precisa.

  7. o Mangá vai acabar e nunca saberemos a força do verdadeiro Naruto, sem ajuda da Kyuubi, uma pena, queria saber se ele é forte ou não, essa última luta poderia ser Naruto sem kyuubi contra Sasuke, pq aquela mão tipo Dalsin da Kyuubi que o Naruto usa, é fora do normal, muito tosco. Queria ver se iria surgir um ninja mais poderoso que Hashirama, mas acho q nem vai surgir.

  8. Vamos ver como vai ser, existem varios ponto que pode ficar em aberto! A situação da vila, do Orochimaru, depois de tudo o que ele fez o que vai ser dele! A situação das vilas e sua politica do mundo ninja! O que vai acontecer com o Sasuke, sendo ele um criminoso de nivel internacional! O Hokage quem vai ser mesmo? Naruto? Os casais, o filho do Asuma com a Kurenai, o destino de cada um dos times! Não sei como o autor vai se rebolar pra explicar tudo isso ou se vai cogitar explicar, mais estamos ae no aguardo! Haverá realmente a paz como foi profetizado? E minha duvida maxima, o Naruto vai ficar realmente com a Hinata?

    1. se for esses as pontas soltas, não são tanta coisa e você nem sequer falou do filme que parece que vai funcionar como posfácio, então cinco capítulos está ótimo.

  9. Acho que em 05 capitulos da pra terminar numa boa, não ficaram muitas coisas a esclarecer pelo que me lembre, e Naruto e Bleach já deram tudo o que tinham que dar, não são iguais ao One Piece que parece receber um novo fôlego a cada arco que se inicia.

  10. Eu vou sentir extremqmente saudades do naruto…se podesse durar para sempre e continua – se em uma nova versão (classico,shippuden e outro novo)e mais uma coisa(obs:não se coloca – se emocões pessoais em um texto publico,existem muitos fans da sakura)
    Desculpa e bye – bye

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.