Desabafo | A ganância das microtransações está matando Gears of War 4? (Opinião)

Algo ruim está acontecendo com Gears of War 4. Parece bizarro dizer isso logo após ter elogiado alguns dias atrás o evento de natal que o modo online do game estava promovendo, recompensando os jogadores com skins de armas e personagens sem cobrar demais ou sem repetição exagerado do sistema de cartas.

Isso porque há algumas horas a The Coalition revelou que amanhã começa um novo evento, ou mais precisamente, um novo pacote de cartas que irá liberar novas skins de armas e personagens para o modo multiplayer, trazendo os icônicos soldados da UIR (Union of Independent Republics), que lutaram contra a CGO na histórica Guerras do Pêndulo.

Até aí tudo bem. Toda a comunidade do game estava animada, até porque nos dois últimos eventos de cartas do jogo os novos pacotes, disponíveis por tempo limitado, custavam apenas 400cr. Tudo bem, eu abri mais de 15 pacotes no último evento (aniversário de 10 anos da franquia) e não consegui o Gary Carmine e isso me deixou aborrecido. No atual evento de natal, 2 dos 3 personagens consegui e abri aproximadamente 8 ou 9 pacotes. Melhor, não?

Conseguir 400cr no game para não ter que abrir um pacote de cards com dinheiro de verdade é fácil. Dá para conseguir abrir uns dois pacotes por dia, jogando algumas partidas todos os dias (aproximadamente 1 hora). Há fatores e condições que ajudam nisso.

***

A coisa desanda agora, com o evento da UIR prestes a começar amanhã (22/Dez). Sendo por tempo limitado, o novo pacote de cards terá dois tipos de skins para todas as armas do game (é muita arma e muita skin) e trará quatro novos personagens trajando o uniforme dos soldados da organização — a da imagem que abre e a que fecha essa postagem (será uma versão masculina e uma feminina de cada um, daí quatro skins).

Qual o problema? O problema é que desta vez o pacote contendo os novos personagens custará 4.400cr. Ou se você quiser pagar com dinheiro de verdade: 10 dólares! E vejo só que absurdo, dentro do pacote virão 5 cards, conforme explica aqui neste link oficial do anúncio, só que apenas TRÊS cards serão do kit da UIR, os outros dois serão skins normais do game, não exclusivos desse evento. Isso não faz o menor sentido!

E não há garantia de que abrir um pacote que custa 10 dólares te dará um personagem da UIR! O jogador pode simplesmente tirar três skins de armas. Não há sequer a garantia de que após um determinado número de pacotes o jogador terá conseguido tirar um personagem. As skins podem vir repetidas, não há um sistema que previna que o loot de cards não fique se repetindo.

Além de custar um absurdo, ser por tempo limitado e vir apenas 3 cards que não garantem que você tire o que realmente quer, não haverá (ao menos nada foi anunciado ainda) nenhuma playlist especial para a ocasião (como está rolando a de natal) e nem XP em dobro para aqueles que jogarem durante esse período.

A coisa está tão ruim que o fórum oficial, a página no Facebook e a conta no Twitter com o anúncio desse evento estão explodindo de fãs e jogadores de Gears of War mandando mensagens de ódio e revolta aos valores para esse evento. Alegando que as microtransações está acabando o multiplayer do game, que não mais se incentiva e recompensa o apoio da comunidade em manter o multiplayer funcionando. Tudo agora soa como ganância, com microtransações e querendo sugar tudo que o jogador tiver em sua carteira.

Sabe o que isso me lembra? Street Fighter IV quando foi lançado. A Capcom foi massacrada pelos mesmo motivos, pela mesma ganância na geração passada, se recorda disso? As skins e roupas alternativas de Street Fighter IV custavam uma fortuna. A comunidade caiu matando em cima, choveram reclamações, a imagem da empresa ficou negativa por muitos anos e até hoje os jogadores ainda desconfiam da forma como a empresa vende seus DLCs. E cá estamos com Street Fighter V com uma política um pouco diferente do game anterior, sem se cobrar diretamente e exclusivamente por novos lutadores (porém você ainda paga com dinheiro de verdade se quiser).

O que agrava e piora a situação é pelo fato do estúdio ter liberado o evento de natal há uma semana atrás, com um pacote barato de skins e personagens, ter feito toda a comunidade ter gasto seus pontos acumulados e logo em seguida anunciar que o próximo evento e pacote exclusivo já está para começar e vai custar 10x mais do que o atual pacote do evento de natal. Isso é uma total falta de respeito com os jogadores.

E tem mais um detalhe, os jogadores que compraram o Passe de Temporada do game? Não vão receber um mísero pacote UIR sequer. Porque sabe, né, isso não estava inclusivo nos itens que são garantidos dentro do Passe (apenas os mapas para partidas privadas e alguns pacotinhos de lançamento do game).

***

Gears of war precisa de tanto dinheiro assim?

Eu ainda não entendo essa decisão das microtransações tão gananciosas. Quer dizer, a franquia já não está mais nas mãos de um estúdio próprio. A Microsoft é detentora de tudo da marca, o estúdio que ficou encarregado da franquia, a The Coalition, é uma subsidiária da Microsoft Studios. Está tudo dentro da casa, não estão dando dinheiro a empresas e terceiros, exceto os empregados do estúdio (obviamente).

Até mesmo parte do desenvolvimento de Gears of War 4 veio da Epic Games, já que parte do projeto foi desenvolvido lá e a The Coalition já afirmou que utilizou parte destas ideias (caso contrário o game não seria desenvolvido tão rapidamente). Puxa, está sendo tão caro produzir e manter Gears of War?

Tem a questão até mesmo do Passe de Temporada, mencionado mais acima. Venderam no lançamento uma versão de luxo do game, com o tal Season Pass, que basicamente não dá praticamente nada ao jogador hoje em dia. Se deu um pacotinhos de skins no lançamento, e garantiu que todos os mapas do jogo poderiam ser usados em partidas privadas, que nem é tão útil assim para muitos jogadores, já que eles também estão sendo liberados gratuitamente nas modalidades online do multiplayer. Cadê a vantagem? Se nem para dar pacotes digitais de loot de graça em cada evento. Tá dose isso.

Aí tem a questão de estarem querendo transformar Gears of War em uma modalidade profissional de eSports. E que parte de toda essa arrecadação vai para dar suporte ao evento, aos times, a premiação do campeonato em si. Mas que bobagem é essa? Pow, o campeonato tem que se suportar por si próprio, não? Venda de ingresso para os eventos, patrocínio dos times oficias e até mesmo patrocínio ao evento em si. Não são os jogadores do mundo inteiro que apenas querem uma skin nova após subir 30 níveis de experiência que precisam bancar essa conta. Tem algo muito errado nisso.

E tudo isso sem esquecer que a Microsoft e a The Coalition estão vendendo merchandising da franquia lá fora. Camisa, bonés e até action figures. Tem dinheiro entrando de todo o lado. Se faz necessário mesmo esse vampirismo para cima do jogador que apenas queria poder ganhar novas skins de tempos em tempos?

Tudo bem, eu sei que há aqueles que vão dizer que isso é um exagero, que são apenas skins, itens cosméticos e que não são necessários para realmente se usufruir do game. Porém não é bem assim. Quem joga Gears of War desde a geração passada entende isso. Não faço questão de skins de armas, mas acho uma puta sacanagem, por exemplo, já ter mais de 50 horas de jogo e não poder até hoje jogar com o Cole ou o Baird no multiplayer simplesmente porque estes benditos personagens não sai pelo sistema de loot de cards do game.

Fora que é mega chato entrar em partidas online e as vezes encontrar um time inteiro usando basicamente os mesmo 4 personagens base do jogo. Por que? Porque os demais estão presos dentro desse sistema de loot ingrato. Quebra a imersão, o impacto do mundinho que sempre foi o universo do game.

***

4.400cr

Enfim, só para encerrar, talvez seja interessante contabilizar o quão demorado pode ser juntar 4.400cr no multiplayer de Gears of War 4. Claro que somando condições, muitas vezes se consegue mais rapidamente alguns créditos, mas tome que nada disso vem sem horas e horas diárias apenas farmando criando expectativas para no fim abrir uma caixa de loot que não garante que você vai ficar feliz penas 3 ou 4 últimas horas que ficou acumulando créditos… vamos lá:

No caso do Modo Horda até hoje não entendo como funciona os ganhos de créditos, mas pra mim é o modo que mais toma tempo do jogador e que menos recompensa. No último final de semana fiz as 50 ondas de Horda no modo casual e não cheguei a ganhar 500cr ao final da modalidade. E olha que isso me tomou boa parte de um domingo à tarde (3 horas no mínimo).

Enfim… estou preocupado e chateado com toda essa ganância que assola Gears of War 4.

Sair da versão mobile