Secret of Mana, de 1993, retorna com novos gráficos em 2018

A Square Enix acaba de revelar que está trabalhando em uma espécie de remake de Secret of Mana, que deve ser lançado em fevereiro de 2018 para as plataformas PlayStation 4 e PC (via Steam). O game terá novos gráficos, com uma ambientação mais 3D, além de toda a parte de som refeita.

O título é um clássico do catálogo da Square, um dos mais importantes títulos da franquia Mana provavelmente, ainda que tecnicamente este seja o segundo game da franquia. Isso ocorre porque no Japão essa série é conhecida como Seiken Densetsu e por lá Secret of Mana é o segundo game da franquia. O primeiro Seiken Densetsu foi lançado no ocidente como Final Fantasy Adventure.

Porém a franquia Mana começa a ter um formato próprio a partir de Secret of Mana, tornando mais crível a divisão entre esta e a franquia de Final Fantasy que na época também estava em expansão para uma franquia solo. Tanto que em 2003 a Square Enix fez um remake do primeiro Seiken Densetsu e passou a chamá-lo de Sword of Mana. E esse remake foi lançado e continua até hoje exclusivo para a plataforma do Game Boy Advanced.

Sinceramente não tenho muitas memórias de Secret of Mana. Provavelmente o conheci e o joguei nos meus tempos de Super Nintendo, mas a verdade é que nessa época era muito pirralho, ainda aprendendo inglês, e jogava muitos RPGs sem compreender nada da história e por conta disso muitos nem sequer me marcaram. Pra mim a coisa mudou um pouco depois de Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars. Aí foi o ponto em que comecei a me interessar mais em querer entender as histórias desse gênero de jogos de videogame.

Ao longo dos anos a Square Enix produziu e lançou diversos games da série Mana, mas nunca com a pomba e dedicação que Final Fantasy sempre teve. Boa parte dos títulos da franquia acabaram saindo em portáteis e os mais recentes em versões mobiles. Desde o PlayStation 2 que a franquia não recebe um game para um console doméstico. Para dar uma olhada na lista de jogos da franquia, dê um pulo lá no Wikipédia.

Quanto a esta nova versão de Secret of Mana, ainda vou digerir apropriadamente essa notícia. Sempre ficou meio chateado quando um estúdio pega um game da época de ouros dos videogames e resolve refaze-lo com gráficos modernos mas opta pela direção de arma com essa modelagem 3D básica. Será que não caberia um estilo menos padronizado? Acho que o impacto seria muito maior se fosse esse o caso. De toda forma, é um salto visual certamente.

Pena que mais uma vez, a plataforma do Xbox One é ignorada em se tratando de um RPG oriental. Se já está saindo no PC e PlayStation 4, e virá para o ocidente, não faz sentido não lançar nas principais plataformas. Culpo a Microsoft por não dar um puxão de orelha na divisão Japão da Square Enix. Isso para não dizer que nesse caso em específico até o Nintendo Switch deveria receber o título, afinal trata-se de um clássico do Super Nintendo, poxa!

Para quem fizer a pré-venda do game irá receber algumas roupinhas extras para os personagens no game.

A arte original do game continua linda até os dias de hoje. Não foi sequer necessário refazer a arte. O destaque da árvore gigante é parte importante da trama já que deve-se tratar da “Mana Tree”, uma espécie de árvore ancestral que é responsável pela energia de Mana/Vida do mundo do game e que os heróis do game devem partir em uma jornada para ela.

 

Sair da versão mobile