Secret of Mana, de 1993, retorna com novos gráficos em 2018

A Square Enix acaba de revelar que está trabalhando em uma espécie de remake de Secret of Mana, que deve ser lançado em fevereiro de 2018 para as plataformas PlayStation 4 e PC (via Steam). O game terá novos gráficos, com uma ambientação mais 3D, além de toda a parte de som refeita.

O título é um clássico do catálogo da Square, um dos mais importantes títulos da franquia Mana provavelmente, ainda que tecnicamente este seja o segundo game da franquia. Isso ocorre porque no Japão essa série é conhecida como Seiken Densetsu e por lá Secret of Mana é o segundo game da franquia. O primeiro Seiken Densetsu foi lançado no ocidente como Final Fantasy Adventure.

Porém a franquia Mana começa a ter um formato próprio a partir de Secret of Mana, tornando mais crível a divisão entre esta e a franquia de Final Fantasy que na época também estava em expansão para uma franquia solo. Tanto que em 2003 a Square Enix fez um remake do primeiro Seiken Densetsu e passou a chamá-lo de Sword of Mana. E esse remake foi lançado e continua até hoje exclusivo para a plataforma do Game Boy Advanced.

Sinceramente não tenho muitas memórias de Secret of Mana. Provavelmente o conheci e o joguei nos meus tempos de Super Nintendo, mas a verdade é que nessa época era muito pirralho, ainda aprendendo inglês, e jogava muitos RPGs sem compreender nada da história e por conta disso muitos nem sequer me marcaram. Pra mim a coisa mudou um pouco depois de Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars. Aí foi o ponto em que comecei a me interessar mais em querer entender as histórias desse gênero de jogos de videogame.

Ao longo dos anos a Square Enix produziu e lançou diversos games da série Mana, mas nunca com a pomba e dedicação que Final Fantasy sempre teve. Boa parte dos títulos da franquia acabaram saindo em portáteis e os mais recentes em versões mobiles. Desde o PlayStation 2 que a franquia não recebe um game para um console doméstico. Para dar uma olhada na lista de jogos da franquia, dê um pulo lá no Wikipédia.

Quanto a esta nova versão de Secret of Mana, ainda vou digerir apropriadamente essa notícia. Sempre ficou meio chateado quando um estúdio pega um game da época de ouros dos videogames e resolve refaze-lo com gráficos modernos mas opta pela direção de arma com essa modelagem 3D básica. Será que não caberia um estilo menos padronizado? Acho que o impacto seria muito maior se fosse esse o caso. De toda forma, é um salto visual certamente.

Pena que mais uma vez, a plataforma do Xbox One é ignorada em se tratando de um RPG oriental. Se já está saindo no PC e PlayStation 4, e virá para o ocidente, não faz sentido não lançar nas principais plataformas. Culpo a Microsoft por não dar um puxão de orelha na divisão Japão da Square Enix. Isso para não dizer que nesse caso em específico até o Nintendo Switch deveria receber o título, afinal trata-se de um clássico do Super Nintendo, poxa!

Para quem fizer a pré-venda do game irá receber algumas roupinhas extras para os personagens no game.

A arte original do game continua linda até os dias de hoje. Não foi sequer necessário refazer a arte. O destaque da árvore gigante é parte importante da trama já que deve-se tratar da “Mana Tree”, uma espécie de árvore ancestral que é responsável pela energia de Mana/Vida do mundo do game e que os heróis do game devem partir em uma jornada para ela.

 

Isso também pode lhe interessar

Um Comentário

  1. Como alguém que jogou tanto do Snes quanto do Android, se vier com estes graficos, espero mais caprichado em se tratando para PS4 e PC, comprarei com certeza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.