Bastidores: Queremos a sua opinião sobre o novo sistema de comentários do Portallos! [Importante]

Update: Como boa parte dos leitores gostaram das vantagens da nova ferramenta, vamos continuar com o disqus até algo mais legal ainda surgir. Este post ficará agora no ar para servir de tira-dúvidas do plugin. Para o pessoal testar seus logins e tirar dúvidas pertinentes ao assunto. Mas antes de sair perguntando, recomendo a leitura do texto abaixo. 😉

Comentei no post de bastidores de ontem, sobre os novos plugins, que estávamos pesquisando e testando a possibilidade um novo sistema de comentários. Mais moderno, mais interativo, mais versátil. Hoje, aproveitando o feriado, o Dadah conseguiu instalar um que havia encontrado a semana passada em muitos blogs internacionais e achei atraente, o Disqus. Porém, depois de um dia inteiro mexendo nele, vendo a extensão dos prós e contras, a equipe ainda não se decidiu se é o sistema certo para a gente. Grande parte porque um sistema bacana de comentários não deve ser atraente apenas para nós da equipe, mas deve agradar ainda mais os leitores, que são os que utilizam tal ferramenta. Por isso é importante que você deixe a sua opinião sobre o Disqus aqui neste post. Se não for do agrado geral do pessoal, ele será excluído e até encontrarmos um outro substitudo, o sistema antigo do wordpress irá retornar.

Vou dar uma repassada geral sobre algumas utilidados do Disqus, para que vocês possam também avaliar os aspectos negativos e os positivos.

Bem, antes de mais nada, não, ele não precisa de um registro. Dá para comentar como convidado, como o antigo sistema também permitia. Porém, nada de avatar e seu comentário não será contabilizado nos Top Comentadores do blog, apenas usários registrados no Disqus entram nessa ferramenta. Para quem quiser fazer o registro, ele é até bem simples, eu fiz porque e não levou nem 1 minuto. Ao comentar pela primeira vez no sistema, ele pergunta se quer fazer o comentário como convidado ou se quer logar numa conta do Twitter, OpenID, Facebook ou do Disqus para comentar, dá para se logar em todas estas opções, e ele pega o avatar da respectiva conta, ou seja se você logar com sua conta no Facebbok, vai ser a sua foto de apresentação de lá, se for a do Twitter, vai ser o avatar que você usa lá.

Quem já usa um Gravatar, puxamos do sistema anterior, por isso não houve alteração, mas talvez seja necessario mais para frente uma conta no Disqus, pois quando eu me desloguei do blog, só consegui retornar para o meu Gravatar, quando fiz o registro no Disqus. Quem optar por se registrar lá, terá uma pilha de opções bacana, você consegue gerenciar seus comentários (dá para ver todos os locais e o que você comentou por aí, é bem legal). Dá para ser notificado de comentários de sites que vocês participe. Tudo numa única tela. E pra mim, não pediu para confirmar o e-mail, apesar de eu ter usado um de verdade (tenho um só para registros na internet), se tivesse usado um falso, não teria problema, pelo menos inicialmente (talvez depois de alguns meses de uso, peça para autenticar, não sei, só esperando mesmo pra saber), mas existe a opção de mudar o endereço desejado.

Lembrando que pelo sistema antigo, também era necessário escrever um e-mail antes de comentar, muitos usam e-mails falsos, eu sei, mas pelo visto o Disqus também não esquenta a cabeça com isso. Então eu recomendo que se registrem no Disqus para total acesso aos recursos dessa ferramenta. Dá para fazer pela caixa de comentários aqui do blog mesmo, não precisa nem ir lá no site dos caras.

O sistema de comentários continua com a opção de responder diretamente determinado comentário, como já era possível antes, só que agora, você pode positivar comentários que você gostou, é uma opção interessante, pois demontra que seu comentário está sendo lido por outras pessoas e as mesmas estão gostando, bem útil no Conversa de Mangá onde alguns leitores escrevem textos tão grandes quanto o post principal.

Uma opção que não havia no sistema anterior é de ordenar os comentários a seu gosto. Quer que apareça os comentários mais novos antes dos mais velhos? Quer ordenar pelo mais pontuados (por isso é importante positivar uma opinião que você curta), ou dá para deixar do jeito clássico, pela ordem de postagem entre os mais velhos descendo para os mais novos. Isso é livre para cada um escolher.

O carregamento da página também é bem mais rápida, carregando apenas o seu comentário e não a página inteira. No sistema antigo, o carregamento era bem mais lento. Deveria ser ruim para quem tem internet baixa, já quem usa banda larga nem deve ter reparado nisso.

Outra novidade interessante é que se você clicar no avatarzinho de um leitor, poderá ter acesso a todo o histórico de comentários dele aqui no blog. Isso é interessante para fortalecer um senso de comunidade, posso citar leitores como Simiano, Renato, Reis, que comentam por aqui quase todo dia, e eles tem opiniões e observações sempre interessantes. Então se você clicar no avatar deles, poderá ver o que eles andaram comentando, um bom recuros para quem não consegue ficar online toda hora lendo de tudo.

Ah, o registro no Disqus é feito uma única vez, ou seja, feito isso, você não vai ficar precisando logar toda hora nele, sempre que ligar o PC ou a internet. Você vai entrar no Portallos e a caixa de comentário vai estar ali, pronta para ser usada, com o seu avatar aparecendo, quantas vezes você comentou e quandos comentários positivados já recebeu (outra coisa maneira de se ver).

Nem tudo ainda no Disqus que instalamos hoje está em português, é um sistema grande e complexo, então o Dadah precisa de mais alguns dias para ir traduzindo tudo que é necessário. É um trabalho bem chato e cansativo, pois é feito manualmente dentro do sistema. Mas se o Disqus vingar, tudo será 100% traduzido.

Agora algumas das desvantagens aparente que encontramos. A maior que dói no meu coração escrever é que os Emoticons que instalamos ontem para usar nos comentários, não tem suporte na ferramenta. Eu já dei um enorme “ahhhhh” e xinguei mentalmente os desenvolvedores. Pesquisei no Google sobre o assunto e encontrei dezenas de blogs e sites que já entraram em contato com os desenvolvedores pedindo isso e até agora nada, alguns destes pedidos estão datados de 2 anos para trás, ainda que também tenha encontrado depoimentos dos desenvolvedores dizendo que os Emoticons devem entrar em futuras atualizações do aplicativo, mas vai saber quando isso acontecerá. Estou acompanhando o blog deles (link) e realmente se for ver, muitas das ferramentas atuais do Disqus e o formato dele atualmente é bem recente, então não perdi totalmente as esperanças que de isso entre mais para frente. O Dadah também ficou de ver se consegue burlar essa limitação do sistema deles e inserir os Emoticons, mas as chances de sucesso são mínimas na minha opinião, tanto é que eu olhei quase 100 blogs nacionais e internacionais que usam Disqus hoje à tarde e nenhum deles tinha emoticons nos comentários. Isso pra mim é um dos grandes pontos negativos do sistema. Não que seja também o fim do mundo, acho que nessa fase de teste dá pra ver como é ficar sem emoticon, talvez seja só uma questão de se acostumar.

Outra desvantagem aparente é que a barra de comentários ali na lateral do blog é bem mais feia do que a anterior. Rá! Mas isso estamos pensando em como arrumar ou substituir por alguma que funcione com o Disqus, já vi umas bem bonitonas viajando pelos sites que usam, mas ainda preciso pesquisar e encontrar a configuração certa. Por ora, como quebra galho, a que está atualmente ali serve como quebra galho.

Bem pessoal, é mais ou menos isso. Disqus é uma ferramenta muito interessante. Moderna, integrada com redes sociais, de fácil manuseio e que tem muitas vantagens que o antigo sistema que usávamos não possuia, o que vocês acham? Estamos querendo ficar com ela por alguns dias, para ver se todos se acostumam. Quem curtiu e quem não curtiu, por favor se expressem, pois depende de vocês se o Disqus ficará ou sairá do blog. Usem, testem, quem tiver duvidas pergunte aqui.

Vamos lá galera! Opinem por favor!

Obs: Antes que alguém me fale do Intense Debate, já vou adiantar e dizer que não gosto desse sistema que alguns blogs brasileiros usam. Acho ele pesado pra carregar, o sistema de pontuação é meio bobo, o visual e estilo dele também não me agrada. Nada contra quem usa, alias, ele é bem mais moderno e interessante do que o sistema básico que usávamos, mas realmente não gostaria de ter ele aqui no blog. Se o Disqus não agradar geral, voltaremos no sistema antigo e procuraremos um outro plugin, mas aí ele só será testado mais para o final do ano.

Sair da versão mobile