Bastidores: Blog ganha novas ferramentas interativas! Saiba em detalhes aqui!

Finalmente! Para ser sincero, as novas ferramentas não são aquelas que vão mudar a forma de ver o mundo, mas estou a tanto, mas tanto tempo com elas guardadas para serem instaladas no blog assim que tivesse uma folguinha, que é inevitável ficar alegre por ter conseguido um tempinho nesse final de semana extendido pelo feriado de amanhã. Para que você ter uma idéia, alguns dos plugins instalados no blog esta madrugada, já estavam testados e prontos para entrarem no ar deste maio passado, mas tanta coisa andou acontecendo por aqui (reforma do Papo de Série, a criação do Mesa dos Quadrinhos, a cobertura da E3, o Recrutamento 2010 e depois o período de experiência dos recrutas) que somente neste final de semana, eu e o Dadah conseguimos reservar um tempo para tal. Alias, o Dadah fez praticamente 90% do serviço, já que ele é bem mais sábio do que eu nisso. Eu mesmo apenas tive o trabalho de pesquisar os plugins pela internet, selecionar os que se encaixavam melhor no nosso perfil e testá-los previamente, antes do Dadah ativar e configurar corretamente os mesmo aqui no blog. Então agradecimentos ao Dadah pelo esforço!

Hum, introdução meio longa. Bem, então não vou enrolar mais, depois do continue, os plugins em maiores detalhes para que todos nossos leitores fiquem por dentro das novidades e possam usá-los sem maiores dúvidas. Algumas coisas são mais úteis que as outras, mas todas são legais! E mais ainda virão até o final deste ano! 😉

1. Smiles nos Comentários! [Update Importante Abaixo]

Update: Este post e esta novidade (apenas esta) foi anunciada antes de instalarmos o Plugin Disqus no Portallos. Saiba mais detalhes aqui. Infelizmente por conta disso, os Smiles (Emoticons) foram suspensos até descobrirmos como fazermos eles serem compatíveis com o novo sistema de comentários. Mas nossa meta é que eles retornem assim que possível.

Acredito que esta ferramenta seja uma das mais bacanas para quem gosta de comentar no blog, principalmente no Conversa de Mangá. Agora, acima da caixa de comentários (veja imagem), é possível ver e escolher algumas opções de smiles, estas carinhas de reações, que é muito útil para conversar pela internet. Sim, o blog já aceitava smiles antes, mas era preciso escrevê-los em códigos e nem todo mundo sabe de cabeça todos os códigos para todos os smiles.

Não gostamos muito de usá-los em posts, pois adotamos um padrão de texto mais formal (dadas certas liberdades e flexibilidades), mas é legal usá-los em comentários, onde as vezes você escreve pouco, mas com um smile é possível dar a idéia certa do sentimento que você quer passar. Também que estes smiles são os mais comuns que existem, que tem algumas séries mais bacanas e bonitas, mas para começar, estes servem. Mais para frente irei trocar por uns mais bonitões.

A idéia é deixar a experiência de comentar no Portallos, mais divertida e dinâmica. Espero que curtam isso. Mais para frente pretendo procurar ferramentas que facilitem ao leitores postarem vídeos, imagens entre outras coisas nos comentários, sem ter que ficar recorrendo a códigos em HTML, talvez até mesmo o sistema de comentários mude futuramente, mas isso a gente discute numa ocasiao mais oportuna.

2. Recados rápidos na lateral do blog!

Esta é uma ferramenta que estava pensando em sua praticidade faz alguns meses. Não são todos nossos leitores que seguem o Twitter do Portallos, e lá é uma ótima ferramenta para dar recados. Quando vai sair um Conversa de Mangá, qual matéria devo fazer primeiro, contar sobre bastidores do blog ou até mesmo comentar sobre notícias que acabam não virando um post no blog. Até conversar com alguns leitores rola por lá quando tenho uma folguinha pra ficar no twitter. Já tive muitas idéias de posts e até mesmo opiniões importantes de leitores que lá que me ajudaram a escrever sobre algo contraditório. Mas novamente, nem todo mundo acompanha o twitter e as vezes, vocês acabam perdendo esse extra do blog.

Pensando nisso, achei esta ferramenta, do próprio Twitter, que permite se criar esse gadget onde fica visível na página principal do blog, meus últimos comentários no twitter. Pronto, agora sempre que eu tiver que escrever alguma coisa por lá, vocês poderão ler na página principal do blog. Ontem mesmo, avisei por lá que hoje seria feito este post comentando as novidades. Bacana e útil, não acham?

Também pretendo dar mais atenção ao twitter do blog por conta disso. Recomendando links úteis e infos pequenas que acabam não indo para o Portallos no dia, e continuar comentando sobre bastidores daqui. Só um detalhe, por ser uma ferramenta direto do Twitter, acho que não é possível traduzir a frase “join the conversation” para nosso idioma, então ela acabou ficando em inglês até segunda ordem, mas acho que isso não chega a ser um grande problema.

3. Integração com Redes Sociais pela internet!

A princípio estes novos plugins podem parecer meio inúteis para quem já acompanha o blog, mas hoje em dia acho eles de extrema importância pois ajudam na divulgação e na facilidade em recomendar matérias feitas aqui no Portallos. Também servem para que os leitores do blog se conheçam e reunam caso desegem (já explico mais sobre isso). Foram instalado três ferramentas: Uma do Facebook (“curtir” acima), uma para o Twitter (o balãozinho cinza com o “retweet” verde escrito) e uma mais abrangente envolvendo outras redes sociais (que se chama Sexybookmarks – esse compridão da imagem acima).

Começando pelo mais simples, o Sexybookmarks, permite mandar posts e matérias para várias redes sociais na internet, como twitter, facebook e orkut, assim como envia os links para contas de e-mail e feeds etc. Na verdade é um plugin poderoso e abrangente, existem dezenas de opções de escolha. Optei por deixar apenas 16 ativas, mas caso você esteja acostumado com outro tipo de compartilhamento que essa ferramente usa por aí, basta me dizer que eu ativo na lista de opções que existe nela.

O “curtir” do Facebook também é interessante, pois permite que a gente avalie os posts que nossos leitores curtiram, por assim dizer. Se você realmente achou bacana o post, basta selecionar o botão e pronto. O interessante é que ele registra a sua conta no Facebook (precisa ter uma conta lá pra ele funcionar), então por exemplo, é possível que vocês vejam todos que curtiram uma matéria específica do Portallos e conhece-los pelo Facebook. Útil para quem curte fazer amigos online. Por exemplo, no Conversa de Mangá, eu sempre vejo leitores que conversam um com o outro como se fosse amigos mesmo, como se conhecessem a tempos, agora pelo menos, com esse botão, vocês podem se encontrar numa rede social bem mais abrangente do que o Portallos. Alias o Facebook ainda está ganhando fama aqui no Brasil, mas ele parece bem mais interessante e organizado do que o Orkut, por exemplo, apesar de que admito que o Orkut ainda tem certas vantagens que o Facebook ainda não possui.

Já o botão Retweet faz exatamente o que o nome diz, ele manda com simplicidade, rapidez e eficiência, o link e o titulo do post para o sua conta twitter, criando automaticamente um link curto para não ocupar muitos caracteres. Também vai ser interessante para nós, da equipe, vermos ver quais as matérias que mais são recomendadas pelos nossos leitores nessa ferramente da internet.

Preciso dizer que tanto o botão curtir quanto o retweet serão remanejados nos próximos dias para uma localização melhor nos posts. Enquanto escrevo esta matéria, ambos estão localizados lá embaixo do post, escondidos da página principal. A idéia é coloca-los acima do post, visivel até mesmo na página principal, como um cabeçalho em cada post, mas para isso vamos deixar o retweet mais compacto, pois ele é meio grandinho nessa forma atual e assim fica meio feio, só por isso eles ainda estão escondidos. Estaremos mexendo neles nos próximos dias. Quanto ao sexybookmarks, ele só vai aparecer mesmo quando você entrar no link do post. É desnecessário que ele fique aparecendo na página principal, além de ficar feio assim.

Para concluir, nossa meta com eles é realmente promover a integração entre os leitores e facilitar que vocês possam mandar aos seus amigos e conhecidos matérias e links que encontrarem aqui no blog, de forma rápida e prática, com um simples clique, seja no orkut, e-mail, twitter, facebook etc. Também é uma forma de avaliarmos os posts que vocês mais curtem para que possamos nos focar mais mais matérias do gênero no futuro. Em breve também teremos um plugin que permitirá a avaliação de cada post, mas ainda não achei um que me agradasse, então ficou para a segunda leva de novidades.

4. Tradutor automático!

Esta ferramenta não será muito útil para a maioria de nossos leitores, já que grande parte sabe ler português, mas sabem que já peguei leitores online no blog lendo matérias nossas traduzidas em outro idioma? É verdade. Então decidimos auxiliar isso. O tradutor fica lá no finzinho do menu lateral, tem várias linguas e aparentemente funciona com uma boa precisão (testei em inglês), tirando as limitações que estes tradutores automáticos possuem mesmo.

Alias já notou esse botão que também fica lá no final do menu lateral (imagem à direita)? Ela serve para mostrar quantos leitores estão online no blog em tempo real. É um plugin muito eficiente e divertido, pois sempre que sai um Conversa de Mangá, o número pipoca lá pra cima! Se você clicar nele, poderá ver quais são os posts que nossos leitores estão lendo no exato momento, tem um quadro de estatísticas onde você pode ver a média de leitores dos últimos dias, os horários de maior movimento e um das coisas que mais curto é o mapa mundi onde é mostrado de que parte do planeta as pessoas estão acessando o Portallos, olhem só este print que tirei para escrever este post:

Note que o Brasil continua, óbviamente, sendo o foco de acessos do blog, mas pelo mapinha dá para ver que outros lugares do mundo também visitam o Portallos. Claro que a maior parte são de brasileiros, mas nunca podemos descartar a idéia de que tenham estrangeiros que curtam a gente, por isso reforço a idéia do tradutor automático. Alias, acho que existe um bom número de leitores que até comentam no blog que são de Portugal, só analisando certas variações na forma da escrita, sem esquecer que temos um membro da equipe atual, o Rafael Araphawake, que vive em Portugal. Então é legal dar esse acesso internacional ao blog, mesmo que seja um plugin de tradução automática.

[poll id=”2″]

5. Sistema de Enquetes!

Putz, o sistema de enquetes estavam em mais planos para o blog desde o ano passado! Mas nunca havia encontrado tempo para estudar, testar e implementar. Fico muito feliz de estar apresentando ela aqui. Milhares de blogs e sites pela internet usam esse sistema para colher opiniões de seus leitores e nesse ponto estamos bem atrasados. Bem, agora não mais. Ainda vou repassar algumas regras de utilização da mesma para equipe, quais tipos de posts podem ter, quais são desnecessários etc. O caso é que muitos leitores as vezes tem preguiça, não possuem tempo ou apenas não tem muito o que dizer via comentários, e tem certos caso que basta uma enquete para colher a informação desejada. Então é idéia é deixar prático a opção de ver a opinião sobre determinados assuntos. Afinal, votar numa enquete não demora nem dois segundos.

Outro fator importante do sistema de enquente é que ela vai me ajudar a melhorar o Portallos para 2011! Como? Em breve irei criar aqui o Censo Portallos 2010, onde pretendo criar uma série de perguntas via enquete para que vocês possam responder com facilidade e praticidade. O objetivo disso é descobrir um pouco mais sobre o nosso público, faixa etária, quais os assuntos que vocês mais curtem, quais assuntos gostariam que fossem acrescentados a gama de temas do blog, no que precisamos melhorar, de onde vem a maior parte dos nossos leitores, a escolaridade etc. São informações importantes que vão nos ajudar a melhorar e moldar a qualidade do blog para 2011. Então será importante a participação de todos, ainda mais se for do interesse de vocês um Portallos maior e melhor. 😉

Falando em enquetes, todo mundo já deu uma força para o Portallos na enquete da EGW? Saiba mais sobre isso aqui. Votem lá, é importante esse tipo de divulgação para nós crescermos frente à blogosfera.

Por fim, não só os posts poderão ter enquetes agora, mas até o menu lateral do blog pode vir a ter uma enquete interativa semanal, que pode acabar virando um post dependendo do resultado. Então altas idéias estão por vir com esse sistema agora implementado ao blog. Um último detalhe, o sistema aparententemente está inteirinho para o português (graças ao Dadah que fez isso manualmente), mas caso vocês achem algo ainda não traduzido ou com alguma tradução estranho, não deixem de nos informar.

Finalizando…

Pessoal, por hoje é só. Agradeço a todo mundo que teve a coragem de ler todo o texto até aqui. Sei que sou muito tagarela quando se trata de posts de bastidores, mas gosto de compartilhar com vocês este momento “íntimo” do Portallos. Podem aguardar que temos sim outras ferramentas e plugins sendo testadas e estudadas para implementar ao blog, assim como as devidas reformas em nosso layout. Ah, essa semana ainda teremos a reforma da página da Equipe, onde serão finalmente incluído os dados dos novos recrutas do blog, algo que já devia ter sido feito, mas novamente, me faltou tempo.

Espero que vocês possam comentar sobre as novidades, quem tiver alguma sugestão de plugin que vocês veem em outros sites pela internet e que acham que ficaria legal aqui, podem deixar nos comentários, ou mandar um e-mail pela nossa página de contato, que prometo estudar e pensar na possibilidade.

E aguardem mais novidades em breve! o/

Isso também pode lhe interessar

11 Comentários

  1. Engraçado, ontem apareceu a tela dos cometarios igualzinha que ta no posta, mas agora ta completamente diferente, inclusive não tem os Smiles, alguém pode me dizer o que aconteceu ?

      1. estamos testando um novo sistema de comentários, ainda não está tudo rodando certinho, tem alguns problemas e bugs, eu e o dadah estamos olhando isso neste momento. 😉

        LeoReaper7, o seu avatar está aparecendo aqui pra mim.

        1. e que agora eu loguei com minha conta do Twiter não com aquela do gravatar que eu usava(Nem sei como logar com ela).

          Então ta blz só resta esperar, mas o blog ta ficando show, parabéns pelo trabalho

  2. Nuss, o Potallos finalmente entrou na onda da interatividade. Agora um comentário que eu faço aqui vai parar numa rede social lá no quinto dos infernos. Tanto faz eu não uso nada disso mesmo, huahsuahsua. Bom para quem gosta de divulgar para o diabo a quatro tudo que faz.
    Mas finalmente estou pegando o jeito desse o novo sistema de comentários. Já consegui criar meu perfil desse tal “Disqus” (a vantagem desse Disqus sobre o sistema anterior é só a interatividade?) e não tem muito mistério não, só ainda não descobri para que servem todos esses botões e links.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Dê uma ajuda ao site simplesmente desabilitando seu Adblock para nosso endereço.