Nas Bancas: Clássicos da Literatura Disney 35 e 36! Antes tarde do que nunca, certo? [+Paperinik Cult 70]

Pois atrasou, me deu um certo medo (trauma de colecionador que viu publicações Disney sendo canceladas por anos), mas finalmente chegaram no começo desta semana, mais dois volumes de Clássicos da Literatura Disney. A coleção entra na sua reta final mesmo, faltando agora apenas 4 volumes para ser concluida (Veja as capas aqui). Finzinho de coleção, os volumes seguem a mesma temática da coleção espanhola e com isso, alguns temas passam mais a ser históricos do que literários. Não é culpa apenas do Brasil, lá na Espanha também saiu assim. E pra mim, que sofro com a falta de espaço nas edições mensais pequenas demais para histórias longas, ter esta coleção ainda nas bancas com mais material inédito, já é um alívio, sendo histórias literárias ou não.

Mas aqui cabe um elogio. Tais volumes com estas capas na Espanha trazem uma salada de frutas dentro das edições, com histórias nada a ver com a proposta de capa. Já as edições nacionais vieram com tal problema consertado. Se o volume é Egito, as histórias focam neste tema, o mesmo vale para a A Conquista da América, com mais histórias de “Era Uma Vez na América…“, focando realmente na história americana dos Estados Unidos. Gostei deste cuidado da Abril com a seleção dos volumes portanto.

Sem muita enrolação, segue o conteúdo de cada um e as devidas fotos:

Volume 35 – Segredos do Egito:

[nggallery id=437].

Comentários rápidos: Paolo Mottura marcando presença na coleção! A história Garagem do Faraó com impressionantes 71 páginas é um belo achado para Abril para ser publicada por aqui. E por último, a história do Zé Carioca que vem neste volume é o que muitos colecionadores chamam de “Zé Fraude”, ou seja, uma história do tempo que a Abril não tinha estrutura para criar suas próprias histórias e por isso chupinhava historias americanas com outros personagens Disney e a refaziam com o papagaio brasileiro. Isso não é segredo alias, no próprio volume isso é explicado. Apenas me pergunto porque optaram pelo Zé Fraude e não a história original com o Donald. Vejam:

Volume 36 – A Conquista da América

[nggallery id=438].

Comentários rápidos: OK, mais quatro histórias da série Era uma Vez na América, mesmo que a Abril esteja retirando os logos da série na coleção. Todas já sairam por aqui nos anos 90 e ganham sua primeira republicação desde então. Todas apropriadas para o volume e três com os belíssimos desenhos do Massimo De Vita. Agora restam 4 histórias inéditas desta série para vir ao Brasil, segundo um e-mail que troquei com o Paulo Maffia esta semana, ele me disse que existe a intenção de trazer estas histórias futuramente, mas ainda não sabe como ou em que revista. Só a intenção já basta pra mim no momento. A última história, que conta a origem do Jeans na América tem duas personagens que nunca apareceram no Brasil (eu acho):  Tiny e Lily, duas sobrinhas da Minnie na qual nunca ouvi falar. Felizmente isso não é um problema na história, já que elas fazem apenas o papel de figuração mesmo.

Um bônus para o post: Quem curte dar uma olhada no que está saindo lá fora, depois do continue tem uma galeria de fotos da revista Italia Paperinik Cult 70 (edição de Fevereiro). Falei desta revista neste link no blog, e recebi a segunda edição da minha assinatura internacional no final de fevereiro e ainda não tinha tido a oportunidade de mostrar por aqui. Uma edição muito bacana, com Superpato interagindo com o Gastão, Tio Patinhas, Escoteiros-Mirins e mais histórias brasileiras saindo lá na Italia. As fotos de propagandas também são bacanas, pois mostram o que anda saindo no país da bota. 🙂

[nggallery id=439].

Obs: Lá no forum Projeto Inducks, tem um tópico oficial da revista, com links das histórias para o Inducks e outras informações e a possibilidade de um espaço próprio para debates e comentários sobre a revista (clique aqui). Clássicos da Literatura Disney também possui a mesma coisa (neste link).

Sair da versão mobile